Avó portuguesa declarante // Cidadania Portuguesa (filho)

Boa tarde. Após muito pesquisar sobre como fazer estou com algumas questões especificas que não consegui encontrar, e além de algumas confirmações rsrsrs... Caso da minha mulher\/\/\/\/\/

Estou reunindo o necessario para fazer o pedido de cidadania... A situação é a seguinte

Avó Paterna Portuguesa (Por atribuição. Minha tia fez o processo)

Meu Pai Portugues (Por atribuição. Meu irmão fez o processo) Meu irmão não tem o numero de assento do meu pai mais, e não se recorda onde foi feito)

Na minha certidão de nascimento não informa se meu pai e minha mãe eram casados no momento. (Eles se divorciaram após isso, só quero frisar o fato de que não informa).

Meu irmão afirma que o casamento dos nossos pais foi transcrito em Portugal quando ele fez o pedido de cidadania.

DUVIDA PRINCIPAL: Minha avó paterna (PORTUGUESA) é a declarante na minha certidão de nascimento, poderia haver algum problema quanto a isso?


Outras duvidas: Para pedir a certidão dele no civil online eu informo que ele é natural do Brasil? Não sei a conservatória, nem o ID. Tudo o que tenho é o documento de Portugal do meu irmão.

Devo solicitar pelo civil online também o casamento do meu pai ou o assento de nascimento da minha avó paterna? Ajudaria no processo?

Fui casada há anos atras, alterei meu nome, me divorciei e retomei meu nome de batismo, isso irá aparecer na certidão de inteiro teor? preciso enviar também a certidão de casamento com averbação de divorcio, ou não se faz necessario?

Vou precisar transcrever o divorcio dos meus pais?

Comentários

  • editado August 2022

    @netorossato , se não foi seu pai português o declarante do seu nascimento, o casamento de seus pais deverá estar transcrito em Portugal.Peça a certidão dele pelo civil online, colocando que ele nasceu no Brasil - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Se o casamento foi, de fato, transcrito, aparecerá como averbação na certidão portuguesa de seu pai.

    Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto.

    Se o nome que consta no seu RG é o mesmo nome do batismo, não precisa mandar certidão de casamento, basta mandar a certidão de nascimento por cópia reprográfica.

    Boa sorte!

  • Caso eu, juntamente com o processo de filho enviasse a certidão do meu casamento atual (ainda não fizemos, estamos estudando qual é o melhor cenario), o mesmo ja seria transcrito? Isso atrasaria ou adiantaria o processo? O proximo passo será aplicar para nossa filha menor de idade, cuja o declarante foi o pai (brasileiro).

  • @netorossato , você só poderá transcrever seu casamento em Portugal depois que for português!!

    Transcrito o casamento, mande o processo da filha menor para o ACP.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.