Conservatória de Oliveira de Azemeis

Boa tarde, meu primo deu entrada no pedido de cidadania como filho em março/22. Atualmente encontra-se na bolinha 4 marrom desde 22/06 no Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Oliveira de Azemeis.

Alguém tem experiência com esta Conservatória? Costuma ser demorada? Desde já agradeço quem puder me dar uma informação.

Comentários

  • Nossa, gente! Ninguém aqui tem processo nesta conservatória? Meu primo está apreensivo, pois seu processo continua na bolinha 4 marrom desde junho. Por favor, se alguém tiver alguma experiência, poderia postar aqui?

  • @verifel

    Essa Conservatória nunca foi usada por aqui, até onde eu saiba.

    A experiência dele pode ajudar muita gente por aqui.

    O fato de estar na bola 4, de um processo enviado em 03/22 é uma coisa boa.

    A depender do dia do recebimento, o andamento está parecido com o tempo total médio do ACP (6 meses).

    Deixe a imagem das bolas e das mensagens abaixo, para uma opinião mais precisa, como uma exigência, por exemplo.

    Lembre-se de tampar os dados privados, como o número do processo e o nome do Requerente.

    ===

    Poderia informar a lista de documentos que o seu primo enviou para fins de informação?

    ===

    Em que dia de março ele enviou, qual foi o meio e que dia foi recebido em Portugal?

    Vc poderia fazer uma linha do tempo fo andamento do processo dele até aqui?

    Obrigado e agradeço desde já por qualquer ajuda.

    Abraços

  • Oi, @guimoss , o processo dele foi de filho (1C). Ele foi protocolado através de um advogado em março e acho que recebeu a senha no início de abril (mas não tenho certeza). Os documentos foram aqueles necessários para o requerimento de cidadania para filho: Certidão portuguesa do pai, certidão reprográfica de meu primo e seu RG autenticado. Em 22/06 ele passou para a fase 2 e no dia seguinte, para a fase 4 marrom ("O seu processo está completo e válido e irá ser avaliado"...). O meu foi feito na ACP. Foi protocolado em 23/12, bolinha 2 em 29/03, bolinha 4 marrom em 30/03, bolinha 7 marrom em 011/05 e foi concluído 7 verde em 25/05.

    De fato, no início o processo do meu primo estava caminhando bem, parecido com o andamento do meu na ACP, mas desde junho está parado. Não sei dizer porque ele foi protocolado nesta conservatória.

  • @verifel

    Entendi.

    Muito obrigado pelos relatos.

    O seu demorou menos de 6 meses para a conclusão.

    Abraços

  • editado September 2022

    Sim, graças a Deus foi bem rápido, @guimoss, mas agora todos os processos estão demorando mais tempo, pelo que tenho lido, né? Espero que o do meu primo mantenha a paridade com os da ACP. Já li alguns relatos aqui no fórum de pessoas, cujos processos foram feitos em conservatórias menores e que ficaram parados durante muito tempo e é isso que dá aflição porque agora o dele também parou de se movimentar. Talvez seja uma coincidência, já que os da ACP também estão atrasados, mas infelizmente são só suposições e ainda não dá para avaliar.

    Por isso fiz a pergunta aqui. Minha esperança era que mais alguém tivesse feito ali e pudesse me dar alguma informação, pois nós nunca tínhamos ouvido falar nela. Pretendo fazer o processo da minha filha também e, de repente, essa poderia ser uma escolha (mas ainda estou muito insegura. Um caso só é muito pouco para avaliar a velocidade de andamento dos processos nesta conservatória...)

    Seria interessante se outras pessoas tivessem informações sobe esta conservatória para poder trocar experiências

  • @verifel

    Se eu souber de alguém eu mando para cá.

    Os processos tendem a demorar mais, sim.

    Eu sugiro uma olhada nas msgs recentes do topico do ACP, para uma previsão mais atual do tempo de tramitação.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.