Pagamento do processo de Nacionalidade para netos

Boa tarde

Tentei fazer o pagamento do formulário 1D pelo link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D. Porém aparece a mensagem "Seu pagamento foi cancelado"

Meu cartão já está habilitado para pagamento no exterior(Câmbio). Entrei em contato com o banco porém lá não aparece nenhum pagamento recusado. Alguém sabe me orientar como fazer este pagamento? Desde já agradeço.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @atircunha

    Qual foi a bandeira do cartão utilizado?

    Geralmente, dá certo se for Visa.

    Aguarde 24h para ver se é processado e olhe o seu lixo eletrônico do email, pata ver se vc recebe um email.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @guimoss A bandeira é Mastercard. Vou ver se consigo fazer com outro cartão.

  • @guimoss Deu certo com a bandeira Visa. Muito obrigada pela ajuda!

  • @atircunha

    Vc poderia descrever o processo de pagamento?

    Que mensagem apareceu no site da CRC?

    Quanto tempo levou do pagamento até o recebimento do formulário personalizado?

    Que hora que vc fez o pedido?

    Qual foi a instituição do cartão utilizado? Ele foi fisico ou virtual de app?

    Qualquer informação ajudaria demais os foristas aqui do fórum.

    Parabéns por ter conseguido e desde ja, agradeço a presteza.

  • @atircunha

    E veja o status do pagamento com o primeiro cartão, para evitar um pgto duplicado.

  • atircunhaatircunha Member
    editado August 2022

    @guimoss

    Primeiramente tentei fazer o pagamento com o cartão virtual da mastercard. A mensagem que apareceu é "O seu pagamento foi cancelado". Eu antes fui à agência para habilitar o pagamento em euros. Liguei no banco para saber o motivo do cancelamento, mas o banco não tinha nenhuma notificação deste pagamento. Então creio que o problema era realmente a bandeira.

    Como eu tenho também um cartão bandeira visa, gerei o cartão virtual a partir dele, tomando o cuidado de verificar o limite do cartão virtual, que é diferente do limite do cartão físico. No aplicativo do banco eu consegui alterar o limite. Efetuei o pagamento e foi aprovado na hora.

    Não demorou nem 5 minutos para receber o formulário. Na parte superior veio informações sobre o pagamento. Fiz o pagamento por volta das 18:45. O meu cartão é do banco Santander e usei o cartão virtual.

    Então para quem tem esse tipo de problema, sugiro utilizar a bandeira Visa, gerar um cartão virtual e conferir o limite dele antes, pois as vezes tem limite no cartão físico, mas o banco, por segurança, deixa um limite menor no cartão virtual. No aplicativo do banco é possível alterar o limite.

    Outro detalhe: Se o cartão utiizado não for do requerente da cidadania, colocar os dados do dono do cartão. Principalmente endereço, pq geralmente a operadora do cartão utiliza esses dados e em Requerente colocar o nome de quem vai requerer a cidadania.

    Espero que este relato ajude outras pessoas. Agradeço a todos que estão me ajudando neste processo.

  • @atircunha

    Ajudou bastante. Muito obrigado.

    Eu irei abrir alguns tópicos bem detalhados sobre várias coisas e uma delas é o cartão, pois várias informações importantes estão espalhadas no fórum.

    Sobre a questão de usar o cartão de outra pessoa, eu acho que tanto faz usar o endereço do Requerente ou do dono do cartão.

    Especialmente, em razão do recebimento do formulário por email.

    Mas, não usar o endereço do dono do cartão pode explicar o não-processamento de vários pedidos.

    Abraços e boa sorte com o seu processo.

  • @guimoss Obrigada!

  • @guimoss Olá, boa tarde.

    A requerente da cidadania está com 82 anos. Sabe me dizer se é preciso enviar prova de vida? Se sim, como fazê-la. Moramos no interior e o consulado é na capital.

    Outra dúvida: quanto a forma de envio dos documentos para portugal, sabe me informar a melhor forma de envio?

    Desde já agradeço!

  • @atircunha

    A idade mencionada está próxima do mínimo mencionado para a PV, isto é, 83+ anos.

    Por essa razão, eu enviaria a PV.

    Como vc mora longe de um Consulado português, vc deve ir num RCPN ou em um cartório de notas (este faz com certeza) mais perto de vc.

    A PV deve ser apostilada (verifique se o cartório está habilitado para isso) e mencionada no campo "outros documentos", junto com outros documentos adicionais que precisarem ser enviados.

    Olha o modelo do JONVASQUES:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413

    Busque por divergências entre as certidões brasileiras e a do português, para evitar uma exigência.

    Se quiser, poste os documentos que pretende enviar e a relação de nomes dos envolvidos (do português ao neto), que o fórum busca por divergências e confere se a lista está ok.

    Boa sorte!

  • @atircunha

    A idade em que se requer a Prova de Vida é 86 anos. Deve fazer a partir de 83 anos como margem de segurança.

    Ele não precisa fazer PV. Será um gasto desnecessário. Faça somente se houver exigência para isso, e estou seguro que não haverá.

    Pela idade o processo terá prioridade e deve completar em 1 ano.

    aqui o passo a passo detalhado: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297304/#Comment_297304

    Há uma ordem para se buscar os documentos. Primeiro os docs portugueses, que não vencem. O pagamento seria no item 6, depois que já tem os docs em mãos, já conferiu, comparou, e não precisa retificações de nomes e datas. Mas não se preocupe. O pagamento feito vale por mais de um ano, e não será perdido.

    O tópico principal de acompanhamento de processos de netos é esse mencionado acima. Mude suas perguntas futuras para lá, ao final da última página. Se tiver dúvidas pergunte lá.

  • atircunhaatircunha Member
    editado August 2022
    • @guimoss , @gandalf Na verdade ela não tem 82 anos completos, ela faz 82 em dezembro. Os documentos foram todos providenciados, Certidão de batismo do Português, vindo de Portugal, Certidão de casamento do Português, fixando o nome de adulto, certidão de nascimento da filha do português(já falecida), em inteiro teor reprográfica e apostilada onde o declarante da certidão é o próprio pai. Nesta certidão averbei o casamento e óbito. Certidão em inteiro teor reprográfica e apostilada da neta do português, hoje com 81 anos. Averbado o casamento. Outros documentos que estou enviando é a cópia da identidade autenticada em cartório e apostilada, Atestado de antecedentes criminais emitido no site da policia federal. Formulário 1D pago, imprimi com os dados do pagamento, preenchemos e na segunda ela vai ao cartório para assinar e reconhecer por autenticidade. Ai já pensamos em enviar o processo na segunda-feira. Não estou com os documentos no momento, mas depois posso postar cópia deles.
    • Pensei mesmo em aguardar para ver se esta prova de vida cai em exigência, o que acham?


  • editado August 2022

    @atircunha

    Mandei a lista detalhada, para que você confira.

    Por exemplo, tem que mandar certidão de casamento da neta se o nome na certidão não bate com o RG. (mudou de nome no casamento)

    Você começou suas perguntas com o pagamento e PV, uma coisa que estava lá no 5º ou 6º item.

    Não é apenas ter os documentos, mas os detalhes e prazos de validade em cada um deles importam. Nada sobrar, nada faltar.

    Está bem, desde que os documentos estejam dentro da validade e com alguma folga, se a requerente for solteira.

    A cópia do RG recente. Os antecedentes criminais valem por 90 dias, e se imprime no max 5 dias antes de postar. As certidões brasileiras com bem menos de 1 ano de emissão.

    Na averbação de casamento e óbito você desperdiçou tempo e esforço, mas isso não causa problemas e serão ignorados,.

    A certidão reprográfica era só para a neta. Mas se a outra (do pai dela) estiver legível, não será problema ser manuscrita ou digitada.

    Você está explorando a dispensa da transcrição de casamento do português. Tem vários detalhes a observar. A esposa do português não pode ser portuguesa, o português tem que ser o declarante do filho brasileiro antes de 1 ano. Se for assim, pode fazer sem a transcrição.

    É todo o conjunto. Autenticações feitas em data próxima, de preferência no mesmo cartório. Mas como você pergunta esse ou aquele detalhe, pode ter outro que você ignorou. Releia a lista. Vá marcando o que possui, e cortando o que não se aplica ao seu caso.

    Como dizia minha avó, você "já pegou bonde andando". Então tem que ter cuidado com o que fez antes de receber a instrução. Você ter averbado casamentos, indica que seguiu o que pedia no consulado, e lá é de um jeito. Na conservatória é de outro, bem mais simples.

    Então não invente o que você acha que precisa. Siga cuidadosamente o roteiro que lhe passei, e se dará bem.

  • @gandalf Ok. Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.