Obrigatoriedade da transcrição de casamento para emitir CC/passaporte
Prezado(s),
Minha situação: sou bisneto de português. Minha avó fez o processo de nacionalidade dela, depois minha mãe e agora eu. Todos foram concluídos com sucesso, com assento de nascimento devidamente lavrado para todos nós. Iniciei meu processo de nacionalidade quando já era casado.
Situação da minha esposa: ela é neta de português. O pai dela concluiu o processo de nacionalidade dele com sucesso e agora minha esposa está aguardando a conclusão do dela. Ela também iniciou o processo de nacionalidade dela quando já era casada comigo.
Minha dúvida é: tenho que transcrever meu casamento agora, antes de emitir meu CC e passaporte ou posso emitir tais documentos e só depois pedir a transcrição do meu casamento?
Ou seria melhor aguardar a conclusão do processo da minha esposa e depois pedir a transcrição de nosso casamento? Se sim, o meu pedido de transcrição servirá para nós dois (pagamento de uma só taxa e um único processo) ou terei que fazer a transcrição como requerente e depois ela terá que fazer uma transcrição sendo ela a requerente, pagando duas taxas e dois processos distintos.
Antecipadamente grato.
Comentários
@FFREITASN , faça a transcrção do casamento - apenas uma vez! depois que sair a nacionalidade de sua esposa e, só então, peça o CC e o passaporte.
Muito obrigado pela resposta, @Leticialele
Aproveitando a discussão:
1 - No caso de uma pessoa que casou antes da naturalização (aquisição via sefardita) o tempo de casamento anterior a naturalização consta para o cônjuge se naturalizar por ser esposa de um naturalizado ? Porque quando se casaram nenhum dos dois eram portugueses ainda.
@devsefardita , sim, conta o tempo total do casamento.
Obrgiado @Leticialele
Olá ! Bom dia!
Já terminei a etapa de assentamento de nascimento.
Tenho 61 anos e sou casado a 38 anos . O que fazer primeiro: 1-Averbar o casamento?(Como fazer) 2-Tirar cartão cidadão e passaporte?( Como fazer?)
@Rogério Freitas Olá,
O que fazer primeiro: 1-Averbar o casamento?(Como fazer)
Sim, a atualização do estado civil (transcrição do casamento) é indispensável para se tirar/renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, além de ser imprescindível para efeitos de atribuição de nacionalidade ( para o caso da sua esposa e filhos)
Para transcrever o seu casamento via Consulado pode acessar o site onde vai encontrar todas as informações e relação de documentos, o serviço é feito enviando os documentos pelo correio ,
Após a transcrição poderá solicitar o cartão Cidadão / Passaporte.
como exemplo segue link Consulado SP:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio
2-Tirar cartão cidadão e passaporte?( Como fazer?)
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-cc
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#passaporte-eletr%C3%B3nico-portugu%C3%AAs-pep
Gostaria de saber se é possível solicitar a transcrição de casamento no mesmo dia do agendamento para emissão do cartão cidadão + passaporte no consulado de SP?
Pessoal, minha situação é bem parecida com o do colega que abriu o tópico!
O processo de filho do meu marido está para sair. Nós pensamos em já transcrever o casamento, pois vamos viajar juntos para Portugal.
Ocorre que o processo de filho da minha mãe está para sair tambem e vou dar entrada no meu. Quando sair a minha nacionalidade, teremos que pagar a transcrição do casamento de novo?
Obrigada.