Dúvida sobre documentações, Assento Nascimento e Transcrição de Casamento
Olá pessoal!
Sou neta de português e quero tirar a dupla cidadania. Vou fazer isso por atribuição através do meu pai, que é filho de português.
Estou no processo final (ao que tudo indica), mas estou com a seguinte dúvida nas documentações abaixo da lista:
7- ASSENTO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS (A) PODE SER UMA CÓPIA SIMPLES OU APENAS A INDICAÇÃO DO ASSENTO. Quando ele fala sobre a "indicação do assento" é apenas o preenchimento no Quadro 2 do formulário 1C, no campo chamado "Assento com nº"? Ou seja, não precisaria anexar necessariamente a documentação?
8- TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DOS PAIS DO REQUERENTES. Tenho um e-mail do Vice-Consulado de Curitiba (onde moro) que fala que a certidão de nascimento do meu avô (português) encontra-se informatizada e há casamento averbado, com a minha avó (brasileira). Ao entrar em contato com o Consulado, me informaram que é só preencher no Quadro 2 do formulário 1C, no campo chamado "Assento com nº" e de lá, no sistema, poderão verificar a transcrição de casamento. Saberiam me informar se é só isso mesmo? Não precisaria ter esse documento físico para ir junto com as demais documentações? Nesse item estou bem perdida e seria muito grata se conseguissem me auxiliar. Se precisar do documento físico, como faço para conseguir?
Irei encaminhar a documentação ao Arquivo Central do Porto.
Comentários
@Natalia_Graça , sim. Pode mandar cópia simples do assento onde já está averbado o casamento OU apenas colocar o número do assento e a Conservatória que emitiu.
@Leticialele, se eu optar por mandar essa "cópia simples do assento onde já está averbado o casamento", pode ser o e-mail trocado com o consulado impresso anexado com os demais documentos?
@Natalia_Graça , não precisa mandar o email, basta imprimir a certidão de nascimento com o casamento averbado.
@Leticialele eu solicito a "certidão de nascimento com o casamento averbado" no Civil Online, correto? Não tenho ela, o consulado só me mandou um e-mail mesmo.
@Natalia_Graça , em que Consulado você transcreveu o casamento? Não forneceram a certidãoi de casamento portuguesa?
@Leticialele Não forneceram. Falaram que era só anotar no impresso 1C, que era minha dúvida inicial. Se só essa ação seria suficiente, porque vi algumas discussões falando sobre anexar mais documentações.
@Leticialele mas se é padrão anotar na folha 1C, eu posso seguir dessa forma também. Se é um das formas aceitas, eu fico mais tranquila. Seria um documento a menos a anexar.
@Natalia_Graça , pode mandar apenas o número do assento e a Conservatória que emitiu.
Quando forem consultar, verão a averbação do casamento.
@Leticialele Darei sequência no processo e se surgir algo compartilho por aqui. Muito obrigada pelo auxílio!
Alguém sabe dizer se o processo de transcrição de casamento feito por procuração é diferente? Se interfere no processo de obtenção da residência?