Cônjuge de cidadão português

Boa noite, tudo bem?

Tenho uma união estável com uma pessoa que possui cidadania portuguesa, e iremos nos casar esse ano. Já estou ciente sobre os prazos para tirar minha cidadania. Minha dúvida é a seguinte:

Ano que vem eu e meu marido iremos nos mudar pra Portugal, ele possui passaporte europeu e cidadania portuguesa. Gostaria de saber, se por ser casada com um cidadão da UE eu preciso ir com o seguro de viagem para Portugal.

Comentários

  • @_Yonah

    Cuidado...

    1) Pela lei portuguesa, o casamento (mesmo que seja com a mesma pessoa) desfaz a união estável, e começa a contar do zero.

    Ao invés disso, faça um processo judicial de conversão da união estável em casamento, com testemunhas. Assim, o casamento fica legalmente valendo da data inicial. Quando fizer a transcrição não terá problema.

    Se não tiver a sentença do juiz, corre o risco de perder esse tempo de UE.

    2) Seu problema não será entrar em PT com seu marido. Não será requerido.

    O seguro também cobre imprevistos da viagem, cancelamento de vôo, e extravio de bagagem. E atendimento de saúde.

    Como vai se tratar se tiver uma apendicite, ou precisar de hospital. Sem seguro e sem número de utente. Seu processo de nacionalidade leva 2,5 anos (talvez um pouco mais pela UE).

    Você deve entrar no país, com um seguro que lhe garanta alguma cobertura emergencial, até pedir reagrupamento familiar e cartão de residente (leva uns 3-6 meses), e assim esperar os 3 anos que vai demorar até vc ter direitos de cidadã.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.