Conservação de Nacionalidade
Gostaria de pedir ajuda, informações, meu processo esta no CRCentrais desde 23/02/2021,
A informação que eu tive é que somente em Lisboa faz meu processo, pois alem de ser filha e neta de portugueses eu nasci em 1973 Moçambique (colônia portuguesa) 2 anos antes da independência, tenho certidão de nascimento da época passaporte utilizado varias vezes para entrar e sair de Portugal, porem a conservatória diz não localizar meu assento de nascimento,
Meu processo já esta numerado 25xxx/2021, porem 19 meses depois de ter recebido a numeração, não recebi senha, não tenho como acompanhar, e muito dificilmente recebo um e mail dizendo que não ha mudança no processo que eu devo aguardar, não sei o que fazer e a quem recorrer, dizem que eu tenho que pagar advogados para agilizar meu processo.
Meus pais são casados em Portugal, tenho 2 irmãos que já tem a nacionalidade, mas o meu processo nem ver o andamento eu consigo
Por favor me ajudem
Comentários
Olá @AdrianaMacedo , estou numa situação parecida. Como já faz algum tempo desde que deixaste esse comentário - entretanto já tens novidades quanto ao teu processo? Será que já foi concluído?
@diogoDE ela já respondeu aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/359462#Comment_359462
Em resumo, o processo foi finalizado depois de 3 anos e meio e dela prestar queixa no IRN.
Muito obrigado @LeoSantos . Nunca teria encontrado😅🙏🏽
@diogoDE
bom dia, mil perdões por não lhe responder, não vi seu comentário,
Mas fiquei feliz em ver que o Sr @LeoSantos muito gentilmente respondeu em meu lugar, fiquei muito surpresa ate em ter percebido a minha resposta em outra pagina, muito obrigado Leo Santos 🙏
Diogo foram praticamente 4 anos de espera, e dezenas de e mail sem resposta, eu com documento nas mãos sem poder renovar nada porque simplesmente ninguem encontrava meu assento, para no final de 3 anos e meio eu fiz uma queixa, apos a queixa o CRC centrais me enviou um e mail, eu tive que cumprir todas a exigências documentais, porque no meu caso eu tinha TODA documentação portuguesa, mas não existia um assento de nascimento, meu passaporte todo carimbado, certidão, cartão cidadão uma loucura, a minha sorte foi que minha mãe guardou toda minha documentação desde a 1º emitida nos consulados nos cartórios, com isso foi um pouquinho menos burocrático provar tudo que eu estava falando, cumpri as exigências e graças a Deus foi finalizado e eu pude dar por encerrado o processo com meu assento em mãos , assim fui a loja do cidadão e fiz tudo novo cartão.
agora estou na fila de averbação de casamento, e apos inicio os processos de nacionalidade para meus dois filhos nascidos no Brasil, pai Brasileiro, haja coração kkkkkk
espero que vc ja tenha resolvido o seu processo tmb.
tudo de melhor pra vc e sua familia
Adriana Macedo