Validade Certidão inteiro teor para processo sendo neta de português

Boa noite a tds!

Por gentileza estou com uma dúvida em relação a validade das certidões brasileiras. Pois eu solicitei em 24 Maio de 2022 e somente agora em Setembro que estou realizando o Apostilamento enviando para um cartorio em Brasilia que oferece orçamento mais baixo que nos cartorios de SP. Minha pergunta é: ainda posso utilizar essas certidões?? Validade é de 1 ano ou 6 meses? Leva se em conta data que foi feita a Certidão inteiro teor ou do apostilamento???

Falta somente isso para eu efetuar pagamento taxa 175 euros e encaminhar porem estou com medo de apostilar algo que perdeu validade. Aguardo retorno e desde ja mt obrigada.

Comentários

  • @elizethcoelho23 ,


    A data que conta é a da emissão da certidão, e é válida por um ano.

    O importante é que esteja válida quando chegar a Portugal. Teoricamente deveria estar válida ainda quando a solicitacao for efetivamente registrada, o que tem levado cerca de 4 meses.

    Ou seja, voce enviando toda a documentacao agora entre setembro e outubro, está bem tranquilo.

    Se for para enviar só mais lá para o fim do ano, como novembro ou dezembro *eu* solicitaria novas certidoes apostiladas. Mas é opinião pessoal.

  • @eduardo_augusto Entendi.. Acho que vou seguir seu conselho e solicitar novas certidões. Assim o tempo não será um problema. Mais provavel envío após Novembro mesmo.

    E outra dúvida a de Portugal que recebi do meu avô não tem validade?? Ou terei que pedir outra tbm

  • @elizethcoelho23 ,


    Os docs originais de portugal não tem validade.


    Ps: como eu disse, trata-se de uma recomendacao pessoal. Outros foristas podem pensar de maneira diferente. Talvez valha a pena esperar um pouco para ver se alguem mais comenta.

  • Senhores,

    boa tarde.

    Enviei meu processo 1D pela DHL e chegou na CRC Lisboa no dia 31/07/2023 e estou no aguardo do email com o registro e a senha para acompanhamento.

    Tenho a certidão de minha progenitora com validade de 1 ano agora em 22/08/2023.

    Gostaria de saber se o prazo de 1 ano conta na data do recebimento ou no ato do registro ?

    Certo da ajuda,

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.