Ao chegar no Brasil, meu avô, português de Vila Real, agregou um novo sobrenome

Meu avô, Manoel Barbosa Filho, nascido em 7 de novembro de 1887, na Freguesia de Vila Marim, Concelho de Mesão Frio, Distrito de Vila Real, migrou para o Brasil em fevereiro de 1991. Seu pai, Manoel Barbosa, fez pedido de passaporte em 22 de novembro de 1890, para todos os membros da família, o que se encontra registrado no Arquivo Distrital de Vila Real. Migraram para o Brasil em 1991, em data incerta.

Ocorre que, em 1910, ao se casar em Serra Negra/SP, o nome de meu avô foi registrado com Manoel Barbosa da Fonseca Filho, filho de Manoel Barbosa da Fonseca.

Imagino que esse acréscimo do sobrenome "da Fonseca" faz diferença significativa no processo de obtenção de cidadania portuguesa, impedindo o andamento do processo.

Como solucionar essa questão?

Comentários

  • Meu caso é semelhante.

    Minha bisavó portuguesa, chamada Maria Arraes, é filha de Manoel Domingues Arraes.

    Acontece que em seu casamento, consta que Maria Arraes era filha de Manoel Domingues Arraes Serodio.

    Assim sendo, adicionou-se esse Serodio tardiamente. Descobri que o pai de Manoel Domingues Arraes, chamado João Domingues Arraes, tardiamente adotou o apelido Serodio e passou a todos os seus últimos 3 filhos.

    No final da vida, todos os Arraes passaram a se chamar "Arraes Serodio".

    Eu fiz buscas das certidões de nascimento de quase todos e pude constatar isso. Dois filhos nasceram apenas Arraes e três nasceram Arraes Serodio.

    No meu caso, com as certidões de nascimento dos irmãos pretendo responder a contento qualquer pedido de informações, caso haja.

    Recomendo que faça o mesmo, pois pode encontrar um "Fonseca" perdido em algumas certidões de parentes.

  • editado August 2022

    @AlcidesABJ

    como vemos no assento dele, no reg.56, esse "Fonseca" não tem razão de existir. Nem avós, nem padrinhos o possuem.

    A meu ver, vai precisar retirar... claramente, um erro do cartório e deixaram passar.


    (tive uma história de um português que chegou aqui e adotou como apelido, o nome do navio em que ele veio: Ressurreição (ou coisa parecida). Conclusão: perrengue para a família que teve que retificar)

  • @AlcidesABJ

    Casamento dos pais - https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMSF07-002-009&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PMSF07-002-009/PRTC0808D_ADVRL-PMSF07-002-Lv009_M_00033.jpg# número 9

    O apelido Fonseca é da avó paterna

    Assento do Manoel (pai) - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1062269 m0080.tif assento número 30

    Filho de Domingos Barbosa e Carolina Augusta. Neto paterno de Joaquim Barbosa e Anna da Fonceca e materno de João de Barros e Custódia Maria.

    Sugiro que você peça o assento de casamento e o assento de batismo do Manuel (pai) para justificar o " Fonseca"

  • @AlcidesABJ

    Me parece que foi uma decisão deliberada acrescentar o "Fonseca", pois aparentemente está assim para todos os filhos. Há uma série de casamentos em Serra Negra de filhos de "Manoel Barbosa Fonseca" e Rita da Conceição:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/9NJN-FKT

    Também tem essa Josepha - desembarcou em Santos em dezembro de 1890; o pai aparece com Fonseca também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99FB-BF7P?i=542&cc=2140223

    Como disse a @mabego , não tem jeito, tem que retificar os registros brasileiros para eles ficarem de acordo com o assento de batismo de Manoel.

    Na minha família tinha um caso idêntico: saíram de PT só com um sobrenome (também achei o passaporte da emigração da família toda). Mas em todos os registros brasileiros já aparecem com 2 sobrenomes. No fim acabei descobrindo que o sobrenome adicional era o nome do "lugar" de onde vinham em PT. Ramos diferentes da família passaram a adotar esse sobrenome em épocas diferentes, alguns já em PT, outros só aqui no BR. Tive que montar um fluxograma da aldeia inteira até conseguir entender quem era quem e quando passaram a usar o sobrenome adicional.

    Por sorte, tínhamos um outro ascendente português e nesse havia inconsistências bem menores e foi por quem saiu a cidadania.

  • @CarlosASP , o @AlcidesABJ não precisa retificar nada. O "Fonseca" vem da avó paterna.

    Basta que ele mande a certidão de casamento dos pais e o assento de batismo do Manuel , onde a avó paterna aparece como Anna da Fonceca.

  • @Leticialele

    Belo achado - onde o apelido veio da bisavó.

    Antes eu achava que portugueses podiam adotar os apelidos só ate o dos 4 avós. mas depois li que pode ser até dos bisavós, desde que se consiga comprovar tudo até chegar nesse antepassado,

  • @CarlosASP

    @Leticialele

    @AlcidesABJ

    maravilha... justificado o Fonseca...

    bola pra frente!!!

  • @CarlosASP , o neto, Manoel Barbosa, agregou o nome da avó paterna, e se tornou Manoel Barbosa Fonseca.

    O filho, portanto, tornou-se Manoel Barbosa da Fonseca Filho.

    Mas o @AlcidesABJ tem que mandar, em seu processo, o assento de casamento e o de batismo do pai.

  • Caríssimos @CarlosASP, @Leticialele, @mabego, @mercatelli, agradeço profundamente todas as contribuições para encontrar um caminho de solucionar o caso aqui exposto por mim. Creio que, com as informações aqui postadas, encontramos a origem do Fonseca e assim poderei dar entrada no processo de cidadania com segurança.

    Imaginem que eu cogitava de esse sobrenome (apelido) Fonseca ter sido agregado com base em relações criadas aqui no Brasil, entre 1891 e 1910, quando meu bisavô, Manoel Barbosa, trabalhava em alguma fazenda cafeeira no interior de São Paulo.

    Mais uma vez, agradeço a ajuda. Forte abraço!

  • @mercatelli muito obrigada por compartilhar! Minha situação é idêntica a sua. Meu antecedente português casou e adicionou um sobrenome ao pai que não consta no assento de batismo dele. Porém os irmãos tem o sobrenome em seus assentos.

    Como você vai proceder caso te questionem isso? Pretende justificar com base nas certidões dos irmãos?

  • @AlcidesABJ me parece que a descendencia de meu marido é a mesma que a sua! O Manuel Barbosa da Fonseca e Rita são pais de Joaquim Barbosa avo de minha sogra. Enfim.... estamos começando a juntar a documentação para tentar cidadania de minha sogra primeiro. Por favor se você puder me ajudar te agradeço muito, e como resolver a questão do Fonseca incorporado no nome?

    Obrigada! Caroline e Rodolfo

  • @AlcidesABJ me parece que a descendencia de meu marido é a mesma que a sua! O Manuel Barbosa da Fonseca e Rita são pais de Joaquim Barbosa avo de minha sogra. Enfim.... estamos começando a juntar a documentação para tentar cidadania de minha sogra primeiro. Por favor se você puder me ajudar te agradeço muito, e como resolver a questão do Fonseca incorporado no nome?

    Obrigada! Caroline e Rodolfo

  • @rdgneto

    Olá, Caroline e Rofolfo!

    Parece, então que somos primos. Joaquim é o nome de um dos irmãos/irmãs de meu pai. Se for isso mesmo, eu tenho como entrar em contato com vcs. Farei isso em breve.

    Eu e outra prima estamos tratando de cidadania e já encontramos um meio de lidar com o nome "da Fonseca".

    Até logo!

  • @rdgneto

    Olá!

    Inicialmente, pensei que a relação seria com meu tio Joaquim, irmão de meu pai.

    No entanto, fazendo umas verificações, percebi que, na verdade, a relação é com o meu Tio Avô Joaquim, que eu não cheguei a conhecer.

    De qq forma, encontramos a solução para lidar com o nome "da Fonseca". Terei grande prazer em ajudá-los.

    Agd ctt.

  • @AlcidesABJ Oi Alcides, vc sem saber me ajudou muito kkk desvendando o caso do sobrenome, consegui fazer a retificacao no nome do Manoel e ja estou com doc feita a correcao dos nomes sem o Da Fonseca, consegui em Portugal os doc dele para provar que incluiram o sobrenome quando vieram ao Brasil. Agora estou em processo de mandar doc para Transcrição de casamento, vc ja fez?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.