Fazer pedido para mãe - duvidas

Olá pessoal, tenho algumas duvidas:

Posso fazer o pedido de nacionalidade para a minha mãe, que é filha de mãe portuguesa? Se sim, posso fazer diretamente em Portugal? (Moro aqui atualmente)

Outra dúvida: Consigo enviar meu pedido de atribuição junto com o da minha mãe ou eu teria que fazer depois que o dela saísse?

Tive a tentar ir na conservatoria daqui mas não atendem sem marcação e estou tentando me organizar para o dia da marcação e ja enviar tudo sem necessidade de ter que voltar lá.

Obrigada desde já!

Comentários

  • @TatianaBartoli

    Posso fazer o pedido de nacionalidade para a minha mãe, que é filha de mãe portuguesa? Se sim, posso fazer diretamente em Portugal? (Moro aqui atualmente) - sim... é só enviar documentação juntamente com formulário e pagar a taxa.

    Outra dúvida: Consigo enviar meu pedido de atribuição junto com o da minha mãe ou eu teria que fazer depois que o dela saísse? - ainda não, vc envia logo depois da nacionalidade ser atribuída à sua mãe.

    Tive a tentar ir na conservatoria daqui mas não atendem sem marcação e estou tentando me organizar para o dia da marcação e ja enviar tudo sem necessidade de ter que voltar lá. - Sua mãe tem que assinar o formulário no cartório, por autenticidade. Se for presencial, ela tem que estar junto.


    Check list para a atribuição filho maior de idade – Artigo 1C

    (  ) Cópia simples e certificada do assento de nascimento do português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação), com casamento transcrito (caso o português(a) não tenha sido declarante do nascimento do filho(a))

    (  ) Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica + apostila de Haia

    (  ) Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação

    (  ) Formulário 1C preenchido e impresso colorido em frente e verso, e assinado por autenticidade no cartório

    (  ) Pagamento da taxa de 175 euros

     

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.