Certidão criminal da Holanda (Espaço Schengen) não precisa apostilar?

Olá pessoal, boa Noite!


Recebi minha certidão criminal da Holanda, um advogado comentou comigo por a Holanda fazer parte do Espaço Schengen não é preciso apostilar apenas traduzir, isto me pouparia muito porque só falta dessa confirmação pra eu enviar e dar entrada no meu processo de nacionalidade!


Alguém saber se esta informação é verídica? Desde já agradeço!

Comentários

  • @leonardolmdias oi Leonardo, tudo bem?

    Você chegou a descobrir pq quero fazer a minha nacionalidade e já requeri o VOG, mas preciso saber se posso só traduzir e enviar.


    Muito obrigado, se tiver pela ainda vamos conversando.


    Abraços

  • @Guilherme Felipe Reis ,

    A Holanda não faz parte da convenção de Haia, então não dá para apostilar. Mas deve haver um orgão responsável por legalizar o documento. Procure o consulado Português e pergunte se eles aceitam assim e também pergunte se é necessário a tradução, pois me parece que já vem uma tradução em inglês no final, e neste caso a tradução juramentada é dispensada para países da UE. Mas cheque esta informação junto ao consulado ou através de email na conservatória em Portugal. Se conseguir a resposta, por favor, poste aqui.

  • @texaslady @Guilherme Felipe Reis

    A Holanda faz parte sim da convenção de Haia:

    https://www.hcch.net/en/instruments/conventions/status-table/?cid=41

    A confusão pode ser causada pois "Holanda" na verdade é só uma região do país. O nome oficial é Países Baixos (The Netherlands em inglês ou Nederland em holandês).

    Quando o país não é membro da Conveção de Haia, tem que se recorrer ao método antigo: a "legalização". A legalização passa pelo consulado ou embaixada de Portugal com jurisdição sobre esse país; tem que ver com esse consulado/embaixada quais as etapas do processo, pois varia muito de um país para outro nesses casos.

  • @CarlosASP , @Guilherme Felipe Reis ,

    Carlos, obrigado por me corrigir e esclarecer esta confusão com relação aos Países Baixos. Quando olhei a lista em português e não achei a Holanda, achei estranho. Na verdade Holanda não é o nome oficial do país.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.