Busca de Certidão - Maria de Oliveira nascida em 1903, natural de Coimbra

Olá pessoal, tentarei resumir toda a minha pesquisa, mas como não obtive sucesso recorro a ajuda de vocês porque acabou minhas opções.

Procuro o assento/certidão de registro de nascimento/batismo da minha bisavó.

• Nome da bisavó portuguesa: Maria de Oliveira;
  • Data de Nascimento: 23/02/1903
  • Filiação: Joaquim de Oliveira (pai incógnito e mãe Joaquina Rita) nascido em Vilarinho, Lousã, Coimbra em 1878 – achei a certidão de batismo. E Anna de Jesus Oliveira (pai Pedro Duarte e mãe Jacintha Maria Gaspar) nascida em Vilarinho, Lousã, Coimbra em 1880 – também achei a certidão de batismo.
  • N° de Registro de Permanência Legal no País é 4278 (informação que achei em uma escritura de imóvel no Brasil, mas não tenho esse documento de registro de permanência para verificar naturalidade ou chegada ao Brasil, inclusive se alguém souber de algum acervo que tenha imagens desse tipo de documento, pode ajudar bastante).

Os únicos registros que tenho dela é a certidão de casamento brasileiro e o óbito brasileiro. Ambos dizem apenas que ela é natural de COIMBRA. Também encontrei algumas informações de seus irmãos portugueses (que achei no site Family Search) que tentei associar ao local de nascimento:

• Ivo de Oliveira: nascido em 1905, segundo declaração de óbito é natural de Vilarinho, Lousã. N° de Registro de Permanência é 8253.
  • Ayres de Oliveira: nascido em 1909, segundo declaração de óbito é natural de Villerinho, Portugal.
  • Julia de Oliveira: nascida em 1911, segundo declaração de óbito é natural de Vilarinho, Portugal. N° de Registro de Permanência é 3967.

Com todas essas informações entrei em contato com o cartório/conservatória de Coimbra que informou que antes de 1921 os registros foram enviados para o Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra. Com acesso ao Arquivo Distrital e pesquisando entre 01/01/1903 a 30/12/1903 procurei em todas as freguesias que constavam lá, mas não localizei. As freguesias:

• União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
  • União das freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal
  • União das freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila
  • União das freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca
  • Alhadas
  • Buarcos
  • União das freguesias de Cepos e Teixeira
  • União das freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz
  • União das freguesias de Cantanhede e Pocariça
  • União das freguesias de Portunhos e Outil

Cheguei a associar a freguesia dos pais e dos irmãos que parecem ser todos da mesma freguesia: Vilarinho, Lousã, Coimbra (detalhe que a naturalidade dos irmãos só foi encontrada na declaração de óbito brasileira, não procurei os registros de batismos deles para confirmar), mas no arquivo da universidade não consta o registro de 1903 de Vilarinho, Lousã, então entrei em contato com a universidade que me informou que pela data encontra-se na Conservatória de Registo Civil de Lousã. Ao entrar em contato, não localizaram o registro dela.

Também tentei localizar a chegada de imigrantes no porto de Santos pelo acervo do Museu de Imigração de São Paulo entre as datas de 1911 e 1920 (período que acredito que vieram para o Brasil), não achei nada. Tentei o acervo de imigrantes no porto do Rio de Janeiro, mas o sistema de pesquisa é bem complicado e não achei nada (se alguém souber como pesquisa e puder me ajudar...).

Li em outra sala aqui no fórum que existem várias freguesias chamadas de Vilarinho: Anadia em Aveiro, Mondim de Basto, Lousã, Santo Tirso e Vila Verde. Procurei em Aveiro e em Lousã, não achei nada. Se eu não achar nos outros Vilarinho, mais uma vez estarei de mãos atadas. Infelizmente minha vó, filha da portuguesa sofreu AVC há muito tempo atrás e sofre de demência, então não tenho como conseguir mais informações.

Enfim, diante dessas informações, existe algum outro meio para localizar esse assento?

Por favor, me ajudem!!!!!

Comentários

• @larimesira

vc tem o casamento dela... já pediu o desarquivamento da habilitação de casamento no cartório do casamento?

pois os nubentes tinham que apresentar documentos ao se casar.

• editado August 2022

@mabego Já solicitei! Ela se casou em Campinas/SP em 1927. Nesta época bastava apresentar uma declaração de maioridade para casamento no cartório, ou seja, não deu em nada realizar o desarquivamento, pois nesta declaração também só consta que ela é natural de Coimbra apenas. 

• editado August 2022

• @larimesira

Coloque aqui os links para o que achou dos irmãos no FS - para quem for te ajudar não ter que repetir o que já fez.

Melhor ainda, se puder, organize tudo numa árvore no FS e coloque o link dela.

Tente achar na conservatória de Lousã o batismo dos irmãos. Nele deve constar onde os pais casaram. Se os pais realmente nasceram, casaram e tem batismos de irmão lá, a chance de Maria ser batizada lá aumenta muito.

Não se esqueça que as datas nas certidões brasileiras - principalmente as de óbito - podem estar erradas, às vezes por vários anos.

• @larimesira

na igreja? pode haver documentos nos arquivos da igreja

• guimossguimoss Beta
    editado August 2022

@larimesira

E os registros religiosos Brasileiros são mais completos. Busque pelo casamento religioso e batismos do filhos realizados no Brasil.

O link de campinas:

https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=211429&query=%2Bplace%3A%22Brazil%2C%20S%C3%A3o%20Paulo%2C%20Campinas%22

Os livros religiosos de campinas a partir de 1927 estão abertos. É só folhear.

Considere também aumentar o leque das buscas no site do tombo.

===

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Boa sorte!

• editado August 2022

@larimesira

qual foi a igreja do casamento?

@CarlosASP

@guimoss

procurei o casamento do Joaquim e Anna em Vilarinho até 1901 (data limite dos registros online) e não achei nada.

• @guimoss

@CarlosASP

@mabego

Aqui está a arvore genealógica da minha bisavó:

https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GZFY-H5H

Não tinha pensado em procurar nos registros dos filhos, portanto olhei e não consta o local. Também não procurei o registro religioso, estou procurando neste exato no link que colocaram aqui. Obrigada por isso.

Se tiverem alguma outra dica, pesquisarei!

• @larimesira

Segundo o batismo de Joaquim, Maria casou na igreja de São José em Campinas - a mesma onde ele foi batizado.

• @larimesira

O irmão Ayres: tem a data de nascimento dele (28/08/1904) na certidão de casamento; em geral muito mais confiável que óbito:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFH-LS9M-K

Use essa data para pedir à conservatória o assento de batismo dele - para tentar descobrir onde os pais casaram.

• @larimesira

Foi bom que a informação ajudou.

No casamento religioso, é bem provável que apareça a Diocese de Nascimento dos nubentes.

Abraços

• @larimesira

E esse casamento civil foi feito no Distrito da Conceição, se não me engano.

É mais um local ee buscas.

• @larimesira

Encontrei o casamento.

Registro 16 (imagem 181):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9RP6-QYT?i=180&cat=2820803

Fala que ela é da freguesia de Vila industrial. Mas acho que é só a da residência.

• @guimoss

@CarlosASP

@mabego

Infelizmente no registro do casamento religioso não disse nada do que já sabia.

Olhem o registro de batizado dos pais dela abaixo: Joaquim e Anna.

Geralmente quando casam, a igreja faz uma anotação que casaram, mas nos registros deles não tem nada disso. Estou achando que não eram casados.

Procurei pelo registros em todas as paroquias de Lousã:

https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=39048 Serpins - Lousã - 1895 a 1901 não tem registros de casamento

https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=38817 Foz de Arouce - Lousã - 1895 a 1901 não tem registros de casamento

https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=38685 Casal de Ermio - Lousã - 1895 a 1901 não tem registros de casamento

https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=38898 Lousã - 1895 a 1901 não tem registros de casamento

https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=39187 Vilarinho - Lousã - 1895 a 1901 não tem registros de casamento

Se tivesse acervo de 1902 adiante eu procurava...

• editado August 2022

@larimesira tem mesmo que encontrar a imigração deles

• @larimesira vc devia entrar em contato de novo com a conservatória da Lousã, pois é lá que deve estar mesmo o batismo da Maria e dos irmãos, eles talvez só tenham procurado em fevereiro de 1903 e é preciso procurar um pouco antes e um pouco depois

• guimossguimoss Beta
    editado August 2022

@larimesira

Concordo com o @nunogomes , vc precisa localizar o passaporte ou algum documento (português, de preferência) que ateste o estado civil dos trisavós.

===

Vc pesquisou essa sugestão do Carlos?

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/299036/#Comment_299036

Acho que vc poderia pedir a cópia simples da imagem e baixar pela internet, para consultar os dados.

Ficaria mais barato. Pela tabela (em anexo), o valor fica entre 0,50 a 1,25 euro.

Mas, em Coimbra as coisas são diferentes.

É bom verificar se é possível pedir a imagem simples (= imagem sem certificação).

===

Houve um caso recente (ainda pendente, imagino) de forista cujo batismo do antepassado estava em um livro que foi refeito (um translado), para fins de conservação.

Pode ser o seu caso.

Boa sorte!

• @nunogomes mandei email para o cartório de Lousã novamente e soolicitei que verificassem nas freguesias de Serpians, Foz de Arouce, Casal de Ermio, Vilarinho e Lousã. Até agora não obtive respostas deles.

Você tem alguma dica para pesquisar sobre a imigração? Já procurei no acervo do Governo brasileiro e não achei nada...

@guimoss

E não sei por onde começo a procurar pelo passaporte deles. Conhece algum acervo português que permite essa pesquisa?

Eu pensei em seguir a sugestão do Carlos, mas no Arquivo Distrital da Universidade de Coimbra só tem documentos de Vilarinho, Lousã até 1901. Por isso não solicitei copia simples para eles, quando entrei em contato com eles por email me pediram para solicitar diretamente para a Conservatória de Lousã. Masss é um cartório de demora muito pra responder e ainda estou esperando eles verificarem o registro nas freguesias que citei acima.

• @larimesira

Passaportes podem ser pesquisados no site da torre do tombo.

O link:

https://tombo.pt/

Vc escolhe o Distrito e busca nos anos possíveis, página por página.

===

Tente ligar pata a Conservatória de Lousã.

Ligue em torno das 04:55 da manhã (horário de Brasília), por causa so fuso horário.

Os dados:

CONTACTOS

Telefone: 239990030

Linha Registos: 211 950 500

Linha Cartão de Cidadão: 210 990 111

ENDEREÇO

Avenida de São Silvestre - Palácio de Justiça

Distrito de Coimbra, Concelho de Lousã

• @larimesira

Ou o AD de Coimbra não tem os livros, pois foram perdidos ou feitos pelo registro civil, como o caso do rafaelspc93, mesmo sendo de antes de 1911.

OU

não foram digitalizados

OU

O assento foi perdido na cópia de um livro antigo para um novo (translado).

Para verificar essa ultima hipótese, vc tem que ver o termo de abertura do livro ou de livros de anos próximos.

===

Eu imagino que o seu caso esteja nas hipóteses 2 ou 3.

Boa sorte!

• @larimesira vc deve pedir no site civil online, deve colocar a data de nascimento 1923 (pois o site não aceita por defeito datas superiores a 100 anos) nas observações vc coloca que não sabe a data certa, mas que é entre 1901 e 1905, provavelmente 1903.

Deve fazer um segundo pedido no site civilonline que é o da certidão de casamento do Joaquim Oliveira e da Ana de Jesus, diga que foi entre 1900 e 1905 que deve ter sido na freguesia de Vilarinho, Lousã. tera que usar também primeiro uma data de 1923 e nas observações é que coloca 1900 a 1905. Eles assim, como vc já pagou, terão que buscar nos livros.

• @guimoss

pode me explicar melhor sobre isso que você disse:

"Ou o AD de Coimbra não tem os livros, pois foram perdidos ou feitos pelo registro civil, como o caso do rafaelspc93, mesmo sendo de antes de 1911"

Neste caso ele teve alguma solução?

"OU não foram digitalizados OU O assento foi perdido na cópia de um livro antigo para um novo (translado). Para verificar essa ultima hipótese, vc tem que ver o termo de abertura do livro ou de livros de anos próximos."

Pode me orientar melhor como verifico este termo por favor?

• @nunogomes esse site civil online, só tem e cidadão que pode solicitar a busca certo?

• @larimesira vou explicar para vc. Vc tem quase a certeza que eles são de vilarinho e que casaram entre 1902/1905. Esses livros já deviam estar no arquivo da universidade de coimbra, mas estão ainda na conservatória, então vc pode pedir no civilonline, peça o casamento de Joaquim de Oliveira e Ana de Jesus (10 eur) se eles encontrarem o casamento, eles vão fazer informatizar esse assento e disponibilizar. Partindo do pressuposto que eles vão encontrar o casamento, vc pede a certidão da Maria de Oliveira, e indica que a data de nascimento é entre a data do casamento e 5 anos para a frente.

www.civilonline.mj.pt

Vai ter que pagar com cartão visa, mastercard está dando problemas. PS vai ter que indicar uma data inferior a 100 anos, coloque 1923, depois nas observações escreve, casamento realizado entre 1/1/1902 e 31/12/1905.

• @nunogomes @guimoss @CarlosASP @mabego consegui encontrar a certidão através das informações de nascimento nos batismos do pais e certidão de obito dos irmãos dela. Liguei os pontos e solicitei a certidão por meio do CivilOnline como sugeriu o nunogomes e deu super certo!

Muitissimo obrigada por toda a ajuda galera! Vocês foram ótimos e especiais.

• @larimesira fico muito feliz por vc

• @larimesira

Que bom que conseguiu resolver.

Abraços

Obs; a sua mensagem abaixo não apareceu para mim. Por isso só rrspondi agora.

A msg:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302296/#Comment_302296

Boa sorte no seu caso.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.