Por favor, preciso de ajuda na busca da certidão de nascimento de meu bisavô

Estou buscando a documentação necessária para obtenção de cidadania portuguesa para minha mãe, neta de portugueses. A mãe dela, minha avó, é falecida. As informações de minha bisavó já foram identificadas, entretanto estou com dificuldade na obtenção dos documentos do meu bisavô. Também não encontrei ainda a certidão de casamento dos dois, e aqui no Brasil, a certidão de óbito de meu bisavô nunca foi emitida, apenas uma guia de sepultamento, guia está apresentada no segundo casamento de minha bisavó. Quanto a isso, terei q entrar com pedido judicial.

Mas, como disse, preciso mesmo de ajuda na busca da certidão de nascimento do meu bisavô. Pelas informações que tenho ele nasceu na região do Porto, em alguma então "aldeia" daquela época.

Nome: Henrique Benedicto Saraiva (No Brasil, na maioria dos documentos como Benedito sem o c)

Mae: Maria Benedicta Saraiva

Pai: Joaquim Baptista

Nascido em 20/10/1892, entretanto, a guia de sepultamento informa que ele tinha 48 anos em 1932, ou seja, talvez tenha nascido antes.

Ele migrou para o Brasil em 1913, mas não encontrei as informações de passaporte, que seria muito útil, com certeza.

Se puderem me ajudar, até mesmo indicando onde devo procurar, onde posso encontrar todos os arquivos distritais, ficaria muito grata.

Obrigada

Daniela

Comentários

  • @Danicosta

    As informações de minha bisavó já foram identificadas, entretanto estou com dificuldade na obtenção dos documentos do meu bisavô.

    Deixe a lista precisa de documentos que vc tem e de possíveis parentes.

    Quem sabe alguém nao acha para vc?

    ===

    Também não encontrei ainda a certidão de casamento dos dois, e aqui no Brasil, a certidão de óbito de meu bisavô nunca foi emitida

    Se ambos eram portugueses, a transcrição de casamento será necessária.

    Qual a nacionalidade da bisavó?

    Vc é descendente de qual casamento?

    Vc deverá achar o nascimento de um deles (ao menos) e o casamento, civil ou religioso*.

    * Nas certidões relihiosas, costuma aparecer a naturalidade dos nubentes.

    O óbito não.

    ===

    guia está apresentada no segundo casamento de minha bisavó.

    Vc tem que pesquisar da chegada (se chegou Solteiro) até o nascimento do 1° filho.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss Obrigada pelo retorno.

    Sim, os dois eram portugueses, e acredito que tenham se casado aqui no Brasil, mas nao encobtramos o registro do casamento em nenhum cartorio de Salvador.

    Nome da minha bisavó: Aurora Fernandes (adotou Aurora Fernandes Saraiva após o casamento)

    Ela nasceu em Espinho, Aveiro em Nascimento em 27 de abril de 1903, filha de Alfredo Fernandes e Maria Josefina Fernandes. Ela emigrou pro Bradil em 1916.

    Ainda nao temos a certidao de nascimento dela, mas pelo menos temos as informações.

    Já meu bisavô emigrou em 1913, por isso acredito que se casaram no Brasil. Minha avó, filha mss vrlha

  • @Danicosta como sabe que o Henrique chegou em 1913?

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Danicosta

    Onde vc conseguiu essas informações?

    Se foi em certidões brasileiras, divergências eram comuns.

    Te mandei uma msg no privado.

    É o envelope no menu da sua conta.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Danicosta

    E como os dois eram portugueses, vc terá que achar um casamento (o religioso pode ser aceito) para ser transcrito, pois sem ele o processo deverá cair em exigência, segundo o defendido no fórum.

  • Olá @Danicosta tudo bem?

    Me chamo Saile, sou de Salvador e atualmente moro em Lisboa, faz uns anos que faço a minha árvore e busco certidões da minha família.

    Mais recentemente encontrei a certidão de óbito do meu bisavô e buscando por mais informações no google encontrei o seu post!

    Pelas informações que deu vi que somos parentes 😍

    Como já estou em Portugal penso que seria legal trocarmos informações e nos ajudarmos com o processo, o que acha?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.