Dúvida

Estou ajudando uma prima a solicitar a cidadania para o pai dela. O pai do pai (filho do português), está constando na certidão que quem declarou foi um terceiro, mas também consta que ele é filho legítimo do português. Nesse caso, o que teria de ser feito?

Comentários

• @ancmonteiro

Tem que transcrever o casamento do português para estabelecer a filiação

• @mabego O casamento já foi transcrito. Mas deixa eu ter certeza se você entendeu... Antonio(Português) é casado com Rita(casamento Transcrito). Eles tiveram um filho chamado Carlos(Pai do requerente). Na certidão do Carlos está Antonio e Rita como pais legítimos. Na certidão consta que o declarante é um terceiro chamado Aristides, que no caso não sabemos que é. Nessa ocasião, precisaria apenas transcrever o casamento?

• editado September 2022

@ancmonteiro

"Antonio (Português) é casado com Rita (casamento Transcrito)."

ok ... unico fato que deu para entender.

Só não ficou claro se o Carlos é português ou não... e por qual artigo o requerente vai basear seu pedido... o 1C ou 1D

• @mabego Carlos é o filho do português(ele é brasileiro). Artigo 1D.

• @ancmonteiro

junte documentos de escola (matrícula) e/ou vacinação (com assinatura dos pais), onde conste que o Carlos é filho do português, para justificar a ausência dos pais no ato da declaração do nascimento do filho.

Se estiverem vivos... uma declaração assinada e reconhecida por autenticidade resolve.

• @mabego

Boa noite,

Acho que vc cometeu um erro na sua resposta acima.

@ancmonteiro não precisa enviar mais nada.

O que vc recomendou é para casos em que os pais nao eram casados, falecidos e um terceiro foi o Declarante.

O casamento já faz a perfilhação.

@ancmonteiro , qual e o seu nome? Nao quero errar no gênero da resposta.

Abraços

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@ancmonteiro

Os pais do carlos constam como casados na certidão do filho?

No cenário descrito, só nesse caso eu vejo a possibilidade de providências adicionais.

@mabego

• editado September 2022

@guimoss

@Admin

não cometi erro não...

Minha irmã nasceu no interior, cidade dos pais de minha mãe.

Minha mãe entrou em parto e minha irmã nasceu lá, foi declarada pelo meu avô (e olha que é parente heim?!)

Enviamos documento de crisma.

Pelo que entendi, a família não sabe quem é o "declarante".

• @guimoss

na verdade, a história está um pouco confusa...

• @mabego

Entendi o seu caso.

Mas, o declarante do nascimento do filho não importa, se houve casamento entre os pais.

Eu nunca vi um processo em que, com o casamento transcrito, pediu documentos adicionais para comprovar a perfilhação.

Esta é presumida quando os pais são casados entre si.

É o que eu tenho visto no fórum.

Abraços

• @guimoss

sim, para perfilhar, a solução é transcrever.

mas ainda assim... quando se entra um terceiro de boa fé que não é parente, causa dúvidas...

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@mabego

@ancmonteiro

Vamos aguardar a pessoa se manifestar, então.

Mas, de maneira resuminda, é o que vem sendo defendido aqui em matéria de perfilhação:

1) Pelo parecer de 2019 do IRN, se o português foi declarante do nascimento do filho, antes deste completar 1 ano, o vínculo está estabelecido;

2) Se foi um terceiro ou o cônjuge estrangeiro (não-português), o vinculo deve ser provado com a transcrição do casamento;

3) Não havendo casamento entre os pais do registrado e a situação não estando no item 1, há necessidade de envio de docs adicionais (escolares, médicos, religiosos e jurídicos) para comprovar a participação na vida do filho (durante a menoridade deste*), o que faria a perfilhação;

* Essa questão da menoridade deve ser revista, (revogada ou flexibilizada) em breve, pelos projetos que voltaram a tramitar no Parlamento português no dia 06/09.

Abraços às duas.

• @guimoss

corretíssimo...

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@mabego @ancmonteiro

Obrigado!!!

É por isso que eu acredito que no caso proposto, a transcrição cumpria o papel.

Foi um bom debate, rs.

Abraços

• @guimoss Anselmo! Na certidão não consta eles como casados. O casamento foi transcrito faz alguns meses. Aristides é brasileiro mas não sabemos o grau de parentesco.

• @guimoss Entraria na opção número 2, certo?

"2) Se foi um terceiro ou o cônjuge estrangeiro (não-português), o vinculo deve ser provado com a transcrição do casamento;".

• guimossguimoss Beta
    editado September 2022

@ancmonteiro

O processo é de filho ou neto?

Vc não esclareceu.

===

Na certidão não consta eles como casados.

Mesmo assim, acredito que está implícito pelo fato do filho ser "legítimo", como vc mencionou acima.

Com a transcrição do casamento dos pais, a questão do declarante do nascimento do filho é irrelevante, a meu ver.

Basta vc enviar a cópia simples (tire várias cópias desse assento) e nencioná-la no formulário (1C ou 1D?) no campo outros documentos, junto com os outros documentos adicionais.

===

Aristides foi o terceiro declarante?

===

Entraria na opção número 2, certo?

Pelo que foi descrito sim, já que os pais eram casados e um terceiro foi o Declarante, o que torna a transcrição necessária para comprovar a perfilhação.

===

Eu sugiro que vc informe a lista de documentos que a sua prima pretende enviar mo processo para o fórum dar uma conferida.

Abraços

• @mabego

@ancmonteiro

1) Pelo parecer de 2019 do IRN, se o português foi declarante do nascimento do filho, antes deste completar 1 ano, o vínculo está estabelecido;

Neste item, a questão sobre a necessidade de transcrição se dá pela nacionalidade do nubente e do país onde aconteceu o casamento.

Só para esclarecer.

Abraços aos dois

• @guimoss o processo é de neto.

Sim, Aristides é o terceiro, o único declarante.

Segue os documentos que serão enviados:

Certidão de nascimento por cópia de inteiro teor (reprográfica e digitada) do Carlos.

Certidão de nascimento por cópia de inteiro teor (reprográfica e digitada) do requerente (filho do Carlos), reconhecida e apostilada.

Certidão de batismo do português, que é o pai do Carlos, reconhecida e apostilada.

Cópia da transcrição de casamento do português.

Antecedentes criminais com a validação no verso.

Cópia autenticada do RG reconhecida e apostilada.

Formulário 1D com assinatura reconhecida por autenticidade.

• @ancmonteiro

Vc não precisa enviar os dois modelos de cada certidão brasileira.

A do filho do português, mande a digitada*¹. A do neto, mande a Reprográfica*.

* Se estiverem ilegíveis, mande uma dirigida, sem apostilar.

¹ Aparece ms certidão digitada que o filho era legitimo?

===

O reconhecimenio do sinal público na certidão do neto é algo que nunca foi pedido, mas não atrapalha.

Todas as certidões e docs brasileiros devem ser apostilados, exceto os antecedentes criminaisce certidões "extras".

===

O batismo português foi na versão integral (= reprográfica) ou na narrativa (= digitada)?

O reconhecida é a certificação? Foi a analógica (selo branco e asssinatura manuscrita) ou digital (assinatura eletrônica)?

===

O assento de casamento do português está correto.

A cópia autenticada e apostilada do RG do Requerente deve ter menos de 10 anos, com filiação.

Os AC + validação estão corretos.

O formulário 1D deve estar colorido, sem rasuras, frente e verso, assimado pelo Requerente por autenticidade.

Se pagar com cartão - use Visa - tem que mandar o email da recepção do formulário.

===

Olhe esse link, que possui uma lista bem completa, na 2a parte:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

A sua lista tinha algumas inconsistências.

Abraços

• @guimoss Só reparando um pequeno erro. Eles eram casados sim, pois na certidão está como filho legítimo. Tinha esquecido desse detalhe de legítimo e ilegítimo.

• @guimoss Show! Muito obrigado!

• @mabego Muito obrigado! Você estava correto no início.

• @ancmonteiro

Eu tb tinha reparado o que vc falou.

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.