Sou bisneto de Portugues, onde pai e avós falecidos, por onde começo?
marcoap
Member
Olá, estou com uma grande dúvida e acredito que seja o da maioria, sou bisneto de portugueses, meus pais e avós estão falecidos, mas eu consegui traçar e ligar todas as certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito até chegar em mim.
Meus Pais e Avós Maternos são naturais de Pindaí-BA (não consegui encontrar os avós paternos ainda) porém, meus bisavós maternos eram Portugueses. Mas estão todos falecidos, atualmente!
Meus avós paternos se chamavam: Sebastião Alves Pereira e Matilde Rosa Guimarães e são de antes de 1920 e naturais de Pindaí-BA.
Meus bisavós paternos se chamavam: Manoel Alves Pereira e Maria Angélica de Jesus (ainda não encontrei as certidões).
Meus bisavós maternos se chamavam: Marciano Rodrigues Gomes e Ana Rosa Guimarães (a Ana é portuguesa, o Gomes ainda não encontrei).
Os meus bisavós são de antes de 1900.
Como devo proceder?
Meus Pais e Avós Maternos são naturais de Pindaí-BA (não consegui encontrar os avós paternos ainda) porém, meus bisavós maternos eram Portugueses. Mas estão todos falecidos, atualmente!
Meus avós paternos se chamavam: Sebastião Alves Pereira e Matilde Rosa Guimarães e são de antes de 1920 e naturais de Pindaí-BA.
Meus bisavós paternos se chamavam: Manoel Alves Pereira e Maria Angélica de Jesus (ainda não encontrei as certidões).
Meus bisavós maternos se chamavam: Marciano Rodrigues Gomes e Ana Rosa Guimarães (a Ana é portuguesa, o Gomes ainda não encontrei).
Os meus bisavós são de antes de 1900.
Como devo proceder?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://www.cidadaniaportuguesa.com/bisnetos
é possível pedir a cidadania como bisneto, mas exigem a tal 'ligação efetiva' que entendemos que passa por morar legalmente em Portugal por 2/3 anos.
a mudança na lei que vc cita só possibilita saltar uma geração e não duas.
Vejam a 6.6 da lei nº 37/81 onde deixa claro que o o governo pode conceder a cidadania para aqueles considerados como descendentes, obviamente não basta apenas provar através de documentos e não basta apenas morar, "ter fortes vínculos" é interpretado de muitas formas, mas basicamente é a pessoa além de morar, trabalhar, precisa se adaptar a cultura, a lingua, etccccc. Infelizmente hoje é a única forma de pleitear a cidadania.
Espero que tudo esteja bem contigo, também sou bisneta do Marciano Rodrigues Gomes e provavelmente da Ana Rosa Guimarães. Estou buscando informações para conseguir a cidadania portuguesa, você poderia por favor me informar como conseguiu as certidões e se obteve algum êxito ou evolução no assunto?
Abs
@Marisselma Santana @marcoap olá, tudo bem? Fazendo minha genealogia, também encontrei um Marciano Rodrigues Gomes nessa região, acredito que possa ser o mesmo da família de vocês. Vocês conseguiram avançar a pesquisa de vocês? Ou tem alguma informação sobre outros filhos que ele teve?
@Femanoeli
As duas pessoas que você mencionou no seu post não acessam o fórum desde 2018. Não acredito que responderão a sua mensagem.
@eduardo_augusto eles não recebem nenhuma notificação no e-mail?
@Femanoeli não, apenas a notificação aqui no fórum caso acessem
@LeoSantos ah sim, obrigada