Apostilamento

Minha irmã foi fazer o apostilamento e o cartório disse que o processo mudou e que agora nao forneciam em papel moeda, apenas enviavam por e-mail. Ela recebeu um email com os apostilamentos em texto comum. Procede isso? Mudou mesmo?

Como faz, imprime o e-mail e anexa à documentação para enviar?

Comentários

  • @BetoMoura

    Desde junho, surgiu o e-apostila.

    Olhe esse link oara mais informações.

    https://www.eurodicas.com.br/apostilamento-eletronico/

    https://www.cnj.jus.br/apostila-de-haia-cartorios-das-capitais-serao-os-primeiros-diz-cnj/

    Mas, isso não impede a feitura nos cartórios.

    Lista de Cartórios habilitados. Coloque Estado e município. O valor da apostila é por Estado.

    Eu sugiro vc buscar um outro cartório e tentar por lá.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss minha irmã ja fez de forma eletrônica. E agora, como enviar pra Porto? Envia cópia do e-mail?

  • @BetoMoura

    Se ja fez, envie.

    Olhe a regulamentação do tema para analisar a sua situação, mas acho que gira em torno do código QR.

    Ela fez o passo a passo indicado nos links acima?

    A sua irmã será a primeira a fazer com apostila brasileira eletrônica, se optar por fazer.

    Nos deixe informados sobre o andamento do caso e o que foi feito, se puder.

    Abraços e boa sorte!

  • Ninguem sabe se alguem ja mandou o apostilamento eletrônico. Envia copia do e-mail com o QR - CODE?

    @gandalf @Leticialele ?

  • editado August 2022

    @BetoMoura , para mim, é novidade!!

    Se aceitarem, será maravilhoso!!

    O processo deverá ser informatizado em Portugal, também!!

    Pelo que li, o valor será por Estado e será o mesmo que o de uma "procuração sem valor declarado".

    Se for isso mesmo, os preços são absurdos!!! A apostila no Rio custava 65 reais e a tal procuração sem valor declarado está a 186 reais!! Socorro!!

  • @Leticialele custou 70,00 cada. Vou enviar pra Porto uma copia comum com o QR Code e torcer pra aceitarem.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @BetoMoura

    Vc poderia descrever o documento apostilado eletronicamente?

    E o processo do apostilamento eletrônico? Vc é o primeiro caso que passa por aqui.

    Veio uma folha só ou anexada ao documento?

    Eu mandaria o documento e a apostila (se forem dois documentos), com um clip de papel bem preso.

    Tire cópia de todos os documentos antes do envio.

    Por favor, nos deixe informados sobre o seu caso, se puder.

    Boa sorte e que tudo dê certo!

    Abraços

  • @guimoss colaram uma etiqueta no documento e enviaram um e-mail com a descrição e o QR code do apostilamento. O problema é que esses apostilamento é um texto no corpo do e-mail. Mandarei ia mpressão deste e-mail, pois quando eles lerem o qr code remetera ao site do apostilamento.

  • Recebi notificação de um processo de cidadania que solicita o envio de um registro criminal a fim de instruir um processo. É de um brasileiro que mora nos Estados Unidos.

    A notificação pede o documento original. Tal brasileiro foi ao FBI e respondeu um questionário. Ele receberá o documento original em papel timbrado do FBI.

    Minha pergunta é: Precisa Apostilar o documento?

    Obs.: O Registo criminal da PF no Brasil já está ok.

    José Guilherme Herani Alves

  • @JoseGuilhermeHerani todo documento brasileiro tem que ser apostilado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.