Cidadania para filha de Português

Oi pessoal, boa noite!

Sou nova no fórum, e gostaria de uma ajuda para saber qual a melhor forma de dar entrada no meu pedido de cidadania.

Meu pai é português e minha mãe brasileira, mas nunca foram casados. Então preciso obter a certidão de nascimento do meu pai, mas já pesquisei na internet e não sei qual a melhor forma de solicitar isso.

Meu pai chama-se José dos Santos Pinheiro, nascido em 10/01/1938 em Trancoso - Aldeia Nova, Dist. Da Guarda.

Meus avós paternos são ambos portugueses: Ezequiel Pinheiro e Margarida da Conceição Pinheiro.

Eu sou casada, pela segunda vez, e há tempos atrás quando comecei a pesquisar sobre a nacionalidade, vi no site do consulado que teria que reconhecer o primeiro casamento, depois o divórcio, depois o segundo casamento...enfim, fiquei confusa e não sabia direito o que fazer. Cheguei a procurar uma consultoria, mas vi quer era caríssimo e não conseguiria pagar.

Meu objetivo é conseguir a nacionalidade e depois tmb passar aos meus filhos e marido.

Obs. Tenho um filho maior de idade - do primeiro casamento, e um menor, do segundo casamento.

Alguém poderia me ajudar de como devo proceder?

Tem alguma forma de solicitar isso em Portugal, ou é mais fácil aqui pelo consulado mesmo?

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.