Alteração de nome quando da entrada no Brasil - século XIX

editado September 2022 em Tenho como conseguir?

Meu avô chegou ao Brasil vindo de Portugal em 1884. Seu nome era Manoel Antonio da Silva. Quando de sua chegada foi acrescentado "Lisboa" ao nome, possivelmente fazendo menção ao porto de saída e para, talvez, diferençar os milhares de "da Silva" que chegavam.

Pergunto: tal alteração traz consequencias no sentido de obter a nacionalidade portuguesa, já que tal artifício usado pelas autoridades de imigração do Brasil era normal?

Esclareço que nos dois casamentos de meu avô no Brasil ele declarou o nome de seus pais, que constam no assento de casamento e dos quais tenho cópias. Também tenho cópias da legitimação dos filhos (4) incluindo meu pai, quando do segundo casamento. Ele morreu em 1925.

Também tenho cópia do passaporte emitido em Portugal (Braga) em nome de meu avô bem como cópia do assento de seu batismo em São Tiago de Vilella, hoje Vilela.

Assim, gostaria de esclarecer tais dúvidas.

Agradeço

Comentários

  • @RSLISBOA Olá. Achei super interessante esse caso concreto e gostaria de acompanhar de perto, pois acho que irei me deparar com problema similar...

    Caso você tenha alguma orientação/resultado positivo para o seu problema, poderia compartilhar comigo? Desde já agradeço sua ajuda

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.