Certidão de nascimento antiga
Olá, pessoal. Estou juntando os documentos para tirar a cidadania portuguesa mas o mais importante ( a certidao de nascimento do portugues, nao acho) preciso saber qual foi a fraguesia e o conselho em que ele nasceu.
Nome: Manoel José Maria
Nasceu em: 14 de Março de 1890
Veio para o Brasil entre 1908 à 1917 ( Rio de Janeiro)
Pai: josé Antonio Maria
Data de Falecimento do Pai : 28 de janeiro de 1908.
Mãe: Maria de Jesus
Ele era de Trás os Montes. A questão é: Tras os Montes engloba: Vila Real, Brangança e umas partes de Viseu e de Guarda e por isso estou com diculdades de localizar o conselho e o distrito, vocês poderiam, por favor, me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lucasmaria
Vc já abriu outro tópico, com a mesma pergunta.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21924/certidao-de-nascimento-tras-os-montes
Por favor, concentre as dúvidas sobre um mesmo assunto ou relacionadas em um mesmo tópico.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços
@lucasmaria
Informe o nome da nubente do português, bem como os dados abaixo, para ajudar nas buscas.
Os dados:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas
@lucasmaria
Filho do casal:
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K
Registro de Sergio dos Santos Maria, n. 1120 em 01/01/1932, Estrada Grande, Ilha do Governador.
6K.FIG.LTN.006/f.128
Maria, Sergio dos Santos Registrado(a)
Maria Manoel José Pai
Maria, Felicidade de Azevedo Mãe
Registro de nascimento;1932
===
No casamento, diz que o pai faleceu em 1908 e a mãe do português estava viva.
Pode ser uma boa buscar esse óbito.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6X1Q-DDK?i=23&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJY-D8J3
Eu buscaria os registros religiosos na igrejas do Centro (Freguesias do registro do filho), pois costumam ter mais dados.
Boa sorte!
@lucasmaria
Mais dois filhos do casal:
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K
Registro de Alonso José Maria, n. 2126 em 11/02/1934, Estrada Grande, s/n.
6K.FIG.LTN.011/f.133
Maria, Alonso José Registrado(a)
Maria, Manuel José Pai
Registro de nascimento;1934
===
Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 1
0S 0S.FCS.LTN.089/f.112
Maria, Sérgio José Registrado(a)
Maria, Manuel José Pai
Registro de nascimento;1947
Essea registros vc busca pelo site do Sian.
Busque "Sian" na barra de buscar para mais informações.
===
Os registros religiosos da Ilha do Governador:
https://www.familysearch.org/search/catalog/60936
O seu foco deve ser nesta localidade e na freguesia de nascimento dos filhos.
Abraços
@lucasmaria
Informo alguns passaportes com portugueses com Sobrenome "maria":
ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
31071Ana FerreiraEiradoAguiar da BeiraLuis MariaMaria de JesusSem Indicação29Rio de JaneiroSem Indicação
94082António José MariaGranjalSernancelheJosé MariaMaria de JesusSem Indicação30Rio de JaneiroSem Indicação
150670Júlio MariaS. João de LourosaViseuJosé MariaMaria de JesusSem Indicação27Rio de JaneiroCasado
302937Manuel Maria SilvaLamegoLamegoJosé MariaAna Maria de JesusCarpinteiro37FrançaCasado
334585Manuel AntónioAveiroAveiroManuel MariaMaria de JesusSerralheiro45América do NorteCasado
348769José Maria (?)Penalva do CasteloSem IndicaçãoJosé Maria (?)Maria de JesusAgricultor21Rio de JaneiroSolteiro
377344Baltazar AugustoSão João da PesqueiraPortoJosé MariaMaria de JesusJornaleiro24Rio de JaneiroCasado
411240Maria Da ConceiçãoResendePortoJosé MariaMaria de JesusAma32SantosCasado
443735Alberto De JesusCarrazeda de AnsiãesPortoJoão MariaMaria de JesusTrabalhador19Rio de JaneiroSolteiro
Pesquise nas freguesias acima.
Boa sorte!
Obrigado, @guimoss. Meu ajudou muito com essas informações!! Vou começar a procurar nas igrejas paróquias alguns dados que ele deve ter deixado no batismo dos filhos e também em seu casamento, pois quando as pessoas casavam atigamente, elas entregavam os documentos delas no local, não é verdade?
Encontrei também com uma neta dele a certidão de casamento, além dessa que encontramos pelo Family search. Essa qual consta a data de nascimento de sua esposa e a região, dado que será importante para pegar a certidão de nascimento dela para fazer a transcriçao de casamento.
Eles se casaram em 17 de Novembro de 1917
Ela: Felicidade Pinto de Azevedo
Nascida em: 05 de Agosto de 1900 em Rj, Capital
localizei também as certidões dos filhos que você me mandou, no "Sian". Muito Obrigado!
Agora vou focar certidão de Óbito do pai, pois creio que assim será possível identificar a freguesia e o conselho de onde eles moravam.
@lucasmaria
Cuidado com a marcação.
Vc tem que fazer como te indiquei acima ou a notificação não aparece e a sua dúvida pode se perder.
===
Vou começar a procurar nas igrejas paróquias alguns dados que ele deve ter deixado no batismo dos filhos e também em seu casamento, pois quando as pessoas casavam atigamente, elas entregavam os documentos delas no local, não é verdade?
Comece a busca no FS (eu olhei e está meio misturado) ou com a Cúria do Rio.
Nos casamentos religiosos, costuma aparecer a naturalidade dos nubentes.
Com isso, vc acharia o batismo português deles.
Procure 6 meses antes e 6 meses depois do casamento civil. É o intervalo mais comum para a sua ocorrência.
===
Encontrei também com uma neta dele a certidão de casamento, além dessa que encontramos pelo Family search.
Não entendi. Pelo que vc disse, jouve dois casamentos.
Que certidão "além" vc se referiu?
===
Essa qual consta a data de nascimento de sua esposa e a região, dado que será importante para pegar a certidão de nascimento dela para fazer a transcriçao de casamento.
Se o português, casado com uma não-portuguesa no Brasil, declarou o nascimento do filho, antes deste ter completado 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.
Se houve mais de um casamento, a história pode ser outra.
Por favor, esclareça a questão.
===
localizei também as certidões dos filhos que você me mandou, no "Sian"
Nelas, há alguma menção da localidade dos pais.
Eu pediria ao cartório para conferir isso.
É improvável, mas nunca se sabe.
===
Agora vou focar certidão de Óbito do pai, pois creio que assim será possível identificar a freguesia e o conselho de onde eles moravam.
O óbito do pai e o da mãe. O do pai em 1908 e o da mãe, a partir de 1917 no Fs ou pelo civilonline.
Um forista entrou em contato com TODAS as Conservatórias para achar um registro.
Será longo, mas pode ser um caminho para você.
Mas, será menor, pois vc tem que consultar as Conservatorias abaixo:
Era então constituída por 31 concelhos, integrando a totalidade do Distrito de Bragança e do Distrito de Vila Real, englobando ainda 4 concelhos do Distrito de Viseu e um concelho do Distrito da Guarda.
Distrito de Bragança (todos os 12 concelhos): Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso, Vinhais.
Distrito de Vila Real (todos os 14 concelhos): Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.
Distrito de Viseu (4 de 24 concelhos): Armamar, Lamego, São João da Pesqueira, Tabuaço.
Distrito da Guarda (1 de 14 concelhos): Vila Nova de Foz Côa.
Actualmente, o território da antiga província encontra-se repartido pelas sub-regiões estatísticas do Alto Trás-os-Montes (totalidade), Douro (a maior parte, exceptuados os concelhos de Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca) e ainda parte do Tâmega (concelhos de Mondim de Basto e Ribeira de Pena).
Abraços
@Admin
@guimoss
===
Comece a busca no FS (eu olhei e está meio misturado) ou com a Cúria do Rio.
desculpe pela falta de conhecimento, mas o que significa ''FS'' ?
===
Não entendi. Pelo que vc disse, jouve dois casamentos.
Que certidão "além" vc se referiu?
eu encontrei apenas uma versão mais recente da certidão de casamento que encontramos no Family search. é do casamento dos mesmos, a única diferença é que essa consta também a data de nascimento e região de onde a conjuge nasceu.
Porém como você disse, não precisará fazer a transcrição do casamento pois a conjuge dele era não-portuguesa e foi o portugês quem registrou o filho antes dele completar um ano;
===
Será longo, mas pode ser um caminho para você.
sim, com certeza. estou caçando todos os documentos e não vou parar até consegui-los.
Obrigado pelas informações. está ajudando bastante!
@lucasmaria
A sua marcação continua errada, amigo.
Olhe o 1° típico fixo do fórum, se tiver dúvidas.
===
desculpe pela falta de conhecimento, mas o que significa ''FS'' ?
FS significa Familysearch.
É um site de busca de registros civis, religiosos e documentos de brasilwiros e estrangeiros.
===
eu encontrei apenas uma versão mais recente da certidão de casamento que encontramos no Family search. é do casamento dos mesmos, a única diferença é que essa consta também a data de nascimento e região de onde a conjuge nasceu.
Eu sugiro que vc poste essas duas imagens aqui ou as envie para mim no privado (se quiser essa opção, vc tem que pedir).
O que vc descreveu parece um registro tardio de Casamento, mas estou em duvidas.
É um caso bastante incomum.
===
Porém como você disse, não precisará fazer a transcrição do casamento pois a conjuge dele era não-portuguesa e foi o portugês quem registrou o filho antes dele completar um ano.
Mesmo se for um caso de dispensa, vc terá que usar uma certidão para fixar o nome do português e uma das opções é o casamento.
É necessário entender a existência desses dois casamentos.
Abraços
@guimoss
creio que agora a marcação esta do modo correto.
===
Eu sugiro que vc poste essas duas imagens aqui ou as envie para mim no privado (se quiser essa opção, vc tem que pedir).
O que vc descreveu parece um registro tardio de Casamento, mas estou em duvidas.
É um caso bastante incomum.
o que quis dizer é que existem duas certidões (a mais antiga é que encontramos no Family search ) esta aqui:
[removido pela moderação]
no lado direito consta as informações do casamento deles. aqui consta que eles casaram em 17 de novembro de 1917. creio que essa é a primeira certidão. A segunda a qual eu havia falado é esta logo abaixo:
[removido pela moderação]
é uma certidão do mesmo casamento ( 17 de novembro de 1917) a diferença é que esta segunda foi feita em de 26 de julho de 1934.
entende? ela é mais recente.
obs: as duas certidões estão no mesmo cartório.
@guimoss
===
quero te mandar pelo privado, como faço o pedido ?
eu mandei muitas informações por aqui , mas acho melhor apagar.
@lucasmaria
Eu entendi agora o que aconteceu.
Como o registro original foi retificado judicialmente (a averbação da 1ª imagem), foi necessária a emissão de uma segunda via com a certidão retificada, isto é, a de 1939 e a segunda imagem que você postou.
As imagens são da mesmo registro e a segunda imagem é uma segunda via com a retificação averbada no registro original.
Abraços
@lucasmaria
Se for só essa dúvida, acho que matei o mistério.
Mas, se vc quiser, eu te mando a nensagem privada.
Obs: marquei o @Admin para deletar os registros postados por você.
Admin, vc poderia apagar as imagens dos registros da seguinte mensagem?
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302364/#Comment_302364
Obrigado
@lucasmaria
Vc pode ver o que assinalei acima nas observações da segunda imagem.
@guimoss
Obrigado, entendi.
no processo, você sabe me dizer qual dessas duas valeria? é porque um gradissíssimo forista encontrou o assento do Manoel juntamente com o pedido de passaporte dele e o certidão de óbito do pai e aí, vimos que consta que o pai dele faleceu na verdade em 1911, diferentemente do que diz na primeira certidão de casamento, que fala que ele faleceu em 1908.
você pode me mandar mensagem? porque te mando os documentos.
@lucasmaria @guimoss imagens apagadas
@lucasmaria
Boa tarde,
Como eu te disse antes, ambas as imagens são da mesma certidão.
Todas as certidões que são usadas em atos para a nacionalidade são as de inteiro teor digitada, exceto se for a de nascimento do Requerente, que deve ser de inteiro teor por cópia Reprográfica*.
*Se esta estiver ilegível,mande uma de IT digitada sem apostilar.
E se a Requerente mudou de nome ao casar, mande a de casamento em IT digitada sem apostilar.
===
Deixe o tópico onde o assento do português foi achado.
De onde ele era?
===
Se houver divergências, é provável que deva fazer uma Retificação administrativa.
Mandei a msg privada. Verifique o evelope da sua conta.
Abraços
@guimoss
===
Deixe o tópico de onde o português foi achado
De onde ele era?
Ele era de Vila Real.
Assento n :22
22 de Dezembro de 1889
Freguesia: Oucidres
Conselho: Chaves
Distrito: Vila Real
Fez o pedidi de passaporte em 20/11/ 1911
Em Vila Nova, na mesma Freguesia, distrito e conselho.
E o seu pai faleceu na mesma região em 1911.
===
Se houver divergências, é provável que deva fazer uma Retificação administrativa.
Mandei a msg privada. Verifique o evelope da sua conta.
Sim, há algumas divergencias nas certidões e creio que vai ser preciso fazer as retificaçoes.
Vou mandar mensagem.
Abraços.