Certidão de Casamento (cartório não localiza)

Estou a procura da certidão de casamento dos meus avós (avó portuguesa e avô brasileiro) no Rio de Janeiro. Na certidão de nascimento do meu pai, consta que o Casamento Civil aconteceu na 3º Pretória, mas Cartório não localizou a certidão. Com essa informação existente na certidão nascimento de inteiro teor é válido como substituto da Certidão de casamento não localizado? É válido ter uma declaração negativa do cartório que efetuaram a procura e não localizaram? Como devo proceder para dar continuidade sem esse documento?

Comentários

  • @Maryotero , coloque os dados, pode ser que alguém encontre a certidão para você.

    Os casamentos da 3ª Pretoria estão, atualmente, no 3º RCPN.

  • Obrigada pela atenção e sugestão @leticialele. Como mencionado acima, na certidão do meu pai consta registro de casamento dos meus avós na 3a.RCPN, mas o cartório no RJ, informou que não há nada registrado. Pesquisei na igreja na região do Centro do RJ a certidão de batismo do meu pai e não localizei. Mas obtive a informação que localizando a informação que procuro estará no registro de batismo do meu pai. Estou com todos os documentos para entrar com cidadania portuguesa e infelizmente está travado. Falta certidão de casamento dos meus avós no RJ e registro de batismo do meu pai no RJ. Ele morava no RJ. Gostaria de saber se alguém pode ajudar-me a localizar algum dos documentos. Agradeço pela gentileza.

  • @Maryotero

    Informe os dados, como lhe foi sugerido.

    E no Centro do Rio, há várias igrejas localizadas lá.

    Vc tem que olhar em todas. Eu recomendo a de Sant'anna, de Santo Antônio dos Pobres.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @Maryotero , esses cartórios costumam não encontrar nada!!!

    Coloque os dados dos avós aqui, pode ser que alguém encontre para você.

  • @guimoss já pesquisei na igreja de Santana e na igreja Prainha e não está, irei seguir sua sugestão e irei procurar na Santo Antônio dos Pobres. @leticialele sim, não localizam, sendo que está escrito na certidão de nascimento do meu o cartório onde casaram. Meus avós sempre moravam na região central do RJ. Segue os dados abaixo do meu pai e dos meus avós que puderem ajudar-me, pois apenas esses documentos para entrar com pedido de cidadania portuguesa:

    preciso do registro de batismo do meu pai: Osmar Otero Vianna - data nascimento: 21/06/1929 Meu pai nasceu na rua Sacadura Cabral, o Rio de Janeiro.

    certidão de casamento dos meus avós ( país do Osmar) - Laureano Otero e Maria Vianna Otero período de casamento: entre janeiro/ 1919 a dezembro/2020.

    Por gentileza quem puder ajudar-me, agradeço muito pelo auxílio, compreensão e atenção de vocês.

  • @Maryotero

    Certidões do Centro englobam as antigas 1ª, 2ª e 3ª pretórias.

    Pelo endereço, eu buscaria em cada uma delas na 6ª circunscrição no Familysearch.

    Infelizmente, está tudo embolado por lá.

    Pelo endereço, eu imagino que esteja na 1ª pretória, por estar perto da região portuária.

    1929 é um ano em que está no Familysearch e no SIAN (Maio de 1929).

    Eu buscaria nos dois lugares, nessas 3 pretórias.

    Boa busca!

  • @Maryotero

    Nascimento do Osmar - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DB13-ZBK?i=185&wc=9GR9-T36%3A113334201%2C113334204%2C117846501&cc=1582573

    1ª Circunscrição - Fl 182 Termo 230 Livro de nascimentos de abril a julho de 1929

    Data do Registro - 28 de junho de 1929

    Atual 1º RCPN - Praia da Olaria, 155 - Cocotá, Rio de Janeiro - RJ, 21910-295 Tel: (21) 3386-1504

  • @Maryotero , o Laureano era brasileiro, filho de Constantino Otero e Carmen Gallego - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-66Y9-F4S?i=15&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPQW-2W8S

    No nascimento do filho Mário, em março de 1921, ele declarou que casaram na 5ª Pretoria; no da filha Yara, em 1925, disse que foi na 6ª Pretoria e, no do filho Osmar, na 3º Pretoria.

  • @Leticialele sim! Cada filho em um cartório, no 1 e no 3 RCPN não localizaram. @guimoss já pesquisamos no 1RCPN e no 3 RCPN, sem sucesso. Tem como informarem quais cartórios no RJ devo procurar, pois o casamento achamos que ocorreu entre 1919 a a 1921, conforme certidões dos filhos.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Maryotero

    Falta o casamento do Laureno, correto?

    E sobre o endereço do 1° RCPN que a @Leticialele encontrou:

    Também há uma filial desse cartório no Centro do Rio:

    Endereço Posto - Centro

    Rua da Assembleia, nº 10, sl. 1506, Centro, CEP 20011-901

    O site do cartório:

    https://1rcpn.com.br/

    ===

    Infelizmente,vl vc terá que buscar esse casamento nos locais indicados pela Letícia:

    3ª Pretória, 1° ofício - 3ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 3° RCPN.

    3ª Pretória, 2° ofício - 6ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 3° RCPN.

    5ª Pretória, 1° ofício - 7ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 7° RCPN.

    5ª Pretória, 2° ofício - 8ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 8° RCPN.

    6ª Pretória, 1° ofício - 9ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 9° RCPN.

    6ª Pretória, 2° ofício - 10ª Circunscrição (busca pelo Familysearch) - atual 10° RCPN.

    Eu também buscaria nas igrejas de cada uma dessas localidades, pelo batismo dos filhos ou casamento dos pais.

    E, em última instância, eu buscaria na 11ª Circunscrição (atual 11° RCPN), pois engloba alguns bairros que faziam parte da 6ª Pretória.

    Se puder, depois compartilhe o resultado das suas buscas no Familysearch e as experiências com os cartórios mencionados.

    Marquei o @CarlosASP que é excelente nessaa buscas.

    Uma boa e rápida busca!

  • Pessoal, boa tarde!

    Gostaria de compartilhar que não tinha a certidão de nascimento do meu avô. Procurei em todos os cartórios disponíveis e nada! Procurei uma advogada e ela entrou com uma ação pedindo para o cartório fazer esse registro tardio. Sentença em 03 meses! Pode ajudar também no caso de quem não acha certidão de casamento, certidão de óbito. Super recomendo!

  • @camila2022, que boa noticia. Irei verificar. Agradeço.

  • @Camila2022

    O avô mencionado é esposo de uma portuguesa ou filho de um portugues(a)?

    Se for filho ou neto, não creio que o registro tardio será aceito.

    Se for cônjuge, para fins de transcrição, pode ser que seja.

    Por favor, dê mais informações.

    ===

    @Maryotero

    Veja a mensagem acima e lembre-se da marcação correta.

    Abraços às duas.

  • @Camila2022 , meu pai era filho de portuguesa. Então, minha avó era portuguesa. Na certidão de nascimento do meu pai tem escrito casados na terceira pretoria no RJ. E já procuramos na 3o. , 1o. E agora nas demais e tentar achar a certidão ou executar conforme orientou-me.

  • @camila 2022 é a certidão de casamento dos meus avós. Meu avô casou com portuguesa. Minha avó portuguesa, preciso desse vínculo do meu pai com a mãe portuguesa, portanto a certidão de casamento. Demais documentos possuo. Agradeço atenção.

  • @guimoss procuro a certidao de casamento dos meus avos, sendo que minha avó que é portuguesa. Meu pai filho de portuguesa. Nao localizo a certidao de casamento. Unico documento pendente. Conforme informacao da @camila2022, verifiquei e a informacao que obtive é que tenho de providenciar certidoes negativas em todos os cartorios, para o juiz conceder. Nao sei se procede a informacao que obtive. Nao sei como faço para provar vinculo da minha avó com meu pai ( vinculo de mae e filho).Agradeco pela atencao e ajuda de voces.

  • @Maryotero

    Eu consultaria o Consulado do Rio, pela sua ouvidoria, sobre a possibilidade de uso de um registro de casamento tardio, bem como Conservatórias em Portugal*.

    Primeiro, vc tem que procurar em todos os cartórios (atualmente) e circunscrições (no fs) menciondas.

    Também em todas as igrejas desses bairros, pois há informações divergentes.

    Eu olharia os assentos e veria p endereço da residencia dos pais em cada um deles.

    É onde vc tem que procurar.

    ===

    Sobre a @Camila2022 , ainda estamos aguardando um esclarecimento dela.

    A aceitação de um registro tardio de um filho de português pode ser de difícil aceitação.

    ===

    Para fazer o registro tardio, vc precisará de um advogado e deverá levar um tempo.

    E não há a ctz de que seja aceito em Portugal.

    * Eu entraria em contato com as CRC de Angra do Heroísmo, Mealhada, Porto (≠ ACP) e Alcobaça.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284765/#Comment_284765

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    Abraços

  • @guimoss @CarlosASP e demais participantes:

    Pesquisando há vários meses e sem sucesso. Gostaria de 2 ajudas, se possível ajudar-me e orientar-me com as experiências e conhecimento adquiridos, segue as duvidas:

    Minha avó Maria do Carmo Vianna foi portuguesa e não localizo a certidão de casamento dela com Laureano Otero, no Rio de Janeiro entre 1919 a 2021

    Primeira - Não localizo a certidão de casamento. E se não forem casados, como procedo ou provo vinculo?

    Segunda - Localizei o registro de batismo do meu pai, não localizo arquivo no FamilySearch, irei solicitar na igreja, mas gostaria de tentar localizar o arquivo no familysearch (Paróquia Divino Espírito Santo (Arquidiocese de São Sebastião do RJ) - Registrado no Livro 40 folha 113 - numero 450). Mas oque consegui apurar, foi registrado com meses de nascimento, menos de 01 ano.

    A maior dúvida, consigo solicitar cidadania com o registro de batismo do meu pai e sem certidão de casamento dos meus avos? Na certidão de óbito, do meu avô Lauriano Otero, está escrito que é "viuvo de Maria do Carmo Viana e deixa os filhos xxx , xxx, "(nomes dos filhos incluindo o meu pai), essa. descrição ajuda?

    Acreditam que posso tentar apenas com registro de batismo, e outros documentos necessários ou são poucos fatos? Oque posso fazer? Podem orientar-me com os conhecimentos que possuem? Agradecemos imensamente a todos.

  • @Maryotero

    Laureano se declarou casado no nascimento dos filhos. O problema é que na de Yara consta na "sexta pretoria", enquanto na de Osmar consta "terceira pretoria":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCBS-76Y?i=6&cc=1582573

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DB13-ZBK?from=lynx1UIV8&treeref=GQKV-VK8&i=185

    Aqui a tabela de correspondências. Note que cada pretoria pode ter mais de um ofício (olhe a coluna 1912-1939). Para buscar no Family search, eles usam a divisão que valia até 2012 (circunscrições). Se for buscar nos cartórios atuais (RCPN), olhe a última coluna.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    É possível que a indexação do Family search do casamento tenha algum erro grave de ortografia ou de dificuldade na leitura da caligrafia. Por isso não deve estar achando ao pesquisar. Para algumas circunscrições há índices de casamentos, o que facilita a busca.

    Não sei qual o nome de seu pai, mas achei o nascimento de mais um filho de Lauriano Otero, chamado Victor. O nome do pai está grafado como "Auriano":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DH67-HP5?i=48&cc=1582573

    Também há a do filho Mario:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63L9-7KF?i=62&cc=1582573

  • @CarlosASP , meu pai é o Osmar. Irei continuar tentando. E se nao casaram? Sabe orientar-me. Obrigada.

  • @Maryotero se não achar o casamento, e não conseguir transcreve-lo por isso, terá que comprovar que a sua avó portuguesa participou na vida do filho, na menoridade dele. Por exemplo: boletins da escola, médico, autorização para um menor casar, etc... todo o documento, de preferência oficial que sua avó assina na qualidade de mãe do seu pai (e por ela assinar enquanto mãe, fica provada a filiação)

  • @nunogomes @CarlosASP e colaboradores, infelizmente não tive sucesso em localizar a certidão de casamento dos meus avós no RJ. Único documento que está pendente. Localizei o batismo na Cúria no RJ do meu pai. Meu pai nasceu em 1929 e na Escola Mun. Estados Unidos não há arquivos da época. No óbito do meu avô tem observação que é viúvo e nome da minha avó e nome dos filhos, meu pai e os irmãos, tenho um manuscrito que meu avô escreveu na agenda informando no nome da esposa e filhos e fotos antigas. Agora a pergunta e se não foram casados? Minha avó sendo a portuguesa. Serve certidões de Nada Consta ou Não Localizados a certidão de casamento de vários cartórios no RJ? Agradeço a vcs por toda atenção e auxilio.

  • @Maryotero tente intesificar um pouco mais as buscas! quando tiver para desistir, pense em pagar por um serviço de genealogistas. Já falou com que parentes mais idosos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.