Pagamento do processo de Nacionalidade para netos
atircunha
Member
Boa tarde
Tentei fazer o pagamento do formulário 1D pelo link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D. Porém aparece a mensagem "Seu pagamento foi cancelado"
Meu cartão já está habilitado para pagamento no exterior(Câmbio). Entrei em contato com o banco porém lá não aparece nenhum pagamento recusado. Alguém sabe me orientar como fazer este pagamento? Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@atircunha
Qual foi a bandeira do cartão utilizado?
Geralmente, dá certo se for Visa.
Aguarde 24h para ver se é processado e olhe o seu lixo eletrônico do email, pata ver se vc recebe um email.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
@guimoss A bandeira é Mastercard. Vou ver se consigo fazer com outro cartão.
@guimoss Deu certo com a bandeira Visa. Muito obrigada pela ajuda!
@atircunha
Vc poderia descrever o processo de pagamento?
Que mensagem apareceu no site da CRC?
Quanto tempo levou do pagamento até o recebimento do formulário personalizado?
Que hora que vc fez o pedido?
Qual foi a instituição do cartão utilizado? Ele foi fisico ou virtual de app?
Qualquer informação ajudaria demais os foristas aqui do fórum.
Parabéns por ter conseguido e desde ja, agradeço a presteza.
@atircunha
E veja o status do pagamento com o primeiro cartão, para evitar um pgto duplicado.
@guimoss
Primeiramente tentei fazer o pagamento com o cartão virtual da mastercard. A mensagem que apareceu é "O seu pagamento foi cancelado". Eu antes fui à agência para habilitar o pagamento em euros. Liguei no banco para saber o motivo do cancelamento, mas o banco não tinha nenhuma notificação deste pagamento. Então creio que o problema era realmente a bandeira.
Como eu tenho também um cartão bandeira visa, gerei o cartão virtual a partir dele, tomando o cuidado de verificar o limite do cartão virtual, que é diferente do limite do cartão físico. No aplicativo do banco eu consegui alterar o limite. Efetuei o pagamento e foi aprovado na hora.
Não demorou nem 5 minutos para receber o formulário. Na parte superior veio informações sobre o pagamento. Fiz o pagamento por volta das 18:45. O meu cartão é do banco Santander e usei o cartão virtual.
Então para quem tem esse tipo de problema, sugiro utilizar a bandeira Visa, gerar um cartão virtual e conferir o limite dele antes, pois as vezes tem limite no cartão físico, mas o banco, por segurança, deixa um limite menor no cartão virtual. No aplicativo do banco é possível alterar o limite.
Outro detalhe: Se o cartão utiizado não for do requerente da cidadania, colocar os dados do dono do cartão. Principalmente endereço, pq geralmente a operadora do cartão utiliza esses dados e em Requerente colocar o nome de quem vai requerer a cidadania.
Espero que este relato ajude outras pessoas. Agradeço a todos que estão me ajudando neste processo.
@atircunha
Ajudou bastante. Muito obrigado.
Eu irei abrir alguns tópicos bem detalhados sobre várias coisas e uma delas é o cartão, pois várias informações importantes estão espalhadas no fórum.
Sobre a questão de usar o cartão de outra pessoa, eu acho que tanto faz usar o endereço do Requerente ou do dono do cartão.
Especialmente, em razão do recebimento do formulário por email.
Mas, não usar o endereço do dono do cartão pode explicar o não-processamento de vários pedidos.
Abraços e boa sorte com o seu processo.
@guimoss Obrigada!
@guimoss Olá, boa tarde.
A requerente da cidadania está com 82 anos. Sabe me dizer se é preciso enviar prova de vida? Se sim, como fazê-la. Moramos no interior e o consulado é na capital.
Outra dúvida: quanto a forma de envio dos documentos para portugal, sabe me informar a melhor forma de envio?
Desde já agradeço!
@atircunha
A idade mencionada está próxima do mínimo mencionado para a PV, isto é, 83+ anos.
Por essa razão, eu enviaria a PV.
Como vc mora longe de um Consulado português, vc deve ir num RCPN ou em um cartório de notas (este faz com certeza) mais perto de vc.
A PV deve ser apostilada (verifique se o cartório está habilitado para isso) e mencionada no campo "outros documentos", junto com outros documentos adicionais que precisarem ser enviados.
Olha o modelo do JONVASQUES:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413
Busque por divergências entre as certidões brasileiras e a do português, para evitar uma exigência.
Se quiser, poste os documentos que pretende enviar e a relação de nomes dos envolvidos (do português ao neto), que o fórum busca por divergências e confere se a lista está ok.
Boa sorte!
@atircunha
A idade em que se requer a Prova de Vida é 86 anos. Deve fazer a partir de 83 anos como margem de segurança.
Ele não precisa fazer PV. Será um gasto desnecessário. Faça somente se houver exigência para isso, e estou seguro que não haverá.
Pela idade o processo terá prioridade e deve completar em 1 ano.
aqui o passo a passo detalhado: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297304/#Comment_297304
Há uma ordem para se buscar os documentos. Primeiro os docs portugueses, que não vencem. O pagamento seria no item 6, depois que já tem os docs em mãos, já conferiu, comparou, e não precisa retificações de nomes e datas. Mas não se preocupe. O pagamento feito vale por mais de um ano, e não será perdido.
O tópico principal de acompanhamento de processos de netos é esse mencionado acima. Mude suas perguntas futuras para lá, ao final da última página. Se tiver dúvidas pergunte lá.
@atircunha
Mandei a lista detalhada, para que você confira.
Por exemplo, tem que mandar certidão de casamento da neta se o nome na certidão não bate com o RG. (mudou de nome no casamento)
Você começou suas perguntas com o pagamento e PV, uma coisa que estava lá no 5º ou 6º item.
Não é apenas ter os documentos, mas os detalhes e prazos de validade em cada um deles importam. Nada sobrar, nada faltar.
Está bem, desde que os documentos estejam dentro da validade e com alguma folga, se a requerente for solteira.
A cópia do RG recente. Os antecedentes criminais valem por 90 dias, e se imprime no max 5 dias antes de postar. As certidões brasileiras com bem menos de 1 ano de emissão.
Na averbação de casamento e óbito você desperdiçou tempo e esforço, mas isso não causa problemas e serão ignorados,.
A certidão reprográfica era só para a neta. Mas se a outra (do pai dela) estiver legível, não será problema ser manuscrita ou digitada.
Você está explorando a dispensa da transcrição de casamento do português. Tem vários detalhes a observar. A esposa do português não pode ser portuguesa, o português tem que ser o declarante do filho brasileiro antes de 1 ano. Se for assim, pode fazer sem a transcrição.
É todo o conjunto. Autenticações feitas em data próxima, de preferência no mesmo cartório. Mas como você pergunta esse ou aquele detalhe, pode ter outro que você ignorou. Releia a lista. Vá marcando o que possui, e cortando o que não se aplica ao seu caso.
Como dizia minha avó, você "já pegou bonde andando". Então tem que ter cuidado com o que fez antes de receber a instrução. Você ter averbado casamentos, indica que seguiu o que pedia no consulado, e lá é de um jeito. Na conservatória é de outro, bem mais simples.
Então não invente o que você acha que precisa. Siga cuidadosamente o roteiro que lhe passei, e se dará bem.
@gandalf Ok. Obrigada