Nacionalidade Portuguesa

Queridos colegas, preciso de uma orientação de vocês por favor.

Meus sogros eram portugueses e vieram de Portugal pra cá eles nasceram em Portugal, meu esposo tem a certidão dele que já conseguiu, como faço para tirar a nacionalidade do nosso filho?

Quais documentos preciso?

Onde tenho que ir e como fazer?

Podem me orientar por favor.

Comentários

  • @gracekellymcm_2020 , se seu marido foi o declarante do nascimento de seu filho até que este tivesse completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento em Portugal.

    Mande o processo de seu filho para o Arquivo Central do Porto - ACP. O processo é gratuito para menores

    Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (apenas SE se filho tiver mais de 14 anos)

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação de ambos os pais;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para que pai e mãe tenham a assinatura reconhecida por autenticidade;

    No Formulário, preencha o quadro 3 com os dados dos pais.

    Formulário para menores - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Boa sorte!

  • OI @Leticialele Dennis novamente aqui.

    O que está sendo mais rápido para pedido de nacionalidade? Pedir pelo Brasil (SP) ou mandar o pedido para Portugal?

    Agradeço novamente a sua colaboração e MUITO obrigado!!

  • @dennisasilva , mandar direto para Portugal sempre é mais rápido!!

  • OK @leticia entendo que além dos documentos citados aqui vou ter que mandar também uma cópia do meu assento (no qual é um dos documentos que precisamos assinalar no formulário), correto?

    Além desses precisa de mais algum documento para o menor?

    Agradeço novamente a costumeira colaboração.

  • @dennisasilva , para o menor, tem que mandar:

    Formulário 1C (gratuito) impresso colorido, frente e verso, com o quadro 3 preenchido com os dados de pai e mãe, que têm que assinar no Cartório para que as firmas sejam reconhecidas por autenticidade; https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, de ambos os pais;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, se o menor tiver 14 anos ou mais;

    Cópia simples do assento do português;

    Certidão de nascimento do menor, por cópia reprográfica do livro, apostilada.


    Se foi o (a) português (a) o(a) declarante do nascimento do menor até que ele tenha completado 1 ano, não é necessário transcrever o casamento.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto.

    Boa sorte

  • @dennisasilva

    Aqui você diz que já tem o assento. Nele tem a data do assento. Qual foi? Preciso fechar sua entrada na planilha.

  • dennisasilvadennisasilva Member
    editado August 2022

    @gandalf Desculpe, eu coloquei a informação incorreta. Na verdade eu estou no passo 7 com a bolinha marrom ainda e não recebi o assento não.

    Entendo que essa informação será encaminhada via e-mail, certo?

    Obrigado e desculpe novamente.

    [Imagem retirada pela moderação, por conter dados pessoais]

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.