Certidão de nascimento do meu pai

Olá pessoal, tudo bem?

Estou há dias tentando localizar onde meu pai foi registrado, mas não faço ideia do cartório. Tenho todos os documentos dele (inclusive Certidão de Casamento e de Óbito) e nenhum indica a certidão como Doc de Origem.. Só sei que foi na cidade do Rio de Janeiro. Já entrei em contato com alguns cartórios mas eles cobram em torno de R$ 100,00 para achar e não encontrando eles não devolvem o dinheiro, então fica inviável.

Vocês sabem se existe algum lugar que eu possa encontrar essas informações? Já não sei mais pra onde recorrer..

Comentários

  • @raqlast

    deixe as informações aqui que alguem pode te ajudar: nome completo, data de nascimento, nome dos pais, irmãos...

  • Boa tarde! Você possui a certidão de casamento em inteiro teor? Deveria constar essa informação lá.

  • Sim, tenho a certidão de casamento original, mas só consta o RG e CPF dele... acredito que ele não tenha apresentado a de nascimento quando foi registrar o casamento, não sei como funciona exatamente..

    Nome: Jorge Penha das Chagas

    Data de nascimento: 27/01/1959

    Filiação: Jose de Freitas Penha das Chagas e Lusia Prizo das Chagas

    Local: Rio de Janeiro

  • @raqlast

    Acredito que essa seja uma irmã. Como ela nasceu em 1957, vale a pena procurar no mesmo cartório.


  • Sim, é a irmã dele. A outra irmã foi registrada em outro cartório então eu teria essas 2 "possibilidades", mas ainda assim eu precisaria pagar a taxa para busca em ambos os cartórios, podendo obter resultado ou não.. é uma aposta.

    Encontrei esses dados no Detran/RJ, será que consigo encontrar a certidão original e verificar se o doc de origem era a certidão de nascimento de ambos? Queria esgotar minhas possibilidades antes de considerar pagar esses valores altos..


  • @raqlast

    O casamento é mais recente, não vai ter disponível na internet, de qualquer teria que pagar para emitir uma nova.

    No site do arquivo nacional, há um sistema chamado SIAN, faz um cadastro que vc consegue folhear todos os registros até 1960.

    O estranho é ter achado da irma de 1957 e nao achar o dele de 1959. A outra irmã, era mais velha ou mais nova?

  • editado September 2022

    No SIAN eu não consegui encontrar, mas confesso que não sei se estava fazendo a busca corretamente.

  • @raqlast ,

    Veja se seu pai nao tem uma carteira de identidade antiga, feita *antes* do casamento. Na carteira de identidade teria indicado o numero e o cartorio onde foi registrado o nascimento.

    Outra alternativa: consulte o cartorio onde o casamento foi registrado e pergunte se eles tem arquivado o prontuario de habilitacao de casamento.

    No prontuario de habilitacao deveria ter uma copia da certidao de nascimento.

    Infelizmente muito cartorios incineraram os prontuarios... então... precisa de sorte.

  • @raqlast

    O guia do SIAN:

    https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

    O cadastro é gratuito.

    O guia do SIAN:

    Cadastro - favoritos - registro civil - escolher a freguesia/circunscrição por ano - livro do ato (verificar sucursais) - Buscar no livro que contém a data ou próximas a ela.

    Alguns livros têm buracos.

    Boa sorte!

  • @raqlast

    Veja o topico fixo sobre a marcação de nembros do fórum.

  • editado September 2022

    @raqlast tive o mesmo problema que você.

    Consegui a cópia da certidão de nascimento do meu pai no cartório onde ele se casou com a minha mãe.

    Meu pai se casou em 1970, e lá no cartório o atendente gentilmente tirou uma cópia e me passou sem custo, com isso foi só pedir uma certidão no cartório onde ele foi registrado.

    Obs. Talvez você tenha algum custo se encontrar um atendente que não tenha a boa vontade para ajudar.

    Se isso ocorrer, você vai precisar solicitar o desarquivamento do processo, para ter acesso a certidão do seu pai.

    Tente conversar com o atendente do cartório onde foi registrado o casamento de seus pais, que lá, você vai encontrar e pode conseguir.

    Os cartórios retém as certidões de nascimento do casal para o processo de validação da certidão do casamento.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.