Atribuição de Nacionalidade para judeu sefardita
Gostaria de ajuda para uma decisão:
Meu marido tem o certificado da Cil declarando que ele é Judeu, e se enquadra no pedido de aquisição de Nacionalidade para judeu sefardita, Já ingressou com o pedido a 2 meses.
A irmã dele pela logica, terá o certificado da Cil, pois tem a mesma filiação do irmão, mas, o certificado dela não saiu ainda, ela ingressou com o pedido na Cil em 04/02/2022.
Baseado no certificado do irmão, será que conseguimos ingressar com o pedido dela de cidadania?
Se sim, tem algo que deva ser mencionado no texto do formulário, já que o certificado da Cil não saiu ainda?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lunaiago , mande logo o processo dela, para que chegue no ACP antes de 1 de setembro, para fazer o processo pela legislação antiga!!
Mande uma cópia do certificado do irmão. Vai cair em exigência, depois ela manda o dela.
@Leticialele- muito obrigada
@Leticialele eu sendo esposa dele vc acha prudente eu ingressar agora com a minha solicitação também, ou vc sugere que eu espere sair a dele primeiro?
obrigada
@lunaiago , para pedir a aquisição pelo casamento, tem que aguardar a nacionalidade dele primeiro!! Depois, vocês transcrevem o casamento e você entra com seu pedido pelo artigo 3.
@Leticialele, como faço a transcrição do casamento?
tenho que procurar que órgão? vc pode me explicar o passo a passo?
@lunaiago , em que Estado você mora?
Se for em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos.
No RJ ou ES, no Consulado do Rio.
Ambos aceitam a documentação pelos Corrreios.
Em outros Estados, tem que verificar.
Há, ainda, a opção de mandar para uma Conservatória em Portugal.
A documentação vai depender de onde você mora.
@Leticialele, Eu moro no Rio de Janeiro.
Daí nesse caso eu procuro o consulado de Portugal no Rj e solicito a transcrição do casamento.
Devo ter que levar a minha certidão de casamento do brasil + documento de reconhecimento da cidadania português de meu marido correto?
ou tem mais algum documento...
consulado deve informar, ou pelo site deve ter alguma informação não é?
@lunaiago , mande a documentação pelos Correios. Estando tudo correto, eles mandam um e-mail com as instruções para pagamento e, depois, enviam, para o endereço que você colocar em um envelope plástico do SEDEX, a certidão de casamento portuguesa e os documentos.
Veja o que tem que ser mandado - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
@Leticialele obrigada!