Assento de batismo com sobrenome incompleto

Olá pessoal,

alguém consegue me dar uma luz?

O assento de batismo do meu antepassado português está divergente da certidão de casamento dele (brasileira).

No casamento ele adiciona o sobrenome Fonseca ao nome dele e do Pai.

No entanto, nos assentos de batismos dos irmãos tanto o pai como os irmãos tem o Fonseca no nome.

Vocês saberiam dizer se consigo retificar o assento de batismo em Portugal baseado nos assentos de batismos dos irmãos?

ou qual seria a melhor forma de proceder nesse caso?

Comentários

  • editado August 2022

    @brunaamaral , não se retificam os assentos de batismo em Portugal.

    Tem que pesquisar para ver de onde veio o Fonseca

  • brunaamaralbrunaamaral Member
    editado August 2022

    Obrigada, @Leticialele! Os irmãos dele possuem o sobrenome fonseca nos seus assentos de batismo. Todos foram batizados com os nomes corretos, exceto ele.

    Você saberia dizer se isso já serviria como prova considerando que o nome de todos os outros familiares (avós maternos e paternos) batem?

  • @brunaamaral , outro dia descobri um outro Fonseca, que veio da bisavó materna.

  • brunaamaralbrunaamaral Member
    editado August 2022

    @Leticialele ok obrigada

  • @Leticialele acho que eu não expliquei direito no meu comentário anterior. Me desculpe!

    O que acontece é o seguinte:

    No assento de batismo do Manoel não há sobrenome para ele. E seus pais constam como João Vieira e Joaquina Maria.

    No casamento que ocorreu no Brasil ele se declarou como Manoel Vieira da Fonseca.

    Os pais no casamento também ganharam sobrenome ficando: João Vieira da Fonseca e Joaquina Maria de Jesus.

    Eu imaginei que precisaria retificar a certidão de casamento dele no Brasil. Porém encontrei certidões de dois irmãos dele em Portugal (na mesma igreja) em que o nome do pai está João Vieira Fonseca e a mãe como Joaquina Maria de Jesus. O nome dos avós paternos e maternos estão batendo com as da certidão do Manoel também.

    Pelo que entendi apenas reduziram o nome dos pais dele no assento de batismo dele. Mesmo para os irmãos, que possuem o Fonseca na certidão não é possível encontrar a origem desse Fonseca pois na certidão de nascimento dos pais e dos avós não tem fonseca algum.

    Eu imagino que com os assentos de batismo dos irmãos talvez eu não precise retificar a certidão de casamento. Pois de fato os pais resolveram adotar o Fonseca com o tempo. Não tem como ser apenas coincidência. Eu imagino que teria como justificar baseado nessas certidões dos irmãos, pelo simples fato dos nomes dos avós maternos e paternos serem todos idênticos, bem como o nome dos pais (exceto pelo Fonseca).

    enfim, se de alguma forma você conseguir me dar um norte eu agradeceria muito. :)

  • @brunaamaral , não retifique nada!!

    Você encontrou o assento de casamento dos pais?

    Veja o comentário - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298888/#Comment_298888

  • @Leticialele muito obrigada! Encontrei o casamento dos pais. Mas nele também não tem o sobrenome fonseca em nenhum nome. Mas todos os outros nomes batem.

  • @Leticialele no casamento dos pais uma das testemunhas que parece ser parente da noiva tem o Fonseca. É possível que essa seja a origem do Fonseca do noivo nas certidões dos filhos? Mesmo que não seja da família dele e sim da dela?

  • @brunaamaral , procura o batismo dos pais!! Pode ser o apelido de um dos avós

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.