Certidao de casamento em Portugal

Olá pessoal

Sou nova por aqui, e ja procurei bastante sobre algumas informações, mas ainda estou perdida! Me ajudem por favor.

Meus bisavós eram portugueses, se chamavam: FRANCISCO JOAQUIM E MARIA RODRIGUES.

Ja consegui a certidao de nascimento deles, e soube que eles casaram em Portugal mesmo. No caso, eu vou precisar também procurar a certidao de casamento deles lá em Portugal? Se sim, eu tenho q mandar "transcrever" ou fazer algum procedimento pra poder dar entrada na atribuição do meu pai?

Mandei um email para a CRAV, direcionado ao Distrito de Viseu, para localizar agora a certidao de casamento deles. Fiz o certo?

Obrigada.


«1

Comentários

  • @Tatiane_barros , se eles casaram em Portugal, basta mandar o assento de casamento certificado.

    Você fez o correto, ao solicitar a localização da certidão de casamento.

    Os livros de casamento de Sezures, disponíveis no tombo.pt, só vão até 1901, quando sua bisavó teria 17 anos.

  • @Leticialele Obrigada.

    No caso o CRAV me respondeu dizendo q eu preciso refinar minha busca, dizendo local dia e ano exato q eles casaram. Mas eu nao tenho a mínima idéia sobre essas informações. Somente com nome deles e nome dos pais deles, nao é possivel fazer a busca? Eu to perdida sobre como eu devo fazer pra pegar essa certidao sem ter q pagar o preço dos meus dois rins para o que advogados estao me cobrando.

  • @Tatiane_barros , você pediu pesquisa ou a certidão ao CRAV?

    Se não pediu, peça a pesquisa a partir de 1901 a 1911.

    Se não encontrarem, peça diretamente ao civil online, ao custo de 10 euros.

  • @Leticialele

    Muito obrigada pela sua ajuda! Vou tentar dessa forma! Um excelente dia pra vc =)

  • @Leticialele

    Desculpe o incomodo, mas o CRAV respondeu o seguinte:

    "Resposta ao Pedido de Pesquisa

    Exmo. Sr.,

    Informamos que foram efectuadas as pesquisas que solicitou e que não foi localizado o documento pretendido.

    Poderá efetura a pesquisa nos livros paroquiais disponiveis online até ao ano de 1906 em: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1295585, se o documento for depois do ano de 1906 terá de efetuar o pedido à conservatória de registo civil de Penalva do Castelo."


    Voce sabe me dizer como faço uma busca eficiente no link q ele me passou? Pq eu pesquiso lá, mas sempre dá 0 resultados.

    Obrigada

  • @Tatiane_barros , esse link, de fato, não existe.

    Na Paróquia de Sezures, só há livros de batismo até 1906. Os de casamento vão até 1901 - https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1062059

    Mande um email para a CRC de Penalva do Castelo, e peça uma busca nos livros, dizendo que está fazendo o que foi sugerido pelo AD de Viseu

    O email de lá é registos.pcastelo@irn.mj.pt

  • Muito obrigada!!!

  • @Leticialele Vc por acaso saberia dizer onde mais poderia pedir a certidao de casamento de Sezures sem ser pelo email de penalva do castelo? Eu ja mandei 3 emails pra eles, e nao me respondem.

  • @Tatiane_barros, só conheço a solicitação pelo CRAV, mas, como eles responderam para você entrar em contato com Penalva do Castelo, não sei como proceder!!

    Talvez o @Guilherme Moreira conheça algum caminho alternativo!

  • @Leticialele Meus bisavós se casaram em Portugal, mesmo assim preciso achar essa certidao de casamento pra mandar no processo de atribuição? Meu bisavô foi quem registrou minha avó antes de 1 ano de idade, aqui no Brasil. Deolinda é minha avó ja falecida. Joaquim e Maria meus bisavós. Meu pai é filho da Deolinda e leva o sobrenome Rodrigues.


  • @Tatiane_barros , a questão é que, como os pais são portugueses, se tivessem casado no Brasil, teria que transcrever o casamento.

    Como casaram em Portugal, terá que mandar o assento de casamento ou uma prova de que teriam se casado lá.

  • @Leticialele Achei um documento q era da minha bisavó, uma procuração emitida aqui no Brasil, onde declara q ela era casada e cita o nome do meu bisavô Francisco. Será q esse documento já serviria de prova de que eles eram casados? Meu avô tb tem na sua carteira de trabalho

    tirada aqui no Brasil, a informação de q era casado.

  • Boa tarde,

    Pedido de Ajuda.

    Estou com dificuldade para encontrar a certidão de casamento dos meus avós para fins do pedido de nacionalidade como neto. Meu pai já falecido.

    Eles casaram em Portugal e meu pai nasceu no Brasil. Consta na certidão de nascimento do meu pai que eles eram "casados civilmente de acordo com a lei daquele país(Portugal)".

    Temos o histórico que o caderno ocorreu no Distrito de Santarém, Minde ou Fatima por volta de 1910 a 1916.

    Na AD de Santarém informou que na pesquisa não foram achados o assento do casamento.

    Solicitei então a Conservatória de Ourém e Alcanena a certidão de casamento via Civil Online.

    A Conservatória de Alcanena recusou o pedido. Na Conservatória de Ourém ainda não tive resposta.

    Consta como ideal enviar a certidão de casamento dos meus avós.

    Se eu não achar em hipótese alguma, qual seria o recurso e quem acionar? E se por um acaso na hora que meu avô decalrou o nascimento do meu paí disse que era casado e de fato civilmente não era casado em Portugal?

    Ou tento a sorte de enviar o processo e encarar a exigência?

    Muito obrigado

  • @SIMÕES40

    Se fala que o casamento foi civil, ele aconteceu após 1911.

    Mas isso, não impede a ocorrência de um casamento religioso.

    Entre em contato com o Arquivo Diocesano de Santarém:

    Departamento de Comunicação

    Telefone: +351 916 880 754

    Informações Gerais

    Telefone: +351 243 304 060 ou 243 304 065

    E-mail: diocstr@sapo.pt

    Morada: Edifício do Seminário, Praça Sá da Bandeira, 2000-135 Santarém

    ===

    Sobre as buscas no civilonline:

    A Conservatória da busca pode estar equivocada.

    Vc sabe o Concelho de nascimento casal?

    Vc tem o passaporte do casal?

    Deixe o nome dos portugueses, com o nome dos pais.

    Talvez, alguém ache um parente com o mesmo sobrenome e vc possa estreitar a busca.

    Ou então, vc deve mandar um email para CADA UMA das Conservatórias de Registros Civis, em Santarém.

    No civilonline, vc precisa ter o nome dos nubentes e dos pais.

    Vc pode informar nas observações, que não tem certeza da data, do Concelho e da freguesia do casamento.

    Mas isso, pode inviabilizar as buscas.

    ===

    casados civilmente de acordo com a lei daquele país(Portugal).

    De início, eu fiz a mesma interpretação que você, ou seja, que o casamento foi em Portugal.

    Mas pode ter ocorrido no Brasil, de acordo com as leis portuguesas, no Consulado, talvez.

    Será que foi isso?

    Eu sugiro a busca por um casamento civil e religioso, no Brasil.

    ===

    E se por um acaso na hora que meu avô decalrou o nascimento do meu paí disse que era casado e de fato civilmente não era casado em Portugal?

    Vc teria que ter algum documento português, comprovando a ausência de um casamento, como o passaporte português com o estado civil solteiro ou algum documento português, emitido após o nascimento do filho.

    Mas, essa hipótese me parece ser improvável.

    ===

    Ou tento a sorte de enviar o processo e encarar a exigência?

    Eu faria o que eu recomendei acima.

    E vc terá que enviar um casamento civil ou religioso (celebrado em Portugal ou obtido por transcrição de um casamento brasileiro), pois ambos os nubentes eram portugueses.

    Eu me lembrei de um caso parecido com o seu, no tópico de netos, onde a pessoa arriscou o envio (se vc quiser buscar e perguntar à pessoa o ocortido).

    Um outro forista me perguntou a mesma coisa recentemente.

    Se enviar sem o casamento ou transcrição, o processo cairá em exigência.

    Não me recordo ter visto algum caso de sucesso, nas suas circunstâncias.

    É melhor continuar com as buscas.

    Se puder, deixe o fórum informado sobre o seu caso

    Sinto muito e boa sorte!

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss boa tarde!

    Vc sabe o Concelho de nascimento casal?

    Sim, de ambos. Inclusive já tenho os assentos de batismo.

    =======

    Vc tem o passaporte do casal?

    Infelizmente, não.

    =======

    casados civilmente de acordo com a lei daquele país(Portugal).

    De início, eu fiz a mesma interpretação que você, ou seja, que o casamento foi em Portugal.

    Mas pode ter ocorrido no Brasil, de acordo com as leis portuguesas, no Consulado, talvez.

    Será que foi isso?

    Eu sugiro a busca por um casamento civil e religioso, no Brasil.

    No Brasil não há registros, já fiz a pesquisa no Brasil.

    =======

    Assento de casamento de Antonio Simões e Joaquina de Jesus.

    Nubente: Antonio Simões - Nascimento 23.01.1891 em Minde - Santarém

    Pai: Fulgêncio Simões

    Mãe: Maria de Jesus

    Nubente: Joaquina de Jesus - Nascimento 18.08.1895 Giesteira Fátima - Santarém

    Pai: Antonio Francisco de Jesus

    Mãe: Maria do Rosário

    Data provável casamento 1912 a 1919

    =======

    Se puder ajudar e divulgar os dados para pesquisa, agradeceria.

    Grato.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @SIMÕES40

    Sim, de ambos. Inclusive já tenho os assentos de batismo.

    Vc tem que fazer uma busca nos Concelhos deles, dos pais e quem sabe, dos avós.

    É mais provável que tenha sido em um deles, ou em localidade vizinhas.

    ===

    No Brasil não há registros, já fiz a pesquisa no Brasil.

    Onde vc pesquisou? Foi em um CHF ou folheou o Fs?

    Lá, pode ter casamentos de depois de 1911.

    Também, não dá para descartar a hipótese de um casamento no Brasil, nem que seja só no religioso.

    ===

    Infelizmente, não.

    Vc sabe quando chegaram?

    O passaporte tb te dará mais informações.

    Tem a lista de passageiros?

    Onde desembarcaram? Costuma ser o local onde fixaram residência.

    Deixe-nos atualizados sobre o seu caso, se puder.

    Boa busca!

  • @SIMÕES40

    em nenhum dos assentos tem as averbações.

    Vc já pediu busca nas duas freguesias em questão?

    Fica bastante difícil achar, já que o casamento deve ter acontecido depois de 1911, onde os registros não estão online...

    (normalmente, se casavam na freguesia da noiva, mas não era regra)

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @SIMÕES40

    No fs, imagens, há imagens de algjns Concelhos, pos-1911.

    Olhe por lá.

    Nao há as freguesias mencionadas por vc.

    Abraços

  • editado September 2022

    @SIMÕES40 o casamento deles deve estar na conservatória de Porto de Mós. Vou explicar porquê: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1125418 passaporte de Joaquim Simões irmão do antónio, que nasceu em Porto de Mós, minde, e em 1912 foi para o Brasil e morava em Mira. Ou seja, suspeito que os simões se mudaram de minde para Mira de Aire (Porto de Mós), peça o assento no civilonline por 10 eur

  • @nunogomes

    Vc poderia esclarecer o que é Concelho e Freguesia nesse passaporte?

    Estou vendo vários nomes em comum.

    Foi um belo achado.

    Parabéns!

    @SIMÕES40

    Vc tb poderia fazer o mesmo com os nomes passados antes?

    Abraços aos dois

  • @guimoss no site consta: Registo Nº 0626

    Idade: 33 anos

    Filiação: Fulgêncio Simões / Maria de Jesus

    Naturalidade: Vale Alto / Minde / Porto de Mós

    Residência: Mira / Mira / Porto de Mós

    Destino: Santos ( Brasil )

    Então porto de mós é um concelho, mira de aire é uma freguesia desse concelho.

    Minde é uma freguesia do concelho de Alcanena.

    Uma questão complicada é que o mapa administrativo hoje está estável, mas no seculo xix e xx ocorriam muitas alterações

  • @mabego

    Sim. Já fiz a busca e a solicitação via Civil Online. Recusaram o pedido.

  • @nunogomes

    Grato por achar o passaporte do meu tio/avô.

    No registo do meu tio natural de Minde, nascido em 1918, filho dos nubentes e irmão do meu pai, consta que meus avós já eram casados.

    Solicitei uma busca na Conservatória Porto de Mós e não obtive resposta positiva. Da mesma forma solicitei via Civil Online (Ourem e Alananena) e os oficiais responderam que não encontraram o assento de casamento deles.

    @guimoss

    No Brasil fui ao consulado e o mesmo disse que não há registo de informações de casamento, visto que na época o ato não era barato. (Meus avós não tinham posses). Solicitei a um amigo que acessasse o CRC dos cartórios aqui do Brasil e ele respondeu que não achou nada.

    Irei olhar o link, que enviou.

    Grato.

    @guimoss e @nunogomes

    Entrei em contato com a Diocese de Fátima e estou tratando diretamente com as possíveis Paróquias que eles se casaram no religioso.

    Conversando já com uns 7 padres, e 1 Bispo, descobri que nas Paróquias existem as Actas de Casamento, os Processos ficam arquivados nos Arquivos Diocesanos e os documentos preparatórios ficam arquivados nas Dioceses.

    Creio que somente dessa forma conseguirei constatar que eles foram casados. Devo entrar em contato com a Paróquia de Fátima e/ou em Lisboa.

    Obrigado pela ajuda! Se puderem continuar ajudando serei grato.

  • @nunogomes

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    ===

    @SIMÕES40

    No registo do meu tio natural de Minde, nascido em 1918, filho dos nubentes e irmão do meu pai, consta que meus avós já eram casados.

    Não sei como vc vai conseguir resolver essa questão do casamento português dos avós portugueses.

    Existe a hipótese de n ter havido casamento ou eles terem feito mais de uma viagem (viajaram aolteiros, casaram no Brasil, voltaram para PT e tiveram o irmão do seu pai).

    ALTERNATIVA PARA O PROBLEMA:

    Como o civilonline nao achou o casamento, as alternativas plausíveis sao as seguintes:

    Se o casamento aconteceu em Portugal, deve estar em um AD. Busque pelo tombo, em todas as freguesias do Concelho, primeiro as próximas e, depois, todas elas.

    Use o periodo de 1909 a 1911, pois eu vi um casamento com um dos nubentes com 14 anos, se não me falha a memória.

    É um caso difícil. Nos deixe informados, se puder.

    ===

    Vc tentou entrar em contato com o Arquivo Diocesano de Santarém?

    Pode ser uma opção melhor do que ir pelas dioceses.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Boa noite

    Depois de tentativas e envio de mais de 312 e-mails (Todas as Conservatórias) obtive sucesso em obter os dados de casamento dos meus avós.

    Conversei com 6 padres e 1 bispo (call), além de explorar o conhecimento dos arquivistas das Chancelarias da igreja católica e obtive de fato onde encontram o assento do casamento dos meus avós.

    As atas de casamento ficam nas Paróquias e os livros. O processo são enviados para o arquivo diocesano. Os documentos preparatórios ficam nas dioceses.

    No meu caso a freguesia de Fátima, no ano do casamento dos meus avós, estava integrada no Patriarcado de Lisboa.

    Somente obtive o sucesso depois de entrar em contato com a Câmara Eclesiástica de Leiria-Fátima no meu caso.

    Solicitei a fotocópia do assento do casamento diretamente para o Pároco da igreja onde encontram-se o livro com o assento do casamento. Ainda estou aguardando.

    Mas descobri que, tanto nos extratos e nos documentos os nomes dos nubentes estão em desacordo.

    Com a informação da data exata do casamento e os possíveis nomes (errado) irei solicitar a certidão pelo Civil Online.

    Creio eu que deverei retificar a certidão de casamento.

    Agora peço ajuda novamente. Devo retificar a certidão de casamento deles caso os nomes estejam em desacordo com o assento de batismo? e como fazer isso em Portugal?

    @nunogomes @guimoss

    Muito obrigado pela ajuda. Espero que minhas experiências aqui relatada possam ajudar a outras pessoas também.

  • @SIMÕES40 aguarde pela certidão do civilonline. Que nomes estariam errados? o dos pais dos nubentes, ou dos nubentes? É que se for o dos nubentes, o nome não estará errado, porque para quem nasceu antes de março de 1911, o nome só ficava completo pelo casamento, então o nome que eles escolheram no casamento é o que conta! Se for o caso, terá e que retificar os assentos da descendência. Já se o que tiver errado for o nome dos pais, ai terá que retificar o assento de casamento sim.

    Aguarde o assento chegar, depois partilhe connosco

  • @SIMÕES40

    Depois de tentativas e envio de mais de 312 e-mails (Todas as Conservatórias) obtive sucesso em obter os dados de casamento dos meus avós.

    Primeiramente, meus parabéns!!!

    Imagino que sejam todas as Conservatórias portuguesas. Pensei que fossem a de Santarém.

    Vc achou o casamento civil ou religioso? Em qual entidade vc achou exatamente? Estava em Fátima?

    Se estiver em Fátima (freguesia ou Concelh?),vc pode mencionar isso no civilonline.

    No seu texto, fiquei confuso quanto a esse ponto.

    ===

    Mas descobri que, tanto nos extratos e nos documentos os nomes dos nubentes estão em desacordo.

    Quais são as divergências? Nos batismos, só aparecem o primeiro nome.

    O casamento é quando era adquirido o nome completo.

    O documento deve mencionar o nome dos pais e as idades dos nubentes, mesmo com divergência.

    Com isso, creio que dá para comprovar que são as mesmas pessoas.

    O documento é de que ano?

    ===

    Com a informação da data exata do casamento e os possíveis nomes (errado) irei solicitar a certidão pelo Civil Online.

    Creio eu que deverei retificar a certidão de casamento.

    Eu pediria primeiro como está no batismo (e certidões brasileiras, eu imagino), se os dados foram obtidos em um registro religioso.

    Usando os dados de localização desse registro (concelho e freguesia).

    Só aí, eu colocaria os dados (de nome e localização) em um segundo momento.

    Não acredito ser possível a retificação de um registro religioso português.

    O que vc pode fazer é verificar se as divergências podem ser comprovadas com outras certidões.

    Mas, após fazer as sugestões acima, verifique a possibilidade de retificação com a Conservatória do local onde os arquivos se encontram*.

    * verifique se pode ser em qualquer conservatória. Se for possível, existem uma relação de Conservatórias mais rápidas.

    Parabéns mais uma vez.

    Abraços

  • @guimoss

    Grato pela saudação

    ======

    Vc achou o casamento civil ou religioso? Em qual entidade vc achou exatamente? Estava em Fátima?

    Achei o extrato do casamento religioso na Diocese de Leiria-Fátima na Chancelaria, em Leiria. Porém o casamento ocorreu em Ourém na cidade de Fátima. Contatai o Padre da Paróquia de Fátima da freguesia de Fátima, para que ele possa fotocopiar o livro e o ato religioso do casamento dos meus avós e me enviar.

    =======

    Quais são as divergências? Nos batismos, só aparecem o primeiro nome.

    O documento é de que ano?

    No batismo dos meus avós constam o nome e o apelido exatamente igual constante na certidão de nascimento do meu pai e na minha certidão de nascimento.

    Somente há divergência quanto os extratos do casamento religioso dos meus avós em confronto com o nome e apelido do batismo.

    Ex. Joaquina de Jesus - batismo

    Maria Joaquina - Registo Cívil

    Porém o nome dos pais dos nubentes, meus bisavós, estão 100% de acordo no assento do casamento os meus avós. Os nomes e apelidos dos meus bisavós consta perfeitamente corretos na certidão de nascimento do meu pai.

    O documento é de 1916.

    Para sanar e fechar a pesquisa, solicitei a certidão de casamento na Conservatória de Registo de Ourém, ainda estou aguardando a emissão.

    =======

    O que vc pode fazer é verificar se as divergências podem ser comprovadas com outras certidões.

    Diante do exposto, tudo indica que não restam dúvidas de ser a mesma pessoa. Não deverei retificar nenhuma certidão brasileira.

    =======

    Muito obrigado, pelas informações e dicas.

    Saudações

  • @nunogomes

    Assim que eu obter a certidão, compartilharei.

    Grato pelas informações e dicas.

    Saudações

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.