Formulário 1C

Olá!

1) Alguém poderia me dar uma orientação a respeito do 2° quadro, onde são solicitadas informações sobre número de assento e conservatória?

2) O meu familiar português não tinha assento de nascimento, apenas o de batismo. Localizamos o assento de batismo no site Nós Portugueses. Nesse caso, apenas a cópia do assento de batismo é equivalente à certidão de nascimento?

3) Tenho tentado ligar para conservatórias do Porto e a maioria dos números não estão atribuídos e na 3a conservatória ninguém atende. Alguém sabe o número de uma conservatória que atenda a ligações?

Agradeço muito! Boa sorte a todos!

Sublinhei em amarelo o que não sei como responder. O meu familiar é o n°13.

Comentários

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@VanessaSaraiva

O guia para preenchimento do formulário.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

===

1) No quadro 2, vc deve preencher o nome do português, a primeira linha.

Os demais campos são para assentos informatizados (nos moldes do civilonline), onde vc não envia um assento informatizado.

No seu caso, acredito que os demais dados devem ficar em branco.

2) Sim é equivalente. Vc coloca o nome completo do português e marca no quadro mais abaixo, que consta a certidão dele em relação ai grau de parentesco.

3) Se me permite a pergunta, qual p motivo da ligação?

Talvez, alguém aqui possa te ajudar.

Abraços

• "guimoss" no link que você enviou diz que:

Se o(a) português(esa) nasceu antes de 1911 será obrigatória a apresentação do Assento de Nascimento certificado pelo Arquivo Distrital responsável.

O meu bisavô nasceu em 1911. Então, ainda tenho dúvidas sobre essa documentação.

Eu consigo essa certificação pelo CRAV?

• @VanessaSaraiva

1) Alguém poderia me dar uma orientação a respeito do 2° quadro, onde são solicitadas informações sobre número de assento e conservatória?

É para preencher quando não se anexa a certidão de nascimento (depois de 1911) ou o assento de baptismo (documento de arquivo distrital)

2) O meu familiar português não tinha assento de nascimento, apenas o de batismo. Localizamos o assento de batismo no site Nós Portugueses. Nesse caso, apenas a cópia do assento de batismo é equivalente à certidão de nascimento?

Deve-se juntar o documento em papel, narrativo e certificado. Cópia somente será aceita se o documento estiver no civilonline (e a conservatória tem meios para consultar através do sistema SIRIC)

3) Tenho tentado ligar para conservatórias do Porto e a maioria dos números não estão atribuídos e na 3a conservatória ninguém atende. Alguém sabe o número de uma conservatória que atenda a ligações?

Conservatórias relutam em atender telefones (embora não seja impossível).

Tente com Skype, lembrando que estão à nossa frente 4 horas e só trabalham até às 16 horas.

Tente email ou poste aqui a sua dúvida.

• @VanessaSaraiva

O sistema mudou recentemente.

No site do digitarq, vc clica em "serviços em linha" e entrará no site do novo CRAV.

Lá, tem uma opção de ajuda.

A @mabego provavelmente está certa, mas eu sugiro a leitura da ajuda mais o contato com o AD, pedindo instruções.

===

O meu bisavô nasceu em 1911. Então, ainda tenho dúvidas sobre essa documentação.

Já houve casos de assentos anteriores a 1911 estarem na Conservatória e de 1911, no Arquivo Distrital.

Como vc encontrou um batismo, é mais provável que esteja no AD.

Informe a data e número do assento, Concelho e freguesia que eu verifico para vc.

===

Obs1: Se vc for pedir um assento pelo novo crav, deixe um tutorial/relato da dia experiência por aqui, para que possa ser repassados aos outros na sua situação, se puder.

Obs2: Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Abraços

• @VanessaSaraiva o assento do Avelino está no arquivo distrital de Viana do Castelo. Não conseguirá fazer o processo sem transcrever o casamento do avelino ou o óbito, porque infelizmente ele ainda foi batizado no último dia em que os batismos valem civilmente 31/3/1911, ou seja, só ficou com o primeiro nome, então vai precisar do casamento, ou do obito se ele foi solteiro, para comprovar o nome completo dele! Assim recomendo que peça uma certidão ao arquivo distrital e trate da trancrição no consulado que é bem mais rapido que as conservatórias, mas se for em SP faça em Santos e não em São Paulo

• @nunogomes

Boa noite,

Eu acho que ela consegue, se ela enviar (e não, transcrever) o casamento ou óbito brasileiros para fixar o sobrenome.

Se o casamento foi em PT, tem que pedir o assento de casamento no civilonline.

Se o caso da @VanessaSaraiva for de transcrição obrigatória, só aí que seria necessário fazer a transcrição do casamento.

É o que vem sendo defendido no fórum, sem relatos de erro.

Se eu estiver errado, por favor, me corrija, ok?

Abraços aos dois.

• @guimoss sim, não está errado, também há quem consiga sem ter que transcrever, se não for um caso com muita urgência, pode acabar compensando arriscar. Porque se exigirem, basta transcrever e costuma até ser bem rápido

• @mabego

Bom dia,

Estive lendo os comentários e verifiquei que o colega deverá pedir um documento narrativo certificado Eu pedi a da minha avó cópia reprográfica certificada, será que terei que pedir narrativa?

Obrigado

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@Fabio_mlima

Quem é a sua avó no processo?

A portuguesa a partir de quem será pedida a nacionalidade?

Ou

A requerente do processo?

Se for a portuguesa, vc pode usar a Reprográfica (= integral em Portugal), mas tem que verificar se o assento está legível.

Se não estiver, peça e use a narrativa (= inteiro teor digitada no Brasil) no processo de nacionalidade.

Se for a Requerente, a certidão deve ser a de IT Reprográfica, obrigatoriamente.

Se esta estiver ilegível, mande uma digitada junto, sem apostilar.

Se houve mudança de nome no casamento, envie o casamento em IT digitado, sem apostilar.

Abraços

• @nunesfl O meu bisavô não mudou de nome após o casamento. O nome dele era Avelino Fernandes, apenas.

Eu já liguei para o arquivo distrital de Viana do Castelo e a atendente me orientou a entrar em contato com a conservatória por onde farei o processo justamente para confirmar qual é a documentação necessária porque o meu bisavô nasceu, justamente, nesse período de transição (30/03/1911).

Então, não sei qual documento envio, de acordo com as orientações do fórum sobre o Formulário 1C.

• Boa noite @guimoss

Minha avó é a portuguesa que junto com meu avô (português) comporá o pedido de nacionalidade da minha mãe (requerente do processo)

A certidão de nascimento reprográfica do Arquivo Nacional da Torre do Tombo está legível.

A questão é se realmente é necessário enviar a certidão da minha avó, se o pedido será por parte do pai (declarante na menoridade do nascimento da minha mãe) é que vou enviar a certidão de casamento portuguesa (transcrição da certidão brasileira) e nela consta minha avó como portuguesa também e qdo minha mãe nasceu eram casados (consta na certidão de nascimento da minha mãe).

Abraços,

Obrigado.

• @Fabio_mlima

Estive lendo os comentários e verifiquei que o colega deverá pedir um documento narrativo certificado Eu pedi a da minha avó cópia reprográfica certificada, será que terei que pedir narrativa?

O ideal é a narrativa (às vezes a letra do pároco é bastante difícil... mas sem problemas.

• @VanessaSaraiva

Pela imagem postada, o assento é do AD, a ser pedida pelo novo CRAV.

===

Eu já liguei para o arquivo distrital de Viana do Castelo e a atendente me orientou a entrar em contato com a conservatória por onde farei o processo justamente para confirmar qual é a documentação necessária porque o meu bisavô nasceu, justamente, nesse período de transição (30/03/1911).

É um caso diferente.

Questione a respeito no seguinte email:

rcentrais.diversos@irn.mj.pt

Se a resposta for pelo uso do registro civil, siga esse guia:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Se não for achado o registro civil, aí só te restará usar o registro religioso do AD.

E, nesse caso, eu enviaria uma petição de 1 folha, assinado por autenticidade e apostilada, explicando o caso e anexando os comprovantes do fato alegado que surgirem.

Foi uma boa pergunta!

===

Para marcar os foristas,veja o guia no 1° tópico fixo do fórum.

Dessa maneira, não há risco das suas mensagens ficarem sem respostas.

===

@mabego

Boa madrugada,

Mais acima, vc falou do campo 2 e a possibilidade de preencher se o assento for do AD.

Acredito que essa possibilidade só existe quand8 a certidão portuguesa é emitida pelo civilonline.

Nas emitidas pelo AD, o Requerente deve colocar o nome do português na 1ª linha e deixar os dados do assento em branco, como no guia.

Por favor, me corrija se eu estiver errado.

Abraço às duas.

• @Fabio_mlima

A questão é se realmente é necessário enviar a certidão da minha avó, se o pedido será por parte do pai (declarante na menoridade do nascimento da minha mãe) é que vou enviar a certidão de casamento portuguesa (transcrição da certidão brasileira) e nela consta minha avó como portuguesa também e qdo minha mãe nasceu eram casados (consta na certidão de nascimento da minha mãe).

Nesse caso, o assento de nascimento da avó não é necessário.

Vc deve enviar o assento de nascimento do seu avô com o casamento averbado OU o nascimento do seu avô + o assento de casamento, obtido na transcrição do casamento brasileiro.

Se optar pelo 2° caso, mencione o assento de casamento no campo "outros docs" do formulário 1C, junto com os outros documentos adicionais.

Obs: olhe o 1° topico fixo para aprender a fazer a marcação dos membros do fórum.

Abraços

• @guimoss muito obrigado!!!!

• @guimoss

"2) O meu familiar português não tinha assento de nascimento, apenas o de batismo. Localizamos o assento de batismo no site Nós Portugueses. Nesse caso, apenas a cópia do assento de batismo é equivalente à certidão de nascimento?

Deve-se juntar o documento em papel, narrativo e certificado. Cópia somente será aceita se o documento estiver no civilonline (e a conservatória tem meios para consultar através do sistema SIRIC)"

---

"Mais acima, vc falou do campo 2 e a possibilidade de preencher se o assento for do AD. (leia acima, não disse nada sobre "preencher" e sim sobre "anexar" (e modelo do documento conforme o ano de nascimento) ou não o documento português.

Acredito que essa possibilidade só existe quand8 a certidão portuguesa é emitida pelo civilonline.

Nas emitidas pelo AD, o Requerente deve colocar o nome do português na 1ª linha e deixar os dados do assento em branco, como no guia."

sobre preencher o formulário, mesmo anexando documentos, não tem problema algum.

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@mabego @VanessaSaraiva

Boa tsrde,

Essa foi a mensagem sua que eu comentei:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302062/#Comment_302062

===

A pergunta da forista + a sua resposta, respectivamente:

1) Alguém poderia me dar uma orientação a respeito do 2° quadro, onde são solicitadas informações sobre número de assento e conservatória? É para preencher quando não se anexa a certidão de nascimento (depois de 1911) ou o assento de baptismo (documento de arquivo distrital

A primeira parte está correta (quando a certidão é do civilonline), mas acredito que a segunda não.

Quando o assento é do AD, não existe a possibilidade de não enviar o assento, bem como de preencher os dados do assento, pois os campos se referem às certidões civis, no modelo do civilonline.

A sua msg deu a entender ser possivel preencher esses campos, mas com assentos do AD, acredito nao ser possível.

===

sobre preencher o formulário, mesmo anexando documentos, não tem problema algum.

Quando vc diz que não tem problema algum, vc se refere ao preenchimento do campo, quando o Requerente envia uma certidão do AD?

Se for o caso, eu acho que teria problemas, pois essa parte do formulário tem informações que só constam em um registro civil, como a Conservatória da emissão.

Se eu estiver errado, por favor, entre em contato.

Abraços

• @guimoss

só interpretação de texto

• @guimoss

Bom dia,

Vc deve enviar o assento de nascimento do seu avô com o casamento averbado OU o nascimento do seu avô + o assento de casamento, obtido na transcrição do casamento brasileiro.

Se optar pelo 2°caso, mencione o assento de casamento no campo "outros docs" do formulário 1C, junto com os outros documentos adicionais.

Esse assento português pode ser o que recebemos pelo Civil online (diz que não tem valor oficial), ou seja, fotocopia simples de ambos (assento de nascimento e assento de casamento) pois optarei pelo 2ºcaso?

Forte abraço e mais uma vez obrigado!

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@Fabio_mlima

Os assentos emitidos pelo civilonline podem ser cópias simples.

Vc emite uma vez e pode tirar quantas cópias quiser.

Os emitidos pelo Arquivo Distrital tem que ser uma Reprodução em papel Narrativa e Certificada.

Esse são os casos.

Se vc quiser, vc pode me pedir para te enviar um Msgpriv e eu olho os docs para você.

Abraços

• @guimoss

Muito obrigado!!!!

• @guimoss

Não consigo mais enviar mensagem privada.

• AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

@Fabio_mlima você é membro antigo porém não chegou a solicitar depois da mudança, mas já disponibilizei para você.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.