Busca de documento

Estou em contato com esse fórum e gostaria de solicitar uma ajuda para encontrar a certidão de batismo do meu avô português, a informação que tenho e que está declarada na certidão de óbito que ele era de Coimbra. Ele veio para o Brasil em 1911 e desembarcou no porto do Rio de Janeiro.

Ele casou em 1916 em São Paulo, através de buscas identifiquei o cartório onde ele casou e requisitei a certidão de casamento de inteiro teor. Na certidão de casamento está descrito que era natural de Portugal, seu pai era falecido e sua mãe residia em Portugal.

Solicitei ao cartório o desarquivamento para verificar se havia alguma informação adicional referente ao concelho/freguesia. Não tive sucesso, pois as informações, por ocasião do casamento, estavam na certidão de casamento.

Através de buscas, identifiquei também a igreja que ele se casou . Porém, no registro de casamento está descrito que era natural de `Portugal. Meu avô teve seis filhos e tabalhou na São Paulo Righway, onde se aposentou. Faleceu em São Paulo em 27 de março de 1961. Ele nasceu em 03 de fevereiro de 1888, o nome dele é Augusto Cardoso, filho de Manuel Cardoso Carvalheiro e Maria da Costa, em alguns documentos está descrito o sobrenome de Cavalheiro.

Fiz algumas buscas na família e Infelizmente não se tem memória do meu avô. Também fiz várias buscas no Family Search, arquivo nacional e torre do tombo, porém sem sucesso. Peço se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Comentários

  • editado September 2022

    @MACardoso

    veja se é este... tem o nome dos bisavós do Augusto???

    https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110164 tif.11


    @nunogomes

  • Obrigado!. Estou checando as informações. Todas elas serão bem vindas.

  • Obrigado!. Estou checando as informações. Todas elas serão bem .

    Depois de algum tempo estou reativando as pesquisas referentes aos meus antepassados. O link acima "digitarq. adlra.arquivos.pt/viewer?id=tif.11, foi de imensa valia, estou trilhando no caminho certo. Preciso de ajuda na localização da certidão de batismo de Luzia Carvalheiro, por esse sobrenome deve ser irmão de Augusto Maria Cardoso.

  • Obrigado!. Estou checando as informações. Todas elas serão bem .

    Depois de algum tempo estou reativando as pesquisas referentes aos meus antepassados. O link acima "digitarq. adlra.arquivos.pt/viewer?id=tif.11, foi de imensa valia, estou trilhando no caminho certo. Preciso de ajuda na localização da certidão de batismo de Luzia Carvalheiro, por esse sobrenome deve ser irmão de Augusto Maria Cardoso.

  • Muito obrigado @mabego pela ajuda. Poderia me indicar como proceder para localizar a certidão de óbito de Manuel Cardoso Carvalheiro ( meu bisavô) e de Maria da Costa (minha bisavó). Tenho uma cópia do processo de inventário orfanológico número 2254, data de produção de 1917, inventariado; Manuel Cardoso Carvalheiro.

    Obrigado!.

  • @MACardoso

    vc deve pedir no CRAV pelo processo de inventário:

    http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1118838

    Faça o pedido à direita, no alto, do link acima

  • Muito obrigado @mabego pela ajuda. Poderia me indicar como proceder para localizar a certidão de óbito de Manuel Cardoso Carvalheiro ( meu bisavô) e de Maria da Costa (minha bisavó). Tenho uma cópia do processo de inventário orfanológico número 2254, data de produção de 1917, inventariado; Manuel Cardoso Carvalheiro.

  • @MACardoso

    Poderia me indicar como proceder para localizar a certidão de óbito de Manuel Cardoso Carvalheiro ( meu bisavô) e de Maria da Costa (minha bisavó). Tenho uma cópia do processo de inventário orfanológico número 2254, data de produção de 1917, inventariado; Manuel Cardoso Carvalheiro.

    No processo de inventário (como coloquei no link acima), deve ter vindo informações sobre o óbito do Manoel.

    Mas os arquivos de 1917 não estão online. Vc deve pedir no civilonline.

  • Pessoal, boa tarde! Alguem saberia dizer como/se é possivel localizar um óbito em portugal ? Digo isso sem ter certeza que a pessoa lá faleceu, apenas certidoes brasileiras que constam esta informação, mas não tenho dados da localidade de portugal que morreu e período (somente nascimento e nome completo) é possivel ? Acredito que tenha sido após a década de 1930..

  • @isabelaat

    1930 não tem arquivos online.

    Peça o documento no civilonline com as informações que vc tem. Coloque nas observações o que vc achar relevante

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Muito obrigado @mabego pela ajuda. Poderia me indicar como proceder para localizar a certidão de óbito de Manuel Cardoso Carvalheiro ( meu bisavô) e de Maria da Costa (minha bisavó). Tenho uma cópia do processo de inventário orfanológico número 2254, data de produção de 1917, inventariado; Manuel Cardoso Carvalheiro.


    Será que é possível localizar, por exemplo, a certidão de batismo de Manoel Sebastião Cardoso, cujo pai é Sebastião Cardoso. Porque estou buscando essa certidão, em alguns documentos aparece como Manuel Cardoso Carvalheiro, pois gostaria de certificar que a variação de sobrenome Carvalheiro se refere a mesma pessoa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.