Sou bisneto de Portugues, onde pai e avós falecidos, por onde começo?

Olá, estou com uma grande dúvida e acredito que seja o da maioria, sou bisneto de portugueses, meus pais e avós estão falecidos, mas eu consegui traçar e ligar todas as certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito até chegar em mim.
Meus Pais e Avós Maternos são naturais de Pindaí-BA (não consegui encontrar os avós paternos ainda) porém, meus bisavós maternos eram Portugueses. Mas estão todos falecidos, atualmente!
Meus avós paternos se chamavam: Sebastião Alves Pereira e Matilde Rosa Guimarães e são de antes de 1920 e naturais de Pindaí-BA.
Meus bisavós paternos se chamavam: Manoel Alves Pereira e Maria Angélica de Jesus (ainda não encontrei as certidões).
Meus bisavós maternos se chamavam: Marciano Rodrigues Gomes e Ana Rosa Guimarães (a Ana é portuguesa, o Gomes ainda não encontrei).
Os meus bisavós são de antes de 1900.
Como devo proceder?

Comentários

  • Olá Guilherme, não sei se entendi direito. Seria o fim da linha para mim? Não é possível mais eu tirar a cidadania portuguesa mesmo com todas as certidões em inteiro teor ligando meus pais, avós e bisavós? Pelo que entendi no Link meu pai conseguiria obter mas ele infelizmente faleceu também! Não há mais nenhum jeito???? Sou bisneto e toda geração anterior já faleceu :'(
  • uhum, Game Over.
  • Marco,

    é possível pedir a cidadania como bisneto, mas exigem a tal 'ligação efetiva' que entendemos que passa por morar legalmente em Portugal por 2/3 anos.
  • Há um projeto de lei que está tramitando no Congresso de Portugal que permite o bisneto obter a cidadania portuguesa independente se os pais e avós estarem vivos. Estou nessa situação também. Apesar do meu avô ter nascido em Portugal, não há registro dele lá. Não sei o que houve e portanto tem que ser pelo meu bisavô. Vamos aguardar.
  • Guilherme Faro,

    a mudança na lei que vc cita só possibilita saltar uma geração e não duas.
  • Veja a mensagem que lhe mandei.
  • Ola, estou na mesma situação , bisneto com pais e avós falecidos...alguém ai sabe se será possível conseguir reconhecimento?
  • ola meu tataravo e portugues minha bisavó esta falecida e meu avÔ tambem mas minha mae esta viva sera que ainda tenho direito daw dupla nacionalidade?
  • Tiego FelixTiego Felix Member
    editado September 2015
    [REMOVIDO PELA MODERAÇÃO]

    Vejam a 6.6 da lei nº 37/81 onde deixa claro que o o governo pode conceder a cidadania para aqueles considerados como descendentes, obviamente não basta apenas provar através de documentos e não basta apenas morar, "ter fortes vínculos" é interpretado de muitas formas, mas basicamente é a pessoa além de morar, trabalhar, precisa se adaptar a cultura, a lingua, etccccc. Infelizmente hoje é a única forma de pleitear a cidadania.
  • Quem estiver nesta situação favor entrar em contato para criamos um grupo, eu tenho o assento do meu bisavô, ele era casado com uma Espanhola, tenho todos os documentos provando minha descendência e nos próximos anos vou morar em Portugal para que depois de um tempo eu possa pleitear através da 6.6. Ainda sei pouco sobre isto, mas já fui orientado por alguns advogados, inclusive tenho contatos em Portugal que também me orientaram, enfim existem muitas pessoas que falam coisas sem ao menos saberem da lei. O fato é existe a possibilidade.
  • Tiego FelixTiego Felix Member
    editado September 2015
    [REMOVIDO PELA MODERAÇÃO]
  • Olá Marco,

    Espero que tudo esteja bem contigo, também sou bisneta do Marciano Rodrigues Gomes e provavelmente da Ana Rosa Guimarães. Estou buscando informações para conseguir a cidadania portuguesa, você poderia por favor me informar como conseguiu as certidões e se obteve algum êxito ou evolução no assunto?

    Abs
  • @Marisselma seus pais e avós são vivos?
  • @Marisselma Santana @marcoap olá, tudo bem? Fazendo minha genealogia, também encontrei um Marciano Rodrigues Gomes nessa região, acredito que possa ser o mesmo da família de vocês. Vocês conseguiram avançar a pesquisa de vocês? Ou tem alguma informação sobre outros filhos que ele teve?

  • @Femanoeli


    As duas pessoas que você mencionou no seu post não acessam o fórum desde 2018. Não acredito que responderão a sua mensagem.

  • @eduardo_augusto eles não recebem nenhuma notificação no e-mail?

  • @Femanoeli não, apenas a notificação aqui no fórum caso acessem

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.