Acesso a Certidão

Olá, boa noite@ Espero encontrá-los bem! Me cadastrei para ter acesso a certidão, porém tenho poucas informações sobre meu bisavó que era o português, e veio para o Brasil quando tinha 11 anos de idade, tenho9 um documento, o passaporte dele mas lá não fala a data de nascimento e nem o local exato. Quando do cadastro para requerer o registro de batismo tive esse retorno -

"Exma Sra:

Do pedido apresentado não constava a informação necessária para a localização do registo pretendido/cuja emissão de certidão pretende obter.

Deverá, obrigatoriamente, indicar o local do registo, informação imprescindível para satisfazer o pedido apresentado.

Viseu é um distrito com 24 concelhos, cada um com várias freguesias (Paróquias), como poderá verificar e pesquisar em:

"

O que sugerem que eu faça??

Comentários

  • Eu tenho um documento, um passaporte que foi expedido, é o único documento português que tivemos acesso, todos os outros daqui do Brasil, Certidão de casamento, de óbito, nenhum consta essas informações (data, local do nascimento). Através desse documento que segue abaixo, seria possivel descobrir algo?


  • editado August 2022

    @KamillaOliveira

    José dos Santos - https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1174648 m0126.tif assento nº 19

    Data do batismo: 9 de abril de 1899

    Faça um pedido de certidão ao CRAV - https://crav.arquivos.pt/login

    Arquivo Distrital de Viseu

    Concelho - Sátão

    Freguesia - Rio de Moinhos

    Boa sorte!!

  • Nascimento - 18/12/1898.

  • Meu Deus, como vocês conseguem isso? hahahaah que maravilhoso! Gratidão. Já solicitei

  • editado August 2022

    Olá pessoal, espero que todos estejam bem. Venho recorrer à este grupo para me orientarem de como devo proceder para ter acesso ao assento do avô da minha esposa. Segundo informações da família, ele nasceu em Bragança, Curopos, em 15/09/1902.

    o nome dele é JOSÉ MANOEL DE MORAES, filho de João Manoel de Moraes e Esperança Magdalena. Fiz uma solicitação ao CRAV ampliando até a data do nascimento (considerando que já vi alguns casos que naquela época os registros atrasavam para serem feitos) e recebi a seguinte resposta: " Informamos que foram efectuadas as pesquisas que solicitou e que não foi localizado

    documento pretendido nos anos de 1901 a 1905".

    Se alguém puder me orientar onde posso obter essas informações eu agradeço desde já

  • editado August 2022

    @Marcelo Marques

    Deve ser a emigração do José Manuel https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1376285

    ...talvez o nome do pai seja o motivo de não encontrarem o registro

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6D-3483

  • Boa tarde Kleber. Desde já agradeço sua atenção e presteza na ajuda. Me permita fazer uma consideração, tenho os documentos de identidade, casamento e óbito dele, porém, todos os documentos emitidos aqui no Brasil, especificamente falando no Rio de Janeiro. Nesses documentos constam como sendo o pai João Manoel de Moraes e não João Libório.

    Além disso o anexo que enviei anteriormente e emitido pelo Consulado de Portugal aqui no Rio de Janeiro reitera o nome dos pais.

    Você por acaso tem alguma outra sugestão que me faça localizar? Há algum arquivo central em que eu possa recorrer com as informações que disponho?

  • @Marcelo Marques

    1ª emigração da família https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1237488

    pode solicitar todos os registros, do Jose (pai sendo João Liborio) e irmãos, e averiguar os avos paternos e maternos

  • editado August 2022

    @Kleber Silva Aguiar , @Marcelo Marques

    Essa parece ser a família em questão. José Manuel com 9 anos, nasceu em 1902.

    Batismo da Maria Eugênia, em Curopos, 1905.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6D-44F2

    Marcelo, no seu lugar pediria a cópia simples desse batismo ao ADBragança (vai custar por volta de 1 euro) para ver se a mãe Esperança Maria é natural de outra freguesia.

  • Olá Kléber, realmente fico muito grato pela sua boa vontade e suporte oferecido, mais pelos documentos que tenho (e que vou enviar anexo) não tem o pai como sendo João Libório o que me leva a entender tratar-se de outra pessoa.

    Veja que os documentos trazem como pai João Manoel de Moraes e mãe Esperança Magdalena, sendo lavrado nos documentos como se tivesse ele nascido em 15/09/1902

  • @Marcelo Marques

    com o nome do pai "João Manoel de Moraes"...

    "Fiz uma solicitação ao CRAV... " "...Informamos que foram efectuadas as pesquisas que solicitou e que não foi localizado."

    entendo não acreditar que seja o mesmo José mas, é comum pais apresentarem nomes diferentes nos registros dos filhos, por isso sugeri solicitar os registro do José e irmãos para confrontar os avos.

  • Oi Kléber, te peço até perdão pelas minhas confusões, realmente fiquei embaralhado...

    Neste caso você me orienta a solicitar as informações deste João Manoel? Através dele como eu chegaria ao José Manoel?

    Nesse interim eu perguntei minha esposa e ela realmente confirmou que o José tinha essa irmã, provavelmente seja essa família mesmo e tenha ocorrido o que você falou, o pessoal registrada com outro nome por ai.

    Se não for abuso de minha parte, você poderia me orientar como devo proceder? Solicitar cópia do passaporte do João Manoel (bisavô) constaria nele as informações do José (na época menor de idade e nosso interesse)?

    Mais uma vez agadeço sua ajuda antecipadamente

  • @Marcelo Marques

    passaporte nº165 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228252 ,se a família ainda tiver alguma foto do avô pode conferir com a do passaporte.

    acredito que AD de Bragança não tenha os processos dos passaportes (1911 e 1930)

    eu solicitaria os registros no CRAV, do José (pai sendo João Libório) e irmãos, copia simples via Web

  • @Marcelo Marques

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    ===

    O sistema mudou, mas talvez, vc pode ter uma luz ao cobsuktar as regras antigas:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se vc buscar por CRAV na barra de buscas do fórum e olhar as mensagens mais recentes, vc pode ver os relatos de outros foristas.

    Boa sorte!

  • @Kleber Silva Aguiar

    @guimoss

    Olá pessoal, muito bom dia. Agradeço, do fundo do meu coração, o empenho e pronta ajuda que vocês estão me oferecendo. Já solicitei ao CRAV as informações referente ao ente que procuro. Não vou desconsiderar solicitar informações sobre o João Libório, mas as informações anteriores me indicam que a pesquisa que eu estava fazendo anteriormente (inserindo o Moraes) estava equivocada, o que creio que estava interferindo no resultado final. Ao realizar busca do João Manuel (bisavô) constatei as informações que me mais se aproximam da realidade, inclusive nome da mãe e dos irmãos..

    Já solicitei ao CRAV e agora aguardarei respostas, mas provavelmente a resposta virá em nome do José Manuel (sem o "de Moraes"), mas isso creio que será meu próximo passo em saber em que circunstância foi inserido o sobrenome "de Moraes" visto que no registro do meu sogro já trás o nome do aVõ dela registrando o pai com esse sobrenome, "de Moraes"...

  • @Kleber Silva Aguiar

    @guimoss


    Olá pessoal, boa tarde. Seguindo as orientações e sugestões eu solicitei uma pesquisa ao nome do ente e acabei de obter essa resposta: "Informo que o registo de batismo de José Manoel foi localizado. COTA: ADBGC-PRQ-VNH05-001-00056-REG13-FLS.6-1902-CX02- [1902-1902]. Não constam averbamentos", como faço para obter o Assentamento? Pensei que fosse ser enviado informações ou até mesmo link para que eu pudesse realizar o pagamento para obtenção do assento, considerando que o serviço é pago, correto? Não via CRAV? Caso não, podem me orientar qual o próximo passo que devo tomar?

  • Prezados,

    fiz o pedido de reprodução de certidão de nascimento/batismo no CRAV e tive a seguinte resposta:

    "Mensagem: Exmo. Sr:

    O Código de Referência indicado respeita a um livro de duplicados existente no Arquivo e Museu Diocesano de Lamego (AMDL) cujo original se encontra na Conservatória do Registo Civil de Armamar, para onde deve dirigir o pedido."

    Com essa responsei, pesquisei sobre a Conservatória do Registo Civil de Armamar e encontrei endereços, mas nenhum site próprio da Conservatória, apenas o site do Instituto dos Registros e do Notariado (IRN) https://irn.justica.gov.pt/.

    Poderiam informar se o caminho a seguir é nesse site do IRN?

    Grato!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.