Certificação CIL - Além da nacionalidade, alguma importância?

editado August 2022 em Mudanças na Lei

Pessoal, meu processo de nacionalidade não envolve a certificação CIl porque é por atribuição da minha mãe, já naturalizada, mas tenho muitos judeus na ascendência. Fora o interesse na nacionalidade sefardita, a certificação CIl tem algum outro valor para nós, além do sentimental, junto à comunidade judaica? Formação universitária, bolsas de estudo, ligações com Israel, etc?

Comentários

• editado August 2022

@Alexandre Maia Rodrigues

Não sei responder especificamente a sua pergunta sobre outras finalidades do certificado do CIL.

No entanto, como o seu é apenas uma continuação do certificado de sua mãe, a metade do custo, aconselho que peça, e mantenha com você. Não deve deixar para pedir depois, se precisar dele, porque leva tempo. E os ventos podem mudar novamente, e ficar difícil obtê-lo.

Para efeito da nacionalidade, ainda que esteja apresentando a documentação de sua mãe, fazendo "por descendência direta ou colateral", isso requer comprovação de participação na comunidade e carta da sinagoga de onde participa. Com o cert. do CIL seria prova suficiente. Então, mesmo que no momento não precise dele, seria bom tê-lo em mãos para atender a alguma exigência se a documentação que enviou não for considerada suficiente.

PS: Espero que seu processo como filho já tenha dado entrada na conservatória, para aproveitar a legislação anterior, para não precisar comprovar ligação efetiva a partir de 01/set/22. Se não mandou ainda, mande imediatamente para o ACP. Talvez ainda consiga.

• @gandalf O certificado não importa na atribuição dela....

Faria apenas para ter como prova de ligação com a comunidade judaica. Se não tem outras finalidades que valham a pena, nem vou fazer.

Não dei entrada no meu pedido porque a atribuição da minha mãe ainda não saiu.

Então, não vou escapar da ligação efetiva, que espero que caia em breve..

Grato pela ajuda.

• editado August 2022

Eu teria dado entrada já, mesmo com o processo da mãe em andamento.

Juntaria uma cópia de print-screen da consulta online no lugar do assento do progenitor.

Se ainda tiver chance de entregar pessoalmente, faça isso. Junte uma carta do rabino e um requerimento para que está fazendo "por descendência direta ou colateral", baseado no processo de sua mãe.

Se ainda puder, não perca a oportunidade. No máximo pode perder o valor da aplicação de €250 e o custo de alguns documentos apostilados.

Se houver exigência, você ganha tempo com um requerimento dizendo que já está pedido, como lhe disse acima.

https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses

• @gandalf, vou pensar.

Grato.

• editado August 2022

A CRCentrais respondeu a uma consulta de um dos foristas, recomendando enviar o processo do filho, estando o processo do pai ainda em tramitação. Isso não é algo que eu inventei.

Não deve ser feito de forma geral, mas nesse contexto específico, você põe o pé na porta pela legislação antiga.

Só que se o processo do progenitor(a) não for concedido, todos os outros que dependem dele são indeferidos junto. Perde o valor pago.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.