Busco certidão de nascimento Bisavô Português ou assento batismo
tamirisbersa
Member
Oi pessoal tudo bem? Fiquei sabendo desse fórum e gostaria de saber se poderiam me ajudar.
Estou em busca da certidão de nascimento ou assento de batismo de meu bisavô português.
NOME: Manuel Ribeiro Clé (Meu bisavô). No brasil alguns documentos esta Manoel .
Nascimento: 26 de Junho de 1881. Nascido em Portugal, Mira.
Falecido: 12 de Julho 1967.
Casou no Brasil, Pitangueiras São Paulo.
Pai do meu bisavô: Manuel Ribeiro Clé, igual ao nome do meu bisavô.
Mãe do meu Bisavô: Maria dos Santos ou Maria Sacramento.
Anexei o óbito desse meu bisavô português no qual eu procuro o documento, ele faleceu no brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@tamirisbersa
vc está procurando o assento que vc postou?
@tamirisbersa , você já tem todos os dados do assento do seu bisavô!!
Se é cópia, tem que pedir um original certificado ao Arquivo da Universidade de Coimbra!!
então, @mabego eu tenho um documento porém está como o pai do meu bisavô fosse José Ribeiro, porém o pai do meu bisavô era Manuel, tinha o mesmo nome do bisavô, então um era o Manuel "pai" e o outro" filho". Estamos começando a acreditar que o documento que temos não é do meu bisavô, porque não bate com as informações do Brasil e nem com as informações que minha avó explica.
@tamirisbersa , em que outros documentos aparece o nome do pai do Manuel como Manuel?
@tamirisbersa
é preciso investigar e pesquisar...
nem sempre os dados vão "bater" 100%... aliás isso é bastante incomum.
Tente falar com parentes idosos.
Faça as contas das idades de todos (nem isso bate?)
@Leticialele no casamento dele, que foi no Brasil, está que ele é filho de manuel e não josé, como os documentos de portugal. Assim como na certidão de nascimento da minha avó, está que um era manuel clé junior e o outro manuel clé.
Agora no nascimento de portugal e nesse documento que consegui fala que pai era josé ribeiro. Consegui um documento de portugal do irmão do meu bisavô e está lá que o pai era Manuel, só do meu bisavô que saiu várias coisas como pai era José ribeiro.
@mabego as idades batem com tudo que a gente pensa e pergunta para os mais velhos aqui, quando eu tentei falar com uma advogada ela falou justamente o empecilho dos nomes.
A advogada falou:
''Da mesma forma que nós temos dúvida de que se trata da mesma pessoa, o oficial em Portugal também terá a mesma dúvida ao analisar o processo.Existem alguns caminhos que podemos tentar para minimizar essa questão.Vou sugerir que localizem a Certidão de Casamento do Manuel e Maria para consultarmos a grafia que consta no documento''.
Achamos a certidao de casamento do meu bisavô, que casou no Brasil, e na certidão de casamento dele diz que pai dele era Manuel, vindo de portugal, e não josé, como consta no assento que achei e como consta na certidão de nascimento do meu bisavô.
@tamirisbersa o que vc tem que fazer é retificar o assento de casamento do seu bisavô, levando ao cartório a certidão de batismo dele apostilada, e pedir que façam constar que o pai é josé ribeiro clé e a mãe maria dos santos. Depois disso, vc consegue transcrever o casamento em Santos. Aconselho entrar em contacto com o cartório onde está o casamento dos seus bisavos e dizer que o nome do pai e da mãe não está certo, e perguntar o que eles precisam para retificar, mas o mais certo é isso que te falei (batismo versão "narrativa" apostilado)
@tamirisbersa
Tem que retificar de acordo com os documentos portugueses.
Exatamente como o @nunogomes disse.
Portugal não transcreve se houver erros.@nuno
Vou tentar isso!! muito obrigada!
Pessoal, achei o óbito do meu bisavô (Manuel Ribeiro Clé) no qual ou o erro continua ou ele é mesmo filho de Manuel Ribeiro Clé e não de José Ribeiro clé como pensei no início com os documentos que eu tinha, se eu achar um documento assim, ai todos documentos do Brasil estariam certos.
Precisaria de ajuda pra conseguir o documento de Manuel Ribeiro Clé sendo filho de Manuel Ribeiro Clé.
Igual o documento do irmão do meu bisavô (João), que veio de Mira - portugal também e no documento dele fala que ele é filho de Manuel Ribeiro Clé.
Alguém conseguiria me ajudar?