Dúvida - Formulário 1D

Olá!

Pretendo dar entrada no processo de neta da minha mãe diretamente em Portugal (ela me enviará os documentos por correio) e gostaria de realizar o pagamento da taxa no ato da entrega dos documentos.

Dúvida: Posso preencher o modelo do formulário online com as orientações que já vi no tópico específico do fórum e pedir a ela apenas que imprima frente-verso a cores, assine e reconheça a assinatura por autenticidade?

Vejo que a indicação é que seja preenchido o formulário enviado por email após o pagamento da taxa por cartão, mas no caso devo apenas baixar o modelo sem o recibo do pagamento e preencher?

Obrigado pelos esclarecimentos!

Comentários

  • @albertopereira

    Leia a notícia abaixo.

    Acho que pode ser útil para o seu caso.

    https://irn.justica.gov.pt/Noticias-do-IRN/IRN-reforca-atendimento-presencial-para-rececao-de-pedidos-de-nacionalidade

    Se ela postar até o dia 31/08, a data do início será a data da expedição do processo para Portugal.

    ===

    Dúvida: Posso preencher o modelo do formulário online com as orientações que já vi no tópico específico do fórum e pedir a ela apenas que imprima frente-verso a cores, assine e reconheça a assinatura por autenticidade?

    A sua mãe pode baixar o modelo genérico e fazer como vc indicou.

    Mas, me parece equivocado fazer isso. Ela poderia fazer o envio diretamente para CRCentrais.

    Outra questão é que um de vcs poderiam fazer o pgto por cartão de crédito, o que daria mais segurança ao processo.

    Já que vai fazer um envio, é melhor fazer diretamente para a CRCENTRAIS.

    A única vantagem seria o recebimento imediato da numeração, mas até o dia 31/08 (ao menos), o inicio do processo se dá na data que a DHL recebeu o pacote e iniciou o envio.

    ===

    Vejo que a indicação é que seja preenchido o formulário enviado por email após o pagamento da taxa por cartão, mas no caso devo apenas baixar o modelo sem o recibo do pagamento e preencher?

    O site do modelo genérico, caso queira:

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-modelos?pk_vid=1b3db8fa2b363b6b1661782669126245

  • @guimoss

    Muito obrigado pela resposta!

    Infelizmente, não será possível aproveitar esse prazo até o dia 31/08, pois o registro de nascimento do avô dela está aqui comigo, em Portugal, então a ideia seria juntar aos demais documentos do Brasil (um parente em viagem traria) e eu daria entrada presencialmente, efetuando o pagamento.

    Outra dúvida que me veio à cabeça agora, preciso de procuração para que possa realizar a entrega dos documentos por ela e efetuar o pagamento, sendo filho?

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @albertopereira

    So vi depois que vc já sabia como marcar os outros foristas.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @albertopereira

    Infelizmente, não será possível aproveitar esse prazo até o dia 31/08, pois o registro de nascimento do avô dela está aqui comigo, em Portugal, então a ideia seria juntar aos demais documentos do Brasil (um parente em viagem traria) e eu daria entrada presencialmente, efetuando o pagamento.

    A certidão é emitida por um Arquivo Distrital ou pelo civilonline?

    No primeiro caso, a sua mãe tem a opção de fazer o pedido de Reprodução com certificação digital*, que é impressa pela internet.

    * Ninguém até hoje relatou - até onde sei - problemas ou sucesso com o uso da certificação digital nesses registros.

    O Consulado do Rio, as PGRs portuguesas e o Arquivo Regional da Madeira aceitam o seu uso.

    A decisão é sua.

    No segundo caso, vc poderia enviar a imagem por email ou outro meio eletrônico e ela enviaria o processo com a cópia simples, o que é possível com certidões do civilonline.

    Também neste caso, há a possibilidade de preencher os dados no formulário, sem enviar o assento.

    Nesta última opção, vc nao marcaria o x no campo 4, onde é mencionado a certidão do avô português.

    Essa opção de não enviar é mais perigosa.

    ===

    Outra dúvida que me veio à cabeça agora, preciso de procuração para que possa realizar a entrega dos documentos por ela e efetuar o pagamento, sendo filho?

    Essa me deixou em dúvida.

    Mas, com a noticia acima, passou a ser possivel a entrega sem conferência em algumas entidades apontadas pelo IRN.

    Mas, vou deixar algum outro forista se manifestar a respeito.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.