URGENTE!!! Pedidos de nacionalidade X 31/08/22

Pessoal, boa tarde

Há alguns dias, saiu uma determinação por parte da DHL que dizia que os processos enviados até o dia 31/08 teriam a data de recebimento como a do envio.

A notícia, divulgada pela @mabego :

https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/IRN-reforca-atendimento-presencial-para-rececao-de-pedidos-de-nacionalidade

O caso foi imaginado para os Sefarditas pela entrada em vigor da última alteração do Regulamento da Lei da Nacionalidade.

Mas, acho que o envio nesse prazo pode beneficiar diferentes tipos de pedido.

Eu pensei no caso de um menor que irá fazer 18 anos, tendo o seu processo recebido depois de ter iniciado a maioridade.

Nesse caso, segundo as regras habituais, poderia ser cobrada a taxa depois, sob a justificativa de ser um processo de maior, pois recebido (processo entregue na CRCentrais ou quandi for numerado) depois de o Requerente ter completado 18 anos.

Mas, com a determinação acima, o inicio do processo conta a partir da data da expedição, se enviado até o dia 31/08.

No meu exemplo acima, não haveria a possibilidade de cobrança da taxa.

Talvez essa determinação seja prorrogada, mas vale até o dia 31/08, atualmente.

Então, se alguém está com tudo pronto, pode ser uma boa ideia considerar o envio do processo amanhã, dia 31/08/22.

Obs: Por uma questão de cautela tb sugiro que a pessoa vá até um posto do DHL, ao invés de pegar em casa, pois pode ser que o início se dê após o funcionário da DHL pegar o envelope e o processamento se der após o dia 31/08.

Espero que esse aviso seja útil aos foristas.

Boa sorte a todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.