Por favor me tirem essa duvida sobre dados de um Passaporte e o Autorização de residencia por estudo

Pessoal alguem por favor poderia ajudar meu primo ele irá da entrada na residência dele por estudos esse ano , mas ele verificou que no PASSAPORTE dele o nome da mãe dele está como solteira sendo que no entendimento dele deveria ser o de viuva , o nome dela de solteira termina com COSTA , ja o nome que hoje está registrado no documento de identidade dela termina com RIBEIRO , o "ribeiro" veio antes dele nascer de um casamento anterior no qual seu ex-marido morreu , mas ela não atualizou seus proprios documentos então todos os documentos de identificação brasileiros dele está ainda como nome de solteira dela terminado com souza , ele ja está em portugal se ele for mudar isso teria que mudar todos os seus documentos e voltar no brasil somente para isso o que daria muito trabalho , esse "erro" no nome da mãe poderia gerar algum problema legal no pedido de autorização de residência dele no futuro? ou ele poderia tranquilamente da entrada agora na residência e assim que o passaporte vencer ele retificaria esse problema no nome da mãe? ele correria o risco de ter sua residência futuramente cancelada devido esse problema?

Comentários

  • @brunolord15 , se o nome da mãe que consta na certidão de nascimento dele estiver igual ao nome no passaporte, não tem problema algum.

    Não é porque a mãe mudou o sobrenome após o nascimento do filho que precisa fazer retificação.

  • Leticialele, bom dia. Vc tem me ajudado de várias maneiras para juntar a papelada visando a cidadania lusa. Abri processo para a retificação de dados do casamento dos meus avós. O MP exigiu, entre outras coisas, que a certidão do registro de batismo de minha avó portuguesa -que eu recebi do arquivo do Porto- seja apostilada. VC poderia me informar como posso atender a essa exigência, visto eu já estar com essa certidão no Brasil, há muitos meses.

    Muito obrigado

  • @Ronaldocorreasalek , você tem que mandar a certidão para ser apostilada na Procuradoria Geral da República portuguesa.

    Pode ver aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280804/#Comment_280804

  • o problema é justamente esse a mãe dele tinha mudado de nome antes dele nascer , mas ela não atualizou os documentos de identificação então ela registrou ele com o nome de solteira

  • @Leticialele se caso ele precisar mudar de passaporte ja estando aqui em portugal , para quais setores publicos e quais documentos tipo nif , niss , carimbo de entrada legal em portugal ele deverá ir depois que mudar para o passaporte corrigido? com o passaporte novo ele terá que atualizar quais documentos em portugal?

  • @brunolord15 , estando em Portugal, ele vai fazer o Cartão Cidadão e só vai precisar do passaporte brasileiro para viajar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.