Busca de certidão de Nascimento Portuguesa

Olá, estou em busca do registro de nascimento da avó da minha esposa porém não consigo achar informações de onde buscar. Aqui seguem as informações que possuo:

1. Nome do português, ano de nascimento e filiação; nas certidões de nascimento dos filhos do português terão os nomes dos pais do português – serão os avós.

  • Luiza de Jesus Batista Resende, ano de nascimento provavelmente 1902 ou 1903, pois a certidão de óbito dela é de 1961 e diz que ela morreu com 58 anos. Pais: Antonio Batista Resende e Deolinda dos Prazeres Fernandes.

2. Freguesia, Concelho , Distrito – ou uma região de naturalidade; as pessoas mais velhas da família podem ter referências.

  • Nessa parte eu tenho apenas suposições da família, pois tem um marido da irmã que dizia que era de Souto do Escarão, Vila Real, então acredito que ela possa ser da mesma região.

3. Data da emigração; 

  • Não tenho essa informação e nem consegui achar nada nos registros de entrada.

4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou.  

  • Provavelmente Rio de Janeiro, todos os filhos nasceram lá.

5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho;

  • Pelo que sei ela veio com a irmã e o marido, talvez.

6. Estado civil na época da emigração; 

  • Solteira, minha esposa lembra que o pai dela dizia que os pais dele se conheceram no vapor vindo para o Brasil. A mãe dele era portuguesa e o pai húngaro.

7. Nome da esposa e/ou filhos;

  • Marido dela se chamava Estefano Ruysnyak ou Rusznyak, e no Brasil, após ele se suicidar, ela aportuguesou o sobrenome dos filhos e registrou todos como Rusenhack. Os filhos eram Julia, Nilton Rusenhack(pai da minha esposa), Jorge, Estevão e Odaléia ou Odalea.

8. A certidão de casamento de inteiro teor pode conter dados importantes, além de ser necessária para o processo de cidadania;

  • Outro problema, pois não sei se eles foram realmente casados, mas acredito que sim pois na certidão de óbito o nome dela consta como Luiza de Jesus Batista Resende Rusenhack. Em alguns documentos do pai da minha esposa consta o nome de casada e em outros o nome de solteira. Algumas pessoas me disseram que como foi ela que fez o registro dos filhos, não precisaria da certidão de casamento, então já não sei.


Quanto aos documentos, até agora eu consegui dela somente a certidão de óbito de inteiro teor. Do pai da minha esposa eu tenho o óbito e casamento com a primeira esposa, que não é a mãe dela.

Caso alguém possa me ajudar em pelo menos aonde procurar tudo isso eu ficaria muito agradecido.

Comentários

  • editado September 2022

    @thiagoencd

    Luiza registro nº1 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097654 ...m0143.tif

    freguesia de Vila Real / Vila Real / Vila Real (São Pedro)

  • Cara, muito obrigado mesmo!!! Agora preciso tentar entrar em contato com eles pra obter essa certidão né. Em todo caso já adiantou e muito todo o processo.

  • @thiagoencd

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    37574Hermínia Da Conceição ResendeAlijóPortoAntónio Batista ResendeDeolinda Dos Prazeres FernandesDoméstica13Rio de JaneiroSolteiro

    429874Luísa De Jesus Batista ResendeVila RealPortoAntónio Batista ResendeDeolinda Dos Prazeres FernandesDoméstica21Rio de JaneiroSolteiro

    O passaporte dela (e de uma irmã), caso precise fixar o nome da portuguesa.

    Olhe o tópico fixo para s8bre a marcação de outros membros.

  • @thiagoencd

    Para ser caso de dispensa de transcrição de casamento, o português deve ter de casado no Brasil com uma não-portuguesa e ter declarado o nascimento do filho antes deste ter completado 1 ano.

    Caso contrário, a transcrição é necessária.

    Dê mais detalhes sobre o caso. Cuidado com dados privados.

    ===

    Possíveis parentes?

    Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 14 - 19 

    19.FMAS.LTN.535/f.081

    Rusenhack, Luisa Helena Costa Registrado(a)

    Rusenhack, Jorge Pai

    Rusenhack, Maria Mãe

    Registro de nascimento;1957

    ===

    Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 14 - 19 

    19.FMAS.LTN.535/f.082

    Rusenhack, Paulo Roberto Costa Registrado(a)

    Rusenhack, Jorge Pai

    Rusenhack, Maria de Lurdes Mãe

    Registro de nascimento;1957

    Boa sorte!

  • @thiagoencd

    Aparentemente, o marido da portuguesa era húngaro ou descendente.

    Encontrei um óbito com o mesmo sobrenome e dizia que a oessoa sra austríaca.

    O mesmo sobrenome tb foi visto em outro óbito brasileiro de um Romeno.

    Também vi um na cidade de Lypkany, fronteira da Romenia com a Ucrânia.

    Estão em vários países.

    Eu encontrei esse passaporte de uma possivel parente:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5BS-SF4C?i=201&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKNPS-CS7

    Se não for o caso de dispensa de transcrição, vc terá que achar o nascimento do marido ou fazer a transcrição com supressão do nubente estrangeiro, diretamente em PT.

    Custa 100 euros a mais.

    Se for o caso, peça auxilio por aqui.

    E se quiser a imagem deletada, é só pedir, ok?

    É uma história familiar bem interessante!!!

    Abraços

  • @Kleber Silva Aguiar e @guimoss muito obrigado pelas informações. Se eu conhecesse esse fórum a mais tempo já teria resolvido toda essa situação. E o pior é que conheço desde 2017 e não sei porque só agora fui lembrar.

    Então, vou contar a história da família conforme minha esposa contou.


    A avó dela Luiza, portuguesa, conheceu o avô dela, Estefano, húngaro, no vapor vindo para o Brasil. Aqui eles se casaram(eu acho) e tiveram 5 filhos. Porém o Estefano foi alvo de calúnia no trabalho e acabou se suicidando. A Luiza não tinha como criar os filhos sozinha, aí resolveu deixar quase todos em orfanato, porém alguém a aconselhou a antes disso ela abrasileirar o nome dos filhos pois cada cartório escrevia Ruysnyak ou Rusznyak seja lá como for de um jeito diferente, e depois ela teria problemas para achá-los de novo. Então ela registrou todos de novo como Rusenhack, provavelmente o pai da minha esposa nessa leva foi registrado depois de 1 ano de nascido.

    O pai da minha esposa foi casado e teve 4 filhos, depois se separou e foi morar com a mãe da minha esposa, então ela nasceu. Porém, como ainda não tinha saído a separação do pai dela, o primeiro registro foi feito somente pela mãe sem o nome do pai, somente 2 anos depois de nascida que saiu a separação do pai e ele registrou ela, e esse registro que vale até hoje e que temos guardado.

    Nesse caso, será que teríamos muito problema pra conseguir a cidadania dela?

  • @thiagoencd

    Deixe os dados não-privados da familia, da Portuguesa ao Requerente.

    Acertei a nacionalidade do esposo!

    Falar no abstrato é complicado, mas o importante é vc informar o seguinte:

    1) Quem declarou o nascimento do filho da portuguesa com o húngaro? Esse filho é o pai/mãe do Requerente.

    2) Quando foi feito o registro, a partir do nascimento do filho sa portuguesa?

    3) Vc tem o registro de nascimento do filho da portuguesa?

    Aparece que qualificação para o filho? Legitimo? Natural?

    Essas terminologias estão extintas, mas dizem se houve casamento.

    Abraços

  • editado September 2022

    @guimoss vamos as repostas:

    1) Quem declarou o nascimento do filho da portuguesa com o húngaro? Esse filho é o pai/mãe do Requerente.

    A Luiza, portuguesa, que registrou novamente o Nilton(pai da minha esposa) para alterar o nome.

    2) Quando foi feito o registro, a partir do nascimento do filho sa portuguesa?

    Não tenho essa informação ainda. Acredito que se ainda existir a certidão de nascimento dele, esteja em posse dos filhos do primeiro casamento, que não temos muito contato, ou até mesmo que ela esteja retida no cartório desde o casamento dele. Estou tentando localizar onde ele foi registrado pra ver se peço a certidão.

    3) Vc tem o registro de nascimento do filho da portuguesa?

    Não, mas tenho a certidão de casamento dele e a certidão de óbito. Além do óbito em inteiro teor da portuguesa e o nascimento em inteiro teor da minha esposa.


    Ai seguem os dados:

    • Luiza de Jesus Batista Resende(Rusenhack) e Estefano Rusenhack(Rusznyak)
    • Filho: Nilton Rusenhack, nascido em 17/01/1928 no Rio de Janeiro - RJ.

    Casado em 31 de janeiro de 1952 com Cremilda Cordeiro (Rusenhack) e separados em 20 de janeiro de 1984.

    Falecido em 10 de agosto de 2000.

    • Neta: Debora Medeiros Rusenhack, nascida em 25/04/1982.

    Edit: Registrada pelo pai em 17 de outubro de 1984.

  • @thiagoencd

    A Luiza, portuguesa, que registrou novamente o Nilton(pai da minha esposa) para alterar o nome.

    A primeira condição para dispensar a transcrição está aí.

    Por favor, explique o "alterar o nome".

    Não entendi o que quis dizer.

    ===

    Não tenho essa informação ainda.

    Como vc sabe se a mãe foi a declarante, se vc não tem a certidão?

    Mesmo com o pai falecido, pode ter sido um terceiro.

    É bom averiguar.

    ===

    Acredito que se ainda existir a certidão de nascimento dele, esteja em posse dos filhos do primeiro casamento,

    1° casamento de quem? Da portuguesa?

    A sua esposa é descendente do segundo casamento?

    Deixe as informações desse primeiro casamento.

    Vc tem que informar a história toda, caso contrário, as respostas podem sair erradas.

    ===

    que não temos muito contato, ou até mesmo que ela esteja retida no cartório desde o casamento dele. Estou tentando localizar onde ele foi registrado pra ver se peço a certidão.

    Se vc souber os dados, vc não precisa entrar em contato com o outro ramo da família.

    Mas, vc tem que fornecer TODAS as informações, exceto as de natureza privada.

    ===

    Vc viu os registros acima?

    Eram de parentes? Eu acho que sim, pois vi uns nomes em comum.

    ===

    Eu procuraria na 14ª circunscrição no Familysearch.

    Procure tb por registros religiosos, pois dão dicas importantes.

    Em qual bairro, o Nilton cresceu?

    O local onde a mãe morava?

    A igreja que frequentava?

    Onde o pai trabalhava?

    Se vc souber algumas dessas informações, poderá te ajudar na busca.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    A Luiza, portuguesa, que registrou novamente o Nilton(pai da minha esposa) para alterar o nome.

    A primeira condição para dispensar a transcrição está aí.

    Por favor, explique o "alterar o nome".

    Não entendi o que quis dizer.

    • Essa questão de alterar o nome se refere a história dela, que alguém sugeriu "abrasileirar" o nome dos filhos caso ela quisesse acha-los depois no futuro, como eles foram para o orfanato e cada um tendo o sobrenome grafado de um jeito diferente, ela poderia acabar não os achando. Então ela registrou novamente todos com o sobrenome Rusenhack.

    Não tenho essa informação ainda. 

    Como vc sabe se a mãe foi a declarante, se vc não tem a certidão?

    Mesmo com o pai falecido, pode ter sido um terceiro.

    É bom averiguar.

    • Realmente foi pura dedução minha mesmo de que ela tenha registrado os filhos, pode ser que tenha sido o cunhado, mas espero que não.

    Acredito que se ainda existir a certidão de nascimento dele, esteja em posse dos filhos do primeiro casamento,

    1° casamento de quem? Da portuguesa?

    A sua esposa é descendente do segundo casamento?

    Deixe as informações desse primeiro casamento.

    Vc tem que informar a história toda, caso contrário, as respostas podem sair erradas.

    • Primeiro casamento do Nilton. Ele foi casado e teve 4 filhos antes de ir morar com a mãe da minha esposa. Citei no post anterior mas realmente faltaram informações. Vou colocar de novo adicionando mais dados:

    Ai seguem os dados:

    • Luiza de Jesus Batista Resende(Rusenhack) e Estefano Rusenhack(Rusznyak)

    Filhos: Julia, Nilton Rusenhack(pai da minha esposa), Jorge, Estevão e Odaléia ou Odalea.

    • Filho: Nilton Rusenhack, nascido em 17/01/1928 no Rio de Janeiro - RJ.

    Casado em 31 de janeiro de 1952 com Cremilda Cordeiro (Rusenhack) com quem teve 4 filhos e separados em 20 de janeiro de 1984.

    Foi morar com Maria Helena Medeiros, mãe da minha esposa, porém não se casaram.

    Falecido em 10 de agosto de 2000.

    • Neta: Debora Medeiros Rusenhack, nascida em 25/04/1982.

    Edit: Registrada pelo pai em 17 de outubro de 1984.

    que não temos muito contato, ou até mesmo que ela esteja retida no cartório desde o casamento dele. Estou tentando localizar onde ele foi registrado pra ver se peço a certidão.

    Se vc souber os dados, vc não precisa entrar em contato com o outro ramo da família.

    Mas, vc tem que fornecer TODAS as informações, exceto as de natureza privada.

    • A princípio sabemos apenas a data de nascimento e que ele ficou dos 10 aos 18 anos em um orfanato, mas não sabemos qual ou aonde. Nos documentos dele só constam que ele é natural do RJ. Temos 2 identidades dele aqui, mas em nenhuma delas consta dados do cartório. Minha esposa lembrou que tem certificado de batismo que já deve ajudar, ela está pedindo pra mãe dela ver se acha.

    Vc viu os registros acima?

    Eram de parentes? Eu acho que sim, pois vi uns nomes em comum.

    • Sim, são registros de primos dela, filhos desse Jorge que é irmão do pai dela.

    Eu procuraria na 14ª circunscrição no Familysearch.

    Procure tb por registros religiosos, pois dão dicas importantes.

    Em qual bairro, o Nilton cresceu?

    O local onde a mãe morava?

    A igreja que frequentava?

    Onde o pai trabalhava?

    Se vc souber algumas dessas informações, poderá te ajudar na busca.

    Boa sorte!

    • Vou procurar lá, em último caso acabo pedindo uma certidão de casamento dele em inteiro teor pra ver se vem alguma informação a mais. Registro religioso estamos procurando a certidão de batismo, espero que ainda exista e dê uma luz. O bairro em que ele cresceu não sabemos também, já que foi em um orfanato, nem onde a mãe morava ou o pai trabalhava, sabemos que o Nilton saiu do orfanato com 18 anos e foi trabalhar na Fábrica Nacional de Motores em Xerém, distrito de Duque de Caxias.

    Muito obrigado pela paciência e atenção!

  • @thiagoencd

    Te marquei errado em outro post.

    É só ignorar.

  • @thiagoencd

    Esse batismo pode indicar o cartório onde foi registrado.

    Verifique a igreja para poder pedir uma versão atualizada ou conferir os dados para deduzir o bairro e, assim, o cartório.

    É incomum batizar alguém que reside em um lugar em igreja de outra freguesia ou paróquia.

    Boa sorte!

  • @guimoss bom dia!

    Estou tentando desde ontem buscar no site do familysearch os dados da 14 circunscrição conforme você sugeriu mas sempre cai nessa página https://www.familysearch.org/search/catalog/4135300?availability=Family%20History%20Library aí eu clico nesse Granite Mountain Record Vault e sempre cai em outro site do familysearch e eu fico perdido nesse lugar https://www.familysearch.org/en/family-history-library/ , alguma luz?

  • @thiagoencd

    Entre em qualquer certidão civil do Rio, capital.

    Acima tera os dados de localização.

    Clique na circunscrição e troque oara a 14a.

    Aí, vc poderá oesquisar melhir

    Abç

  • Boa Noite @guimoss

    Consegui achar o registro do Nilton, filho da portuguesa e pai da minha esposa. Infelizmente aquela história de ela registrar os filhos parece que não era verdade. No livro do cartório consta o pai como declarante, com o mesmo nome que foi usado pelo pai dela, inclusive com a assinatura dele lá e o sobrenome com a mesma grafia. Sendo assim isso seria um empecilho para conseguir a cidadania? Na mesma certidão consta que eles eram casados, mas se foi um parto pra achar o registro do pai da minha esposa, imagino que pra achar o casamento dos pais deles seja ainda pior.

    A propósito, a certidão estava no cartório da 8 circunscrição.

  • Prezados, boa noite!

    Gostaria de pedir a gentileza e expertise de vocês em encontrar a certidão de nascimento do meu trisavô AURELIANO RODRIGUES BICAS.

    Pai: Manoel Rodrigues Bicas

    Mãe: Thereza das Neves

    Achei até agora apenas um tal de Auriano Rodrigues Bicas ...mas não tenho certeza que seja ele ou irmão etc.

    Obrigado

  • @Patrickdelaia

    Deve ser esse o registro que encontrou N°18 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182083 ...00016.tif

    Aveiro / Anadia / Avelãs de Cima

    Bem provável que seja ele, o Aureliano

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.