Documentos necessários para neto de portuguesa

Boa tarde pessoal, sou novo aqui, dei uma vasculhada no fórum mas achei algumas informações conflitantes e gostaria de uma ajuda. Caso já exista esse tópico, peço desculpas.


Estou querendo dar entrada no processo de cidadania para meu pai, que é neto de portuguesa. Uma tia-avó minha (filha de portuguesa) já conseguiu tirar e acabou que adiantou muita coisa pra mim (averbação do casamento da bisavó em Portugal e tudo mais).

Quando vou atrás da lista de documentos necessários, vejo algumas diferenças, então queria confirmar, se preciso de algum documento aqui (além do formulário), além desses:

Certidão de Nascimento do meu pai (neto requerente)

Certidão de Nascimento do meu avô (filho de portuguesa, já falecido)

Certidão de Casamento de minha bisavó (ela casou no Brasil)


Att.

Comentários

  • @yfaleiro

    O filho da portuguesa (pai do seu pai) não pediu a cidadania?

    Olhe essa lista, a 2a parte:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    Os antecedentes criminais devem ser deixados por último, pois têm validade de 90 dias.

    ===

    Sobre os documentos:

    1) A de nascimento do neto deve ser de inteiro teor por cópia Reprográfica;

    Se ele mudou de nome com o casamento, deve enviar essa certidão em inteiro teor digitada.

    2) A do pai dele (filho da portuguesa) deve ser de inteiro teor digitada e apostilada.

    3) Se o casamento está averbado no nascimento da sua bisavó, não há necessidade de enviar o casamento brasileiro dela.

    A certidão da sua bisavó portuguesa deve ser a Reprodução Narrativa com Certificação Analógica (selo branco em alto relevo e assinatura manuscrita).

    Vc pode pedir a com certificação digital (assinatura eletrônica e impressa pela internet), mas há uma certa insegurança sobre ela, pois não houve nenhum relato (positivo ou negativo) sobre o seu uso.

    Verifique por divergências nas certidões brasileiras. A referência é a certidão portuguesa.

    Espero que as informações sejam úteis.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss muito obrigado.


    Não, meu avô (filho de portuguesa) não solicitou a cidadania, ele faleceu a 20 anos. Ainda assim é possível que meu pai dê entrada na cidadania como neto, né?


    Att.

  • @yfaleiro

    A sua marcação não apareceu aqui.

    Vc tem que fazer do modo que te indiquei acima.

    ===

    Com o filho falecido sem ter a cidadania, o único caminho é o neto pedir.

  • @guimoss Bom dia,

    uma dúvida sobre o item 3.

    "3) Se o casamento está averbado no nascimento da sua bisavó, não há necessidade de enviar o casamento brasileiro dela."

    Quando uma parente fez o processo da vó dela (filha de portuguesa), ela fez um assento do casamento da nossa bisavó em Portugal. Isso é algo diferente de averbação?


    Att.

  • @yfaleiro

    Vc tem duas opções de envio:

    1) Vc pede um assento novo da portuguesa (qual foi a entidade que o emitiu? Foi o AD ou o civilonline?) e nele deverá estar averbado o casamento dela realizado no Brasil*.

    * Confirme com a entidade emissora.

    2) Caso vc tenha o assento de nascimento da portuguesa (original, se for do AD e cópia, se for do civilonline) e não haja averbação nele, vc envia os dois documentos (nascimento e casamento, este cópia simples) e menciona o casamento no campo "outros docs".

    A transcrição é o nome do procedimento de comunicação e posterior anotação (averbação) de um ato civil praticado por um português fora de Portugal.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.