Recebimento do PIN

Olá,

Pessoal tudo bem, estou com uma duvida.

Eu tenho o meu cartão e passaporte emitido desde 2019, ha uns meses atras eu recebi uma carta com um PIN falando que deveria fazer uma ativação direto no consulado. Alguem sabe exatamente o que precisa ser feito e se realmente é preciso fazer algo ?

Comentários

  • Achei a resposta


    O que é a Carta PIN?

    Quando pede ou renova o Cartão de Cidadão, ou se alterar a morada, vai receber por correio uma carta com os códigos PIN do cartão. Esse documento é a carta PIN. 

    A carta PIN contém os códigos PIN do novo cartão. A carta PIN poderá chegar na sua morada antes do Cartão de Cidadão. Poderá também conter um texto genérico informando-o/a da necessidade de levantar o Cartão de Cidadão no posto consular. No entanto, deve sempre seguir as indicações que lhe foram dadas no posto consular no dia em que fez a recolha dos dados biométricos.

    Se optou por receber o Cartão de Cidadão na sua morada, deverá aguardar em sua residência a chegada do cartão via Sedex, não havendo necessidade de novo comparecimento ao Posto, mesmo que a Carta PIN diga que deve comparecer.

    Se optou por retirar o seu Cartão de Cidadão no posto consular, deverá comparecer na data que lhe foi indicada. 

     

    Para que serve a Carta PIN?

    A carta PIN é o documento comprovativo que deve apresentar para:

    • Confirmar a morada (com o código PIN da morada pode alterar a morada associada ao Cartão de Cidadão de forma fácil e rápida no portal ePortugal)
    • ativar os certificados de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão, num balcão.
    • Depois de levantar o Cartão de Cidadão ou confirmar a alteração de morada, guarde a carta PIN durante o prazo de validade do cartão (5 ou 10 anos).


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.