Nacionalidade para Neto

Olá,


Tenho uma dúvida quanto ao pedido de nacionalidade para neto de português. Tentei tirar essa dúvida no consulado e no conservatório porém só remetem no link do site e ela não consta expressamente.

Vejamos, a avó adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2009, tenho o assento de nascimento dela, bem como a transcrição do seu casamento (ocorreu no Brasil) realizado em Lisboa.

Em 2012 o avô (brasileiro) faleceu, e a avó (portuguesa) veio a falecer em novembro/2021 no Brasil (tenho certidão de óbito brasileira)

Gostaria de saber se será necessário fazer a transcrição do óbito de ambos para que o neto possa fazer o pedido de nacionalidade? Ou somente da avó portuguesa? Ou se de fato não precisa fazer transcrição de nenhum? Tendo em vista que o processo será instruído em Lisboa.


quando o neto é casado, bastante enviar a certidão de casamento apostilada?

Comentários

  • @Flavine24

    Para a nacionalidade não precisa transcrever o óbito. É opcional, é grátis (só o custo dos documentos autenticados), mas não precisa fazer.

    A sua avó, pelo que entendi adquiriu a nacionalidade pelo casamento, e sendo assim você não pode fazer a nacionalidade através dela. É uma nacionalidade derivada.

    Você faz a nacionalidade através do avô.

    Se o filho/filha desse português (seu pai ou mãe), ainda estiver vivo, deve fazer a dele primeiro (ou junto), pelo ACP e deve sair em seis meses. Todos como filhos, art-1C. Seu pai, através do português, e você através do seu pai (ou mãe).

    Somente faça como neta (pulando uma geração) se o filho do português já tiver falecido. Neste caso, neta só pode fazer pela CRCentrais de Lisboa, e leva cerca de 3 anos.

  • @Flavine24

    A avó conseguiu a nacionalidade por quem?

    E qual a modalidade?

    Por favor, esclareça o seu caso.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @guimoss a avó (nasceu em São Paulo) adquiriu a nacionalidade de seu pai (natural de freguesia de Passô).

  • @gandalf Desculpe não ter mencionado, não foi pelo casamento, a avó adquiriu a nacionalidade pelo seu pai que é natural de freguesia de Passô, concelho de molmenta da Beira conforme o assento de nascimento.

    Adquiriu em 2009, meu pai não tem interesse em tirar a nacionalidade portuguesa no momento.

    Por isso, andei pesquisando e entendi que seria possível pular esta geração, e eu pedir a nacionalidade como neta, apesar de estar vivo, pode ser que tenha me enganado nas informações. rs

  • @Flavine24 , é possível fazer como neta, embora não seja a melhor solução.

    Como neta, seu processo vai levar uns 3 anos; só tramita pela CRCentrais - Lisboa.

    Se seu pai fizer, o processo , mandado para o Arquivo Central do Porto, levará uns 6 meses e, em seguida, o seu, outros 6 meses.

    Fazendo de geração em geração, diminui sensivelmente o prazo de obtenção da cidadania.

    Não vai precisar da certidão de óbito para nada.

  • editado August 2022

    @Flavine24 @Leticialele

    Estando o filho(a) do português ainda vivo, não é vantagem fazer como neta, exceto em casos raríssimos. E custo não é um deles.

    É como a Leticialele disse, porém com mais um detalhe a seu favor.

    Há outros motivos, mas vou focar no tempo apenas. Muita coisa pode acontecer em 3-4 anos. Ter opções é essencial.

    Pode mandar junto o processo de seu pai e o seu. Ambos por art-1C. Ambos ficarão prontos em 6 meses, e sairão juntos, se pedir a apensação dos processos.

    Se fizer como neta, vai levar pelo menos 3 anos, mas esse tempo vem subindo. É possível que quando chegar a sua vez, estará levando bem mais, 3,5 talvez 4 anos. Não dá para prever num futuro tão distante. O volume de processos praticamente dobrou nos últimos 2 anos.

    Siga o conselho, e faça a de seu pai e a sua (e de seus irmãos) juntos pelo ACP, por art-1C. Serão 6 meses total.

  • @Flavine24

    É melhor tirar a do seu pai, como filho e depois a sua, como filha.

    De 12 a 18 meses, no máximo, ambos serão portugueses.

    Do seu pai, vc só precisaria comparecer no cartório em 1 dia para abrir firma e assinar o formulário 1C por autenticidade e fazer uma Prova de Vida, se for muito idoso.

    É melhor tentar convencê-lo.

    Boa sorte!

    ===

    Para a transcrição (se necessária*) do casamento da avó portuguesa, vc tem legitimidade para pedir, como neta.

    * Se a portuguesa casou no Brasil com um não-português e declarou o nascimento do filho, antes deste completar 1 ano de idade, a transcrição é dispensada.

    Abraços

  • Olá,


    Alguem poderia me informar qual a relação de documentos necessárias para tirar cidadania atualmente? Estou ajudando meu irmão no processo dele.


    E alguém poderia tb informar qual conservatório está fazendo o processo mais rapidamente?

  • @RafaelEiji86

    Busque no fórum que há várias referências.

    Por favor, pare de postar em diferentes tópicos a mesma pergunta, sem nem mesmo responder no tópico que vc mesmo criou.

  • @gandalf olá, sobre a apensação dos processos, eu conseguiria fazer da minha avó, do meu pai e o meu pelo formulário 1C. Se sim, como fazer a apensação? Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.