Como descobrir a freguesia?
Bom dia pessoal!
Estou tentando dar início ao meu processo de cidadania, porém não consigo descobrir a freguesia que minha avó nasceu, no Concelho de Amarante, Distrito do Porto, dessa forma não consegui ainda a sua Certidão de Nascimento.
Tentei emitir pelo Civil Online, porém sem a informação da freguesia, não é possível prosseguir.
Tentei pelo AD do Porto porém, fui informado que os documentos referentes ao ano de 1908 não se encontram lá e sim no Arquivo Distrital de Amarante, que não possui(ou não consegui encontrar) serviços on-line. Pra ajudar vi notícias na internet de que poderiam estar em greve e muitas reclamações na página do google maps.
Pesquisei os dados no Cepese e achei os IDs dela, do pai, mãe e alguns irmãos, mas não sei o que fazer com esses dados.
Na Hospedaria do Imigrante, consegui achar a família inteira com dados de idade e chegada aqui.
Meu pai já é falecido e minha tia não tem a informação da freguesia. Seguem os dados que tenho:
Nome: Aida Conceição
Data de Nascimento: 18/08/1908 (pela fotocópia pode ser 12/08/1908)
Local: Amarante - PT
Filiação: José Pinto (nasc 16/06/1966) e Maria da Conceição. Sendo José Pinto filho de Joaquim.
Embarque para o Brasil no navio Aragon, com 4 anos de idade e desembarque em 06/03/1912 no Porto de Santos, com destino a Espirito Santo do pinhal-SP, juntamente com ela e os pais, haviam mais cinco irmãos (Antonio, Domingos, Joaquim, Francisco e José, sendo que uma irmã mais velha ficou em Portugal).
No Cepese, consta seu Id 65360 e de seu pai José Pinto 62732.
Possuo somente a sua certidão de casamento e de óbito no Brasil.
Se alguém conseguir me dar uma orientação de por onde ir com esses dados para conseguir a sua certidão de nascimento, ficarei muito grato!
Obrigado!
Comentários
@lucasps83
não entendi as datas...
a filha nasceu antes do pai?
@mabego desculpe, a data de nascimento de meu bisavô é 16/06/1866, acabei errando ao digitar.
Boa tarde @lucasps83 , encontrei esse email do arquivo distrital de Amarante, espero que ajude em sua busca: registos.amarante@irn.mj.pt
Obrigado @daianemelo , consegui encontrar a freguesia e solicitei no civil online, já estou com a certidão! Agora é dar inicio ao processo!
Que bom, @lucasps83 !
Pessoal, consegui a certidão! Obrigado a todos! Mas agora não sei qual é o próximo passo, como faço pra apostilar essa certidão? Pra falar a verdade estou meio perdido de pra onde ir agora! @Guilherme Moreira .
@MartaR
@lucasps83 vc terá que pedir alguém em Portugal para emitir essa certidão em papel em qualquer conservatória e enviar para a procuradoria geral em Lisboa ou Porto e apostilar.