Entrega Presencial ou envio em Portugal (sou neto da requerente)

Boa noite pessoal,

Estou com a documentação em mãos para processo de (1C) filho e já com o formulário pago.

Tenho 3 dúvidas:

1 - É possivel entregar presencialmente? (Moro no Porto e sou neto da requerente) ** Não sou o requerente

2 - Para onde recomendam enviar/entregar?

3 - Falta algum documento da lista?

Docs.:

- Cópia simples da Certidão de Nascimento do Português

- Certidão de Nascimento Inteiro teor por cópia Repografica (filha do Português) + Apostilada

- Certidão de Nascimento Inteiro teor digitada (sem apostilar, mas nao é obrigatorio ter)

- Certidão de Casamento + Apostilada (mudou nome quando casou)

- Cópia do RG + Apostilado (menos de 10 anos)

Muito obrigado.

Comentários

  • @dyegocarvalho , falta o Formulário 1C com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Se é só para entregar, não precisa de procuração.

  • @dyegocarvalho

    Essa manhã estava olhando de novo o SIGA para agendamentos relativos a entregar pedidos de nacionalidade. O menu vai filtrando conforme o tipo de pedido.

    https://siga.marcacaodeatendimento.pt/Marcacao/Assunto

    Para a ACP Porto (a que efetivamente processa 1C) só tinha vagas a partir de novembro. Acho que sem agendamento, se entra naquela fila para pegar senha que a cada dia parece maior - pelo menos é o que li por causa da corrida para dar entrada nos processos de judeus sefarditas antes das mudanças em setembro.

    Mas tinha vagas para a CRC Porto ou Pestanas para bem antes (começo de setembro), Tem dias que tem vaga desde às 5 da manhã! Imagino que ser o primeiro agendamento do dia é uma boa para quem pode ir cedo; ainda não deu tempo de outros agendamentos começaram a atrasar tudo.

    Não sei qual a consequência de entregar na CRC Porto ou Pestana (por exemplo, se corre o risco deles mandarem para a CRCentrais em Lisboa, que seria uma demora só). Depois da minha recente experiência com erros crassos cometidos por funcionários do IRN, fiquei muito ressabiado com a eficiência deles. Como não conseguiria entregar direto na ACP, eu resolvi não correr risco; e vou mandar via DHL direto para a ACP Porto.

    Li também sobre o CNAIM Porto; havia muitos comentários que mesmo com o horário agendado se leva horas até ser chamado. Como você mora aí, talvez tenha como confirmar se é verdade. E o próprio processo de marcação no CNAIM me pareceu complicado; não é igual o SIGA onde se faz tudo online e recebe uma confirmação por SMS ou email.

    @Leticialele e @gandalf devem ter mais ideias sobre o tema.

  • dyegocarvalhodyegocarvalho Member
    editado August 2022

    @Leticialele sim, esqueci de mencionar, mas já está em mãos também o formulário 1C com a firma reconhecida por autenticidade.

    Pois é, estou com os documentos todos em mãos e pensamos melhor na melhor estratégia para enviar ou entregar.

    Hoje descobri que o ACP fica na rua de trás de onde eu moro. Fui la agora pela manhã e já tinham esgotado as senhas. O segurança informou que as pessoas costumam chegar por volta das 5AM para pegar as senhas.

    @Carlos , também verifiquei agora no site do siga e também vi para as mesmas datas (setembro e novembro).

    Provavelmente vou optar por chegar as 5AM la para garantir uma senha e entregar pessoalmente, mas primeiro vou tentar validar se posso entregar a documentação mesmo não sendo o requerente.

    Acredito que entregando pessoalmente tenha um tratamento diferente e talvez seja mais rápido do que enviando pelos correios. (somente achismo mesmo)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.