Buscando a Certidão da Minha Bisavó - Alice Ferreira
Boa tarde pessoal, mais uma vez, espero que todos estejam bem.
Mais uma vez gostarai de solicitar a ajuda de vocês, estou em busca da certidão de nascimento ou assento de batismo da minha bisavó portuguesa, tenho em minha posse as certidões de casamentos (se casou duas vezes) aqui no Brasil e a Certidão de Óbito, além do registro de estrangeiros feito aqui no Brasil.
Na certidão de casamento com meu bisvaô, consta que nasceu em 12 de fevereiro de 1900 , natural de Barqueiros - Portugal, sendo filha de Alfredo Ferreira e Maria Augusta Ferreira.
Já na sua segunda certidão de casamento, onde se casou com Franco Bacic, consta que nasceu em 14 de junho de 1901 no distrito da Guarda, sendo filha de Alfredo Ferreira e Maria Palmeiras* (Nos REs e outros encontro como Maria Palmira e Maria Palmyra) .
Eu fiz várias buscas no Family Search, mas não consegui localizar nada referente a seu registro de Batismo:
Segue um resumo dos dados abaixo:
Portuguesa : Alice Ferreira ( nome de solteira)
Primeiro Casamento - Alice Ferreira Pina
Segundo Casamento - Alice Ferreira Bacic
Pai do portuguesa: Alfredo Ferreira
Mãe do portuguesa: Maria Augusta Ferreira (Maria Palmeiras / Maria Palmira da Rita / Maria Palmyra)
Se alguém tiver algum outro caminho que eu ainda não tentei me ajudará muito.
Seguem Anexados os arquivos que eu consegui localizar.
Muito Obrigado.
Alexandre da Rocha Pina
Comentários
Já pediu a habilitação dos dois casamentos?
@alexandrepina
@alexandrepina
Locais de busca:
Nos registros dos estrangeiros postados, há informações relevantes:
1) Alfredo - Desembarcou no Brasil em 13-02-1912, pelo Porto do Rio. Vapor Valdivia.
Por ele, vc pode buscar no Sian pelo navio, para ver se ele veio com a família e por mais informações.
Aqui vc tb pode buscar pelo passaporte no final do 2° semestre de 1911, nos Distritos de Guarda, pelas informações citadas.
2) Alice - entrou pelo Porto de Santos em 1911.
Vc pode buscar pelo passaporte dela no ano de 1911 e 2° semestre de 1910.
3) Maria Palmira - entrou pelo Porto do Rio na mesma data que o Alfredo.
Isso indica que a familia deve ter vindo junta.
Eu buscaria pela lista de passageiros no SIAN.
===
Possivel parente de Palmira (mesmo sobrenome do pai dela). É do Distrito de Guarda, mas faz fronteira com o Distrito de Viseu.
ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil
194803 Maria José Ramos De Rita Gouveia Gouveia José Ramos de Rita Maria Encarnação Teresa Costureira 31 Santos Solteiro
===
Informações adicionais:
1) Além dos registros civis, vc poderia buscar os registros religiosos, pois são mais detalhados e devem informar uma localização mais precisa.
2) Em portugal, há duas localidades com o nome de Batqueiros.
Uma fica no Distrito de Vila Real, Concelho de Mesão Frio e a outra fica no Distrito de Braga, Concelho de Barcelos.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Boa sorte nas buscas!
@alexandrepina
Eu tentaria 2 coisas; em ambos esses lugares os livros de batismo não estão online, teria que pedir pesquisa no Arquivo Distrital.
Segundo essa árvore, o irmão mais novo nasceu na freguesia de Pero Soares, concelho e distrito da Guarda:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GZ2S-HVX
Esse outro irmão também diz que nasceu na "cidade da Guarda":
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-R9CK-3
Nessa freguesia eu pediria a pesquisa para esse 2 irmãos também; no batismo deles pode aparecer onde os pais casaram e de onde eram.
A outra coisa é seguindo a pista "Barqueiros". Tem uma freguesia com esse nome no concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real - mas não muito longe da divisa com distrito da Guarda. Os livros também não estão online:
https://tombo.pt/f/msf01
Tem uma outra freguesia de Barqueiros, mas é no concelho de Barcelos, distrito de Braga, mais longe.
Por isso saber de onde os pais são pode te dar mais uma pista onde possa ser essa Barqueiros.
@alexandrepina os batismos de Pero Soares, na Guarda não estão digitalizados. Penso que vc devia pedir para o arquivo distrital da Guarda, o batismo de Alice, informe que nasceu entre 1899/1902 filha de Alfredo Ferreira e Maria Palmira.
@nunogomes ainda não pedi, como disse, estou buscando as documentações para depois dar início ao processo. Irei pedir a pesquisa no arquivo. Muito Obrigado pelas orientações.
@guimoss Tudo bem? Com toda documentação dela eu enviei um pedido do prontuário do Estrangeiro para o Arquivo Nacional, estou aguardando a resposta deles. Muito Obrigado pelas orientações, irei fazer as buscas.
@CarlosASP Obrigado pelas indicações, eu confesso que tomei um susto quando comecei as minhas pesquisas e econtrei o concelho de Barcelos no distrito de Braga, fiquei pesando que tudo bem errar a data de nascimento, mas uma cidade tão longe de outra em 1900? Díficil de acreditar...
@alexandrepina
Só para esclarecer:
1) os passaportes devem ser buscados no site da torre do tombo;
2) A lista de passageiros de Santos e Rio devem ser verificadas no inci (museu do imigrante) e no SIAN (os 2 portos);
===
Com base no que o Carlos achou, uma opção é fazer o pedido de Reprodução Narrativa no Crav do AD de Guarda, informando nas observações que vc não tem certeza da freguesia.
Informe a freguesia que o Carlos encontrou.
===
Outra opção (mais segura) é vc pedir uma copia simples (sem certificação) e impressa pela internet.
Aí, vc poderia ver os dados dos pais.
É bem mais barato (menos de 5 euros, no máximo). O valor mais alto (15 euros) é pela certificação.
Pergunte por email do AD se a imagem está legível, antes de pedir.
Pondere o melhor caminho para você e para o seu caso.
Boa sorte!
@alexandrepina
Olhe a msg acima que eu dei uma editada nela.