Busca por assento de nascimento (batismo) de meu Trisavô Português
Ola boa noite,
Estou em busca do assento de nascimento (vulgo batismo) de meu trisavô português. Minha avó (neta dele) está viva e ja demos entrada no processo com advogado. Todos os documentos referentes aos antepassados posteriores ao Potuguês ja foram encontrados, inclusive a certidão de casamento do português que ja obtive, na qual se casou no Brasil. Gostaria que alguém que possui afinidade com a busca pudesse me ajudar a encontra-la.
Alguns dados:
NOME: ANTONIO FERNANDES
DN: 02/09/1885 ou 1886
PAI: JOAQUIM FERNANDES
MÃE: ANNA *MARIA* DE JESUS (em alguns docuementos consta apenas "ANNA" e em outros está o "MARIA" como nome do meio.
O português saiu de Portugal com 17 anos conformo explicita a certidão de casamento dele, e veio para o Brasil em SC. Nela consta que residia em Vila da Feira, logar São João da Madeira. Trabalhava como broqueiro.
Ja procurei no Family Search e outras plataformas, inclusive na propria Torre do Tombo, mas não obtive sucesso nas buscas. Fica aqui registrado meu pedido para alguem que entenda melhor com relação à estas buscas. No momento ja falei com duas pessoas para buscarem esta certidão e que trabalham com isso, porém ja de passaram 6 meses e não obtive resultado.
Obrigado.
Comentários
@jean8879
Já tentou no atual concelho e freguesia de São João da Madeira?
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1095548
Dando uma olhada na história do local, é muita coincidência de nomes para não explorar a fundo. (Vila da Feira é a atual Santa Maria da Feira - vizinha de São João, olhe no mapa):
https://geneall.net/pt/mapa/1/aveiro/
"No primeiro quarto do século XX, com o crescente progresso e instalação de indústrias, a explosão demográfica e social foi de tal ordem que, num intervalo curto de tempo, a aldeia de São João da Madeira ultrapassou em população a sua sede de município, Oliveira de Azeméis, bem como a da histórica Vila da Feira. Num período de quatro anos, São João da Madeira adquiriu o estatuto de vila (1922) e a sua autonomia administrativa (1926), por desmembramento do município de Oliveira de Azeméis."
Numa olha rápida nesse livro vi que lá tem lugar de "F(undo) da Feira" e também "Campos da Vila da Feira"
Mas sua informação é que "residiu"; pode ter sido parte dessa população que mudou para lá com a "explosão demográfica".
Tem dados de irmãos etc? Tem uma árvore no Family Search com todos esses dados já?
Ja procurei nos concelhos através destes arquivos digitais, ja li sobre a região também. Minha avó conta que o português falava muito em Tras os Montes também. Soube de um exodo que ocorreu em 1884-1890 de Tras o Montes para a Beira do país, fazendo com que diversas familias saissem do pais em busca de uma vida melhor. Por isso a busca está tão complicada e lenta.
@jean8879
coloque o documento do casamento... ajuda bastante.
@jean8879
O problema é que Trás os Montes engloba centenas de freguesias:
Era então constituída por 31 concelhos, integrando a totalidade do Distrito de Bragança e do Distrito de Vila Real, englobando ainda 4 concelhos do Distrito de Viseu e um concelho do Distrito da Guarda.
Eu tentaria a partir de parentes colaterais, primos, tios etc de sua avó. Na maioria só vai dizer que o antepassado era de "Portugal", Mas de vez em quando tem algum documento que acrescenta um nome de local não visto ainda. Tem que vasculhar todas as certidões de todo mundo com lupa.
Você construiu a árvore no FS, ou só deu uma buscada para ver se aparecia algo de cara?
Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum (vai ter homônimos com certeza), é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
Aqui está o documento de casamento do Portugues, de sua filha Candida e sua neta Daura.
Não consegui fazer upload dos PDFs aqui, então deixarei o link de minha pasta do google drive para visualização.
https://drive.google.com/drive/folders/1iBZaj4pRiYJ6bPvv_couHmg3Xr3rijzq?usp=sharing