Problema com certidão do nubente estrangeiro

Oi, pessoal!


Venho postando dúvidas sobre meu processo para adquirir a cidadania há alguns anos. Já fiz o processo de cidadania da minha mãe, e no momento estou em busca da transcrição de casamento dela para enfim poder fazer o meu.


Acontece que meu pai é da Venezuela, e pra fazer a transcrição de casamento dela preciso da certidão do nubente não-português. Para adquirir o documento foi um trabalho enorme, porque tivemos que conseguir alguém na Venezuela que emitisse pra gente e legalizasse (todos lá falaram que era necessário fazer isso pra poder apostilar). Agora, infelizmente nosso contato não conseguiu fazer a apostila, pois era necessário presença do meu pai e ele mora no Brasil comigo.


Já estou em posse da certidão dele, mas não conseguimos fazer a apostila porque 1- ou teríamos que ir pra Venezuela e 2- por vários problemas lá da Venezuela, extinguiram os consulados aqui no BR e a embaixada não faz esse processo.


Queria saber se tem algo que eu possa fazer a respeito ou se não tenho como prosseguir com esse processo mesmo. Estamos tentando há anos e está bem cansativo e custoso.


Obrigado.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @rodrigobrazao

    Agora, infelizmente nosso contato não conseguiu fazer a apostila, pois era necessário presença do meu pai e ele mora no Brasil comigo.

    Não tem como pedir enviar pelos correios ou por um procurador ou advogado apto para atuar no Brasil e na Venezuela?

    Vc sabe qual é a autoridade competente para a apostila lá?

    É bom vc entrar em contato com ela para nais informações.

    Tente consultar o Consulado português da sua região sobre esse problema (impossibilidade de aoostilamento por problemas internos do país).

    Talvez seja aceito e peçam somente a autenticação pela embaixada.

    Estou na torcida!

    ===

    Quem foi o declarante do seu nascimento?

    Se foi a sua mãe (qual foi o processo dela? Filha, neta?) a declarante do seu nascimento, a transcrição é dispensada*.

    * Depende do tipo de nacionalidade dela, se não me engano.

    ===

    tivemos que conseguir alguém na Venezuela que emitisse pra gente e legalizasse (todos lá falaram que era necessário fazer isso pra poder apostilar).

    É difícil dizer o que seria legalização no seu caso.

    Um dos significados é a propria apostila.

    Lembre-se que a certidão deve ser a equivalente a de inteiro teor brasileira, ou seja, um relato de tudo o que está no registro de nascimento.

    Busque por mais informações e volte aqui, ok?

    ===

    Queria saber se tem algo que eu possa fazer a respeito ou se não tenho como prosseguir com esse processo mesmo. Estamos tentando há anos e está bem cansativo e custoso.

    Vc tem a opção de fazer a transcrição com supressão, diretamente em Portugal.

    Custa 100 a mais (100 + 120), fora o valor do envio (40 euros, por DHL, segundo relatos).

    Há um tópico aqui a respeito:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286559/#Comment_286559

    Eu sugiro a leitura dos relatos e requisitos para esse tipo de transcrição.

    Marquei a @marifontolan que foi a forista que fez a descoberta.

    Se puder, nos informe sobre s evolução do seu caso.

    Boa sorte!

  • @rodrigobrazao

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @guimoss


    Olá! Obrigado pelas respostas.

    Vou responder suas perguntas aqui tbm:


    Não tem como pedir enviar pelos correios ou por um procurador ou advogado apto para atuar no Brasil e na Venezuela?

    A pessoa que conhecemos lá na Venezuela falou que pra podermos dar o poder pra alguém apostilar em nome do meu pai seria algo extremamente custoso, que seria mais fácil tentarmos fazer por aqui. E por isso enviou pra gente a certidão por correio. Acho que ela não esperava que não conseguiríamos fazer por aqui também.

    Na Venezuela os processos estão tudo sendo por dólar também, então imagino que acabaria sendo nossa última opção (só pra legalizar foram 200 $)

    Vou ver se encontro um advogado lá que faça isso.


    Vc sabe qual é a autoridade competente para a apostila lá?

    É bom vc entrar em contato com ela para nais informações.


    A certidão foi emitida através da SAREN - Serviço Autonomo de Registros y Notarias. Seria isso?

    Vou mandar email pra eles. Boa ideia!


    Tente consultar o Consulado português da sua região sobre esse problema (impossibilidade de aoostilamento por problemas internos do país).

    Eu entrei em contato com eles (moro em Santos) e frisaram que teria que ser apostilado mesmo assim :/



    Quem foi o declarante do seu nascimento?

    Se foi a sua mãe (qual foi o processo dela? Filha, neta?) a declarante do seu nascimento, a transcrição é dispensada*.


    O declarante foi meu pai. Infelizmente por isso acaba não sendo dispensada :/



    É difícil dizer o que seria legalização no seu caso.

    Um dos significados é a propria apostila.

    Lembre-se que a certidão deve ser a equivalente a de inteiro teor brasileira, ou seja, um relato de tudo o que está no registro de nascimento.


    É, é meio confuso. Acabou que recebi a certidão de nascimento com mais 3 páginas.

    Uma é uma certificação falando que o documento é uma copia fiel e exata do que consta nos arquivos.

    Outra pagina é um Registro legalizando a firma do cidadão que registrou a certidão.

    E a última é legalização de firma de mais outra pessoa que registrou.

    Também não entendi direito, mas pelo que procuramos e nosso contato falou, é o que é necessário pra poder dar andamento em processos de cidadania e apostilas.


    Vc tem a opção de fazer a transcrição com supressão, diretamente em Portugal.


    Caramba, legal saber que tem essa opção. Não conhecia. Se eu não conseguir mesmo a apostila, com certeza vou recorrer a esse meio. Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.