Certidão de Nascimento ou de Casamento?

Boa tarde gente, estou fazendo o processo de cidadania da minha vó enquanto neta de portugueses (1D). Estou em dúvida sobre os documentos que preciso da minha vó (brasileira) e da minha bisavó (também brasileira, falecida).

Pelo que entendi, eu preciso do seguinte (entre outros):

• Certidão de nascimento com cópia reprográfica em inteiro teor da minha vó, apostilada e com firma reconhecida;
  • Certidão de nascimento, digitada em inteiro teor da minha bisavó, apostilada e com firma reconhecida;
  • Certidão de casamento ou de óbito da minha bisavó, para firmar o nome de casada.

A minha dúvida é: sempre que pergunto a meus familiares, eles explicam que minha vó e bisavó, por serem casadas, só têm certidão de casamento, não de nascimento.

Isso é verdade? Quando o processo 1D pede a certidão de nascimento, eu posso mandar a de casamento? Ou não é verdade, e eu tenho que pedir a de nascimento no cartório no Brasil?

Desculpem se a pergunta é simples, mas tenho encontrado respostas muito conflitantes nos sites dos cartórios. Obrigado pela ajuda!!

Comentários

• @fer29 , terá que encontrar a certidão de nascimento e pedir por cópia reprográfica do livro, apostilada.

Com o casamento, a certidão de nascimento NÃO é anulada!!

A certidão de casamento não pode ser usada para o processo de cidadania, a não ser como certidão auxiliar, para justificar eventual mudança de nome da requerente.

• @Leticialele entendi, obrigado! As certidōes de nascimento das duas (vó e bisavó) precisam ser por cópia reprográfica do livro, apostiladas? E precisam ser com firma reconhecida também?

• @fer29 , a da bisavó (filha do português) pode ser inteiro teor, digitada e apostilada.

A da avó, Requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.