Casamento - Só tenho os nomes

Por gentileza. O @Guilherme Moreira me ajudou localizando os registros de batismo de:

Martinho dos Anjos

Assento no.2, 1889, freguesia de Uva, concelho de Vimioso, distrito de Bragança:

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1220770 tif 5

Maria do Sacramento, não nos informou a filiação, mas acredito que seja esta:

Assento no. 14, 1898, freguesia de Uva..., filha de António Joaquim Fernandes e de Maria Ricardina de Moraes

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1220779 tif 10


O que necessito localizar agora, é o casamento deles. A família acredita que casaram-se em Santos, sem imaginar que ano.

Podem estar em nome de Martinho dos Anjos Rodrigues e Maria do Sacramento.

Tentei pesquisar somente com os nomes, mas sem sucesso.

Alguém pode sugerir outro caminho?

Comentários

  • @leocanelas

    O nome dele não seria Martinho dos Anjos Pires? Nesse batismo ele aparece como filho natural de Francisca Pires, o avô materno também é Pires.

    A Maria do Sacramento aparece com o sobrenome Fernandes.

    Sendo Martinho dos Anjos Pires. ele é citado em vários documentos em Santos:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99F1-98FP?i=286&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQK7N-KTYT

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSD3-6S9C-Z?cc=2765317

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6V-H9B4-S

    Brasil, São Paulo, Registro Civil, 1925-1995; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSCG-NSMJ-S?cc=2765317

  • @CarlosASP muito obrigado mais uma vez amigo. Me equivoquei sim, é Martinho dos Anjos Pires mesmo!

  • @CarlosASP eu adoraria imaginar o caminho que vc e tantos no Fórum seguem para encontrar estes registros. Procurei de toda forma no familysearch e não encontrei! rsrsrs que bom que tenho vcs

  • @leocanelas

    Você tem que fazer a pesquisa usando vários parâmetros. Não desista ao não achar na primeira vez.

    Se não me engano, apareceu esse "Pires" quando entrei apenas "Martinho dos" no prenome e "Anjos" no sobrenome, com cônjuge "Maria do" e sobrenome "Sacramento". Lá embaixo, no campo local "Brasil" e estado "São Paulo"

    Quando não achar nada assim, inverter a ordem; colocar a Maria como a principal da busca e o Martinho como "cônjuge". E por aí vai.

    A indexação funciona de maneira "misteriosa". Pode não achar um registro quando se põe o Martinho como principal, mas só aparecer quando ele é o cônjuge etc etc. Depois que se acha um, aí se puxa o resto do fio da meada. Muitas vezes, em cada um deles que se acessa, na lateral vai aparecer outras sugestões de possíveis relacionados - e muitas vezes esses não apareceram no resultado da busca inicial. Por exemplo, foi assim que acabou aparecendo o óbito de Martinho.

    Tente refazer essa mesma busca de várias maneiras para ver que resultados consegue. Assim que se aprende.

    Com o tempo, o olho da gente vai aprendendo também a ver nos resultados algo que possa ser ligado à pessoa. Ao ver um Martinho dos Anjos Pires conjuge de uma Maria do Sacramento Fernandes no estado de São Paulo, imediatamente acendeu uma luzinha dizendo que aí podia ter algo. Voltei no batismo que você tinha postado e lá estava o "Pires" na mãe dele.

    Se fosse Joao dos Santos com Maria da Silva, a luzinha seria bem mais fraca rs. Mas Martinho dos Anjos com Maria do Sacramento já é algo bem menos comum.

  • @CarlosASP valeu pela aula! Vou fazer a lição de casa com certeza!

  • editado October 2022

    @Guilherme Moreira @CarlosASP @guimoss por gentileza.

    Retorno a essa discussão para solicitar novas orientações.

    Avançamos, e localizamos junto a cartórios de Santos/SP documentos das funerárias dos portugueses Martinho dos Anjos Pires e Maria do Sacramento Fernandes.

    Nos dois documentos, consta a informação:

    • Local de casamento: Portugal

    Este era um mistério, se vieram casados de Portugal, ou se casaram-se no Brasil.

    Sabendo que o casamento ocorreu ainda em Portugal, estou há dias tentando localizar o registro.

    Como os dois são da Freguesia da Uva, acredito que o casamento ocorreu na mesma localidade. Mas, é uma crença. Não temos nenhuma evidência.

    O AD Bragança tem livros digitalizados até 1904 e não digitalizados somente até 1911.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1220796

    Martinho nasceu em 1888 e Maria do Sacramento nasceu em 1898 - já possuo a certidão de batismo dos dois.

    Por gentileza, alguém pode contribuir com orientação sobre o caminho para localizar o casamento?

    Obrigado!

  • @leocanelas se for verdade que eles casaram em Portugal, tem que pedir no civilonline, custo de 10 eur, pois certamente foi após abril de 1911 já que a sua avó tinha de ter pelo menos 14 anos para casar e a idade mais comum para casar era dos 20 para cima anos de idade. Assim, peça no civilonline, indique os dados todos, mas na data do registro coloque 1923, depois nas observações diga que não sabe o ano ao certo do casamento, mas que por volta de 1918, já que a mulher nasceu em 1898. Diga que devem ter casado na freguesia de Uva, ou mesmo na conservatória do registo civil do Vimioso. Quando o registo civil foi criado em 1911 eles começaram logo a fazer indices, por isso para eles a busca será facil, se eles encontrarem o assento, informatizam e enviam uma chave de acesso à certidão

  • editado October 2022

    @nunogomes muito obrigado!

    Trago notícias, um abraço.

  • @leocanelas boa sorte. É importante colocar 1923 porque por defeito o civilonline só aceita pedidos até 100 anos, depois vc colca aquilo que lhe disse nas observações! Se pagar já hoje, na quarta/quinta feira já deve ter o assento

  • Show @nunogomes , fiz exatamente como orientou, paguei ontem mesmo…

    Um abraço

  • editado October 2022

    Olá @nunogomes e demais. Apenas atualizando, até o momento nenhuma sinalização do Civil Online quanto ao pedido da certidão.

    Nemhum e-mail ou chave de acesso recebida, vou mantendo-os informados.

  • @leocanelas amanhã deveria tentar entrar em contacto telefónico com a CRC do Vimioso! Mas eles ainda devem estar buscando o casamento

  • @leocanelas já ligou para o registo civil?

  • Olá @nunogomes deu certo!

    O Civil Online respondeu meu e-mail copiando o AD. Em minutos pra enviaram o código de acesso, tudo certo!

    Obrigado!

  • @leocanelas e no casamento consta o canellas?

  • @nunogomes , o casamento em questão é o dos avós portugueses do meu sogro, referente a essa discussão…

    Estou com 2 casos, este, e o meu Canelas.

    O AD de Guarda localizou o casamento dos meus bisavós, pedi a certidão hoje… tomara que surja o canelas… se não surgir, vou juntar tudo que tenho e enviar… loucura demais?

    Não fosse o bendito apelido, eu já estou com tudo. Com nomes batendo, tudo. Só não aparece o Canelas. O Canelas aparece no batismo de uma irmã do meu Vo (peguei a certidão) e os nomes também batem, e meu bisavô assina com o Canelas

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.