Certidão : Dupla cidadania para neto

Por favor quem puder ajudar, meu pai é filho legítimo de portugueses, não consigo encontrar o assento de batismo dos meus avós. Eles vieram para o Brasil com a família, eram solteiros, e entraram no porto de Santos.Fiz a busca pela certidão de casamento com habilitação e lá só consta Província de Beira Alta. Descobri então:

Avó: Fernando Antônio- nasc 15/02/1900

Províncias Beira Alta - Distrito Guarda - Almeida( não sei se é concelho ou freguesia)

Pais : Antonio Fernando (ou Fernandes) e Piedade Maria

Desembarcou em 1913

Casou em 1925 aqui Brasil com:

Avó: Maria Joaquina Lourenço - nasc 04/09/1897

Província Beira Alta - Distrito Guarda - Freguesia Pinzio ( Pinzio não tenho certeza,pois é registro de onde eles vieram quando desembarcaram)

Pais: Manoel Gomes e Antônia Lourenço

Desembarcou em 1920

Quem puder ajudar seria imensamente grata Um abraço.

Comentários

  • @LinaSales

    Almeida = Concelho

    Pinzio = Freguesia (Concelho de Pinhel).

    Ambos do Distrito de Guarda.

    Beira Alta = Distrito de Viseu + Guarda.

    ===

    Encontrei esse inventário de uma Piedade Maria, da freguesia de Pala, do Concelho de Pinhel.

    O inventário:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1164951

    Os concelhos de Pinhel e Almeida são fronteiriços.

  • @guimoss muito obrigada por tentar me ajudar, obrigada mesmo, mas a Piedade Maria morreu no Brasil no ano de 1968.

    Fique bem

  • @LinaSales

    Envie email para Arquivo Distrital da Guarda, pois os nascidos em 1897 não estão online...

    mail.adgrd@adgrd.dglab.gov.pt

    http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1297457

  • @LinaSales

    Vc tb pode pedir o inventário da avó que a @mabego encontrou.

    E estranho que tenha falecido em PT, se veio para o Brasil.

    Esse foi o caso?

    Vc pode pedir esse inventário e descobrir maus dados dos envolvidos.

    Olhe no canto superior direito do link acima.

    Olhe tb o guia da marcação de membros nos topicos fixos.

    Boa sorte!

  • @LinaSales

    E informe o máximo de dados não-privados dos envolvidos.

    Pode ajudar na busca, como por exemplo, os pais da piedade maria, que devem aparecer no óbito dela.

  • @guimoss e @mabego muito obrigada,de verdade, por vcs terem lido e tentado me ajudar.

    Infelizmente nada foi adiante. Procuro ainda o assento de batismo de Fernando Antônio e Maria Joaquina. Tão difícil isso,nossa!!

    Mas vou firme.

    Desde já obrigada e fiquem bem.

    *************************************

    Avó: Fernando Antônio- nasc 15/02/1900

    Províncias Beira Alta - Distrito Guarda - Almeida( não sei se é concelho ou freguesia)

    Pais : Antonio Fernando (ou Fernandes) e Piedade Maria

    Desembarcou no Brasil em 1913

    Casou em 1925 aqui Brasil com:

    Avó: Maria Joaquina Lourenço - nasc 04/09/1897

    Província Beira Alta - Distrito Guarda - Freguesia Pinzio ( Pinzio não tenho certeza,pois é registro de onde eles vieram quando desembarcaram)

    Pais: Manoel Gomes e Antônia Lourenço

    Desembarcou em 1920

  • @LinaSales

    Boa noite,

    Primeiramente, olhe o tópico fixo sobre a marcação de membros, pois a notificação nao chegou até mim.

    Vc entrou em contato com o AD da Guarda?

    Os registros devem estar em uma das freguesias dos Concelhos de Almeida e Pinhel.

    ===

    Olhe esse posts abaixo, que são de um caso parecido com o seu:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304287/#Comment_304287

    ===

    Eu sugiro a busca por um casamento religioso dos portugueses.

    Lá deve ter a freguesia de nascimento de ambos.

    Coloque um intervalo de 6 meses para mais ou menos da data do casamento civil.

    Eles residiam em Santos?

    No Familysearch, os arquivos não está disponíveis.

    Ma, há os registros trancados da imigração.

    O link:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=211840&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20S%C3%A3o%20Paulo%2C%20Santos%22

    Busque por "bloquados" aqui no fórum e vc achará o link que explica o funcionamento dos CHFs.

    Nos documentos de imigração, podem estar dados mais precisos de localização. Mas, vc terá que consultar presencialmente em uma unidade próxima de vc.

    ===

    Eu sugiro vc entrar entrar com a Diocese ou a Cúria da localidade de residência deles, pata buscar o casamento religioso ou o batismo dos filhos, se existentes.

    ===

    Se desembarcaram em 1913 e 1920, vc tem que buscar os passaportes nesses ano ou próximos, com uma margem de erro de 6 meses da chegada, nos livros dola Guarda e do Porto.

    Lá poderá ter mais dados.

    Em última análise, busque em Lisboa.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.