Retificação por ausência de pai na certidão de nascimento (é necessário)

Olá Pessoal,

Depois de um tempo de busca, consegui obter a certidão de nascimento (no site registroCivil) da minha bisavó portuguesa além dos documentos no brasil, porém identifiquei 2 divergências:

Duvida 01: O sobrenome nas certidões do brasil (nascimento/batismo do meu avô) constam com o nome dela como Maria Mercedez Luna, enquanto o nome de batismo é Maria Mercez Affonso (na certidão de casamento no brasil também consta como Maria Mercez Affonso Luna) . Entendo que vou ter retificar a certidão de nascimento do meu avô para corrigir o nome da mãe dele. O nome do meu avô não consta nenhum desses sobrenomes, ou seja, teria que alterar somente a filiação dele. Neste caso o cartório mesmo pode fazer essa alteração, ou terá que ser via judicial?

Duvida 02: Na certidão de nascimento da minha bisavó, não consta o nome do pai dela (está como **** na filiação), porém na certidão de casamento (dela) , registro de estrangeiro (dela) e e nascimento (meu avô) consta o nome dele. Neste caso, preciso fazer a retificação das certidões para excluir o nome do meu tataravô das certidões? (é possível fazer via cartório ou precisa ser via judicial)?

Em ambos os casos, a certidão emitida pelo registrocivil de portugal é aceita como prova para retificar certo (me parece tão simples essa certidão, estou com receio deles não aceitarem)

Obrigado desde já pela ajuda !!!!

Comentários

  • @rodrigo_lm

    o documento da portuguesa:

    • se for de arquivo distrital: narrativo, em papel, certificado e apostilado (peça orientações no AD de como fazer o apostilamento)
    • se for de civilonline: peça orientações de como proceder para o apostilamento
  • Obrigado @mabego , já tinha pesquisado como apostilar documentos a partir do civilonline, só não tinha certeza que iria precisar.

    Referente a retificação, será quer preciso retificar os documentos para excluir o pai da minha bisavó que não consta na certidão de nascimento dela (mas consta na de casamento e nascimento do meu avô)?

  • @rodrigo_lm

    eu, deixaria tudo e todas as subsequentes, de acordo com a certidão de nascimento portuguesa. Eu faria assim. Pq sou muito chata e acredito que alinhar tudo nos deixa mais tranquilos. Mas... a @Leticialele te orienta melhor, e inclusive, te fala como será essa retificação, se judicial ou administrativa...

  • Obrigado @mabego , vou aguardar as próximas respostas. Teria alguma forma "oficial" de confirmar se precisa ou não retificar, talvez falando direto com o consulado? Ou vai ter q ser na "sorte"?

  • @rodrigo_lm

    Pela minha experiência é 95% de necessidade da retificação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.