Noticias Recentes
Cheguei atrasado na discussão e caso do Gandalf e Leticia.
Sou membro desde 2016 e eh impossível dar real dimensão em como esse forum foi importante para mim e minha familia. Tantas pessoas me ajudaram. Mariza, Tereza, Vlad Pen.
Vi fases diferentes, vi mudanças, pessoas indo e vindo.
Sempre existem momentos atípicos como esse. Parabéns ao @Admin nao somente pela exclusao dos membros citados, mas por ser firme na posicao de nao permitir censura. De sustentar que ma informacao se combate com boa informacao. Parabéns por tentar fazer o melhor pro forum. Entre acertos e erros me parece quem sempre foi em prol do melhor resultado aos membros.
Vi agora a mensagem de 7 de setembro na planilha. O mundo e as pessoas hoje sao muito carentes.
O @gandalf sempre sofreu da sindrome do pequeno poder. Sempre. Nao tem a ver com cultura, tem a ver com nao ajudar por boa intenção, mas por necessidade de se fazer util e querer atenção. Nunca gostei do tom das respostas no forum e nas planilhas. Cheguei a ter uma pequena discussão com ele uma vez mas encerrei rápido pq nao merece tamanha atenção.
O forum vai seguir firme e forte como sempre, outras tempestades virao e muitas pessoas vao continuar sendo muito ajudadas por aqui, que eh o q importa.
Obrigado pelo esforço, Mauricio.
Gustavo Rocha
Comentários
Aprecio enormemente o apoio, Gustavo. Agradeço a todas as mensagens no público e privado em suporte a uma comunidade sadia e com respeito mútuo. Enquanto houverem pessoas com esse interesse, vou tentar fazer desse daqui o melhor espaço possível para vocês.
@gustavohrocha e @Admin acredito que isso foi assunto encerrado, mas tenho uma dúvida sincera, mas também fico bem sem as respostas, até pq estou pensando em como posso contribuir mais pela comunidade uma vez que a Letícia faz uma falta grandiosa.
Entendo que o fórum é de um grupo e não de uma única pessoa, mas como não pensar que a atitude de moderação da Letícia foi gerado pelo fato dela ser moderadora do fórum e achar que estava fazendo um serviço ao invés de um desserviço?
Fiquei com pena dela, acho que ela se apegou demais ao fórum, espero que ela esteja bem. Outra coisa, o que aconteceu com o @Vlad Pen ?
@Admin foi mal te acionar de novo em algo que talvez já tivesse resolvido, mas entenda que foi uma mudança muito grande, mas bola pra frente, esse fórum é muito maior do que 1 ou 2 membros isolados, vou tentar participar mais pra ajudar os novatos.
@lucas21 eu não tenho problema em discutir este assunto até que toda a comunidade esteja satisfeita com relação ao esclarecimento de quaisquer questões. Acho que a luz do sol é o melhor desinfetante. Fechei o outro tópico porque algumas pessoas pediram, no público ou privado, para encerrar a questão e focar no tópico do fórum. Mas pelo visto existe bastante interesse ainda da parte de alguns. Acho que podemos combinar de confinar aqui a este tópico o esclarecimento de quaisquer questões pendentes, e quem for averso ao drama pode ignorá-lo.
É bastante claro que a Leticia acreditava estar fazendo o melhor para o fórum. Um problema inicial é que o conceito dela de melhor inclui silenciar as pessoas que estão erradas de acordo com a opinião dela. Veja bem, até aí é uma questão discutível. Existe valor em conteúdo curado de acordo com uma opinião específica. Mas é mais apropriado para um outro formato, como um blog ou um canal de youtube. Um fórum é um espaço de debate que deve estar aberto a múltiplos pontos de vista.
Se você olhar bem a conversa no link, verá que a minha reação inicial ao pedido de censura não foi baní-la. Eu expliquei o meu ponto de vista (não pela primeira vez) de que acho que o fórum deve ser democrático, e propus duas opções para resolver a questão:
A resposta foi uma oferta de compra do fórum.
Nesse ponto é que comecei a me perguntar se dava para continuar relevando (de longe o mais fácil para mim, note por favor), ou se o correto seria banir. Uma pessoa extremamente influente, que já apagou a opinião de vários membros, me pediu ajuda para fazê-lo melhor, e depois de explicada educadamente a minha posição, se recusou a se comprometer a respeitar outros participantes. Fiquei seriamente em dúvida se um fórum sadio seria possível nesses termos, mas por favor, note novamente, ainda assim não bani.
A gota d'água foi quando o guimoss, sempre correto e conciliador, abriu uma conversa entre nós três para esclarecer a situação. Nessa conversa a Leticia afirmou categoricamente que não havia apagado nada. Veja bem, eu não precisava nem ser administrador do fórum, com acesso aos logs de alteração, para saber com 100% de certeza que ela estava mentindo ao guimoss. Ela já havia me afirmado com todas as letras, na primeira conversa, que vinha apagando mensagens dele puramente por discordância. Ou ela se esqueceu do que disse antes, ou estava me pedindo implicitamente para compartilhar na mentira.
Desonestidade e desrespeito desse calibre, em cima do restante, foi quando resolvi dar um basta e pedir para ela se retirar. Eu não tenho interesse em dedicar o meu tempo a manter um espaço onde eu seja cúmplice desse tipo de desprezo por uma honestidade e respeito básicos pelo próximo. Em outros âmbitos da vida eu só posso votar, aqui pelo menos eu tenho como fazer uma diferença maior.
@lucas21 O Vlad Pen é muito mais simples, foi banido por duas questões principais: abordar sistematicamente pessoas no fórum oferecendo os serviços de um advogado, que eu eventualmente descobri, e a insistência em recusar cadastros de forma arbitrária, que me geravam reclamações diariamente de diversas pessoas que me contactavam por e-mail e não entendiam o que estava acontecendo. Eu fiz um post explicando a situação à comunidade, mas tirei do ar atendendo ao pedido encarecido de uma outra pessoa, em consideração a ela. Em retrospecto vejo que foi um enorme erro e que por maior a consideração que se tenha a alguém, não se pode deixar de colocar este tipo de coisa às claras. Tenho como restaurar o post se houver interesse.
@gustavohrocha
Vi agora a mensagem de 7 de setembro na planilha. O mundo e as pessoas hoje sao muito carentes.
Vc se referiu à msg que eu postei sobre o bicentenário?
Se for, não vejo problema em comemorar uma data importante, como já foi feito muitas vezes no grupo.
Nao creio que seja muito bom para o grupo emitir juizo pessoal sobre personalidades alheias.
Se não foi sobre o meu post ou se nao foi uma crítica pessoal, deixo aqui as minhas sinceras desculpas.
@guimoss
Falei sobre uma planilha (CasamentoAquisicao). Posso estar enganado mas nao me parece que tenha sido vc a adicionar na planilha os comentários sobre o banimento. A planilha eh mantida pelo Gandalf ha algum tempo (ate onde eu tenho informacao)
Ao final da planilha ha um comentario que se inicia com o 7 de setembro e a celebração da independência e logo diverge para a questao do banimento. Foi sobre isso que eu falei. Alias, nao vejo nenhum problema em comemorar uma data tao importante para o Brasil e todos nos. Nao foi sobre isso meu comentário. Acho que se voce ver a planilha vai entender o q eu quis dizer, e caso haja algum equivoco meu, por favor, me informe.
Eu posso concordar que talvez nao seja muito bom emitir juízo pessoal sobre personalidades alheias. Talvez. Por outro lado, caso nao seja incorrer em quebra de regras do fórum, me reservo ao direito de exprimir qualquer opiniao que entender. Sou de um outro tempo. Quando havia menos magoas e mais maturidade, evolução. Por isso a minha posição. Espero que entenda
@guimoss Se vc ler meu comentario inicial, o intuito era apenas parabenizar o trabalho de administracao do forum e sim, expor minha posicao com relacao ao procedimento usual do gandalf. Sobre vc, nem conhecia antes do ocorrido. Nao tenho nenhum juízo de valor com relação ao sua contribuição ao forum e nao fiz nenhuma critica a voce. Acho que vc nao entendeu ou me expressei mal. Nao precisa pedir desculpas nem tampouco imaginar que fiz criticas a voce. Pelo que vi ate entao pelos comentários, voce tem sido um exímio contribuinte ao forum.
@Admin obrigado pelas explicações, só me da mais certeza que posso também gastar tempo contribuindo no fórum, entendi seu ponto e concordo plenamente.
A oferta de compra do forum demonstrou desalinhamento com o rumo do fórum, agradeço pela recusa.
Fiz meu processo de cidadania totalmente grátis, graças ao fórum e sou bastante grato por isso. Na época um escritório me cobrou uma fortuna e se recebi ajuda aqui de graça pq não compartilhar a experiência com outros de graça. Abraços e sucesso.
@gustavohrocha
O erro foi meu, amigo.
As minhas desculpas adiantadas foram devidas e volto a me desculpar.
Sobre o direito de opiniar, eu concordo com vc. Podemos expressar as diversas opiniões com civilidade e respeito, o que vc fez na sua resposta.
Peço perdão pelo mal-entendido.
E muito obrigado pelas gentis palavras de elogio.
Abraços
@gustavohrocha mutio bem colocado. Me sentia mto intimidada de participar aqui e sinto uma leveza significante agora. Continuaremos a ajudar uns aos outros <3
@Admin @guimoss @catebisnaghi fui abrir a planilha de aquisicao agora e tem uma mensagem abrindo na tela:
[Planilhas Gandalf! So aceitem as autenticas] e um link pra uma nota com os novos endereços do Gandalf e LeticiaLele.
Mas eh MUITA carencia e vontade de ter atenção. Eh querer muito biscoito. Eu falei sobre a síndrome de pequeno principe antes e agora so se provou.
Chega a ser engraçado demais.
Enfim, espero que as planilhas continuem contribuindo pro forum e pras pessoas.
@gustavohrocha 😂 estou marcando bobeira, deveria ter colocado um post fixo dizendo para evitarem o Fórum Cidadania Portuguesa do Paraguai...