Busca por certidão de nascimento
alcruzjr
Member
Olá, pessoal !
Em primeiro lugar, muito obrigado por me aceitarem aqui no fórum. Um amigo meu me recomendou esse espaço e, pelo que vi nos outros tópicos, esse aqui é um espaço muito legal de trocas. Parabéns!
Estou precisando de uma ajuda e, se alguém conseguir me dar uma mão, serei imensamente grato.
Busco a certidão de nascimento do meu bisavô português (ou pelo menos o local do seu nascimento). As informações que tenho :
- Nome: José Lourenço
- Data de nascimento: 05/03/1863
- Filiação: José Lourenço e Maria Antónia
Desde já agradeço a todos que se dispuserem a ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@alcruzjr
talvez a emigração do José, com o pai e irmã https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1276000
e talvez alguns irmãos https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1275643
solicite pesquisa https://crav.arquivos.pt/login nestas freguesias Vale de Janeiro e Vilar de Lomba
Nossa ! Vocês são realmente muito rápidos. Muito obrigado por ter consagrado seu tempo para me ajudar e pelas informações que recolheu, @Kleber Silva Aguiar . Mas acho que, infelizmente, não são esses que você encontrou. :(
1) Sei que o meu bisavô, José Lourenço, chegou ao Brasil antes de 1900, porque ele teve uma filha nesse ano com minha bisavó brasileira. A menina nasceu em 23/08/1900. Se considerarmos um tempo de gestação de 9 meses, a criança foi concebida por volta de dezembro de 1899. Além disso, meu bisavô viveu até 1940. Então, acho pouco provável que ele tenha emigrado com uns 60 anos, caso do primeiro link.
2) Em todos os documentos que encontrei até agora o nome sempre vem como José Lourenço. No segundo link que enviou, o nome é José Lourenço Gonçalves. Pode ser. Não sei teria que verificar.
3) Eu encontrei um José Lourenço casado com uma Maria Antónia (seriam meus tataravós, pais do José Lourenço que estou procurando) na freguesia de Martim Longo, município de Alcoutim, distrito de Faro (https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1179712). Mas não consigo achar os filhos desse casal.
4) Pesquisando no SIAN e nas listas de passageiros dos vapores que chegaram ao Rio de Janeiro, encontrei um José Lourenço, que desembarcou no Brasil, em 1882, com 19 anos. Fazendo as contas, vemos que ele nasceu em 1863. Existe grande probabilidade de ser meu bisavô. Mas não tenho como comprovar, porque os dados da lista de passageiros são insuficientes.
Enfim, continuo na batalha. Toda ajuda é bem-vinda!
@alcruzjr
"Além disso, meu bisavô viveu até 1940. Então, acho pouco provável que ele tenha emigrado com uns 60 anos, caso do primeiro link"
me refiro ao José, filho, citado no 1º link "Acompanhantes: seus filhos: José Lino de 32 anos" talvez seja seu bisa.
Mas com esse nome? Nas outras certidões (casamento, nascimento das filhas e óbito) nunca aparece esse Lino. Você acha que pode ser mesmo assim?