Certidão de Nascimento do meu Pai, nascido RJ/RJ

Meu nome ´Fabiano, atualmente moro no interior de SP, busco a certidão de nascimento de meu pai.

ARTUR PEREIRA RAMOS

DN.22/09/1949

PAI.LUCIANO PEREIRA

MAE.FILOMENA DE ASSENCAO PEREIRA

DOC. IDENT.2525781 IFP RJ

Quando ele nasceu morava no bairro de Pilares, na rua Jose dos reis, caso precise tenho dados da certidão de casamento dela tambem. obrigada

Comentários

  • @Fabiano84

    Tem dados de irmãos dele? Pode ser que achando onde irmãos foram registrados se tenha uma pista de onde está o registro dele.

    O nome de solteira da mãe dele, como está escrito nos documentos que tem? Tem variações?

    Assencao (com ou sem til, cedilha etc), Ascensão, Assunção, Assumpção. Esse sobrenome é complicado para buscas pois tem muitas variações de ortografia e às vezes cada registro está de um jeito.

    O Artur dele aparece com TH às vezes também?

    Onde e quando os pais se casaram?

  • Então CarlosASP, as 2 irmãs mais velha dele, são nascida em Portugal, meu primo também esta a procura da certidao de nascimento do pai dele o terceiro irmao nascido no Rio de Janeiro também, na cnh do meu falecido pai , os nomes do pai dele estao como descrito acima, na certidão que ja tenho de meus avos de Portugal, o nome do avo é o mesmo LUCIANO PEREIRA, da minha avó FILOMENA ASCENÇÃO RAMOS, Meus pais se casaram no cartório 8 registro civil da comarca da Capital, ja entrei em contato com eles, e eles não possuem dados que eu preciso, agora estou aguardando o retorno de um outro possivel cartorio o RCPN11, liguei la também, e me orientaram a mandar um email com os dados do meu pai, em torno de 20 dias terei um retorno.

  • @Fabiano84

    Se der negativo no 11 RCPN, os 3 cartórios dos bairros em volta são o 10 , 14 e 15 RCPN

    Nesse mapa aqui, escolha Município = Rio ; Atribuição = civil das pessoas naturais; e ele vai mostrar todos os RCPNs atuais no município. O 15 RCPN foi criado no fim de 2021, desmembrando a região da Penha do 11 RCPN:

    http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/mapa.aspx

    Não sei se já tinha visto, no óbito ela aparece como Filomena de Ascensão Ramos. morando numa rua em Vila Isabel em 1986. O óbito no 8 RCPN também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67JW-ZQF?i=303&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7Q5W-CVT2

    Fique de olho se ela aparece com esse nome em outras certidões também. Em Portugal, as mulheres nunca foram obrigadas a mudar de nome ao casar (mudava se quisesse); inclusive nas fichas de imigração dela e das filhas para o Brasil, ela aparece assim também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5T1-9H7V?i=99&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AK8HT-9CR

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95YV-93KH?i=143&cc=1932363

    Mas pode ser que, em alguns documentos brasileiros, pela regra daqui na época, tenham acrescentado o sobrenome do marido. Isso dá muita confusão nas buscas; sempre mencione as várias possibilidades.

    Ela e Luciano casaram no BR ou em PT? Se casaram BR, na certidão consta que nome ela passa a usar?

    Nessas fichas de imigração de 1947, ela aparece como casada - mas sem sobrenome do marido.

  • Eles se casaram em Portugal em 18/04/1931, as informacoes que vc encontrou estão corretas sobre o obito de minha avó. Ela realmente nao contraiu o sobrenome do marido, agradeço todas a orientacoes que vc me passou , irei fazer todo o passo a passo, qualquer novidade volto a postar por aqui, muitíssimo obrigado.

  • Boa tarde, será que alguém consegue me dar uma ajuda, nao estou conseguindo encontrar a certidao de nascimento de meu pai, ja fiz a busca no cartório onde ele se casou, na igreja onde ele se casou, na igreja onde ele foi batizado, no Sian em todos os cartórios correspondente com a data de nascimento dele, no family search também, e no detran, aguardo obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.