Pagamento da Taxa no site do IRN

Pessoal, bom dia!

Estou há 3 dias tentando efetuar o pagamento da taxa do requerimento de cidadania para preencher meu requerimento, tentei pelo Banco do Brasil e pelo Nubank, e mesmo com todas autorizações e códigos, o pagamento dá como "cancelado", alguém tem alguma solução ou sugestão?


Comentários

  • @hillarybs , tente pagar com Visa. O Mastercard está dando problemas!

  • Olá @Leticialele quando faz o pagamento no cartão a morada é diferente de quando faz o pagamento pelo vale postal?

  • Pessoal, só para dar um feedback, tentei com Santander, nubank, banco do brasil, inter, NENHUM DEU!

    Consegui através do Itaú apenas! Mas deu certo!

  • @PatDantas , a morada é o endereço do dono do cartão ou do requerente! Não é da Conservatória.

  • @Leticialele eu sei que a morada é o endereço, o que eu quero saber é sobre a morada que vai receber, ela é diferente de quando faz pagamento em cartão de crédito para quem faz pagamento em vale postal?

    Não posso errar nesse pagamento, por isso quero ter certeza.

    desde já agradeço muito sua atenção.

  • editado August 2022

    @PatDantas , a morada é do proprietário do cartão OU do Requerente, não é do beneficiário.

  • @PatDantas

    Você não vai informar esse endereço da Av da República 576.

    Quando informar os dados do Requerente e do pagamento com cartão de crédito, vai abrir uma tela da Reduniq onde automaticamente aparece a morada do Beneficiário.


  • Boa tarde a todos!

    @hillarybs , estou com o mesmo problema.

    @Leticialele , será que só funciona com cartão virtual de um sistema que possua verificação em duas etapas? O Nubank tem, e até é perguntado no app se está realizando a compra, mas como é MasterCard não conclui.

    Estou há uma semana tentando, então vou deixar minha lista de cartões aqui:

    Nubank (físico e virtual MasterCard): Faz a verificação de confirmação no app, mas aparece como cancelado posteriormente. O pagamento não é identificado na asseguradora do cartão.

    Porto Seguro (virtual Visa): Simplesmente aparece como cancelado. Também não é identificado na asseguradora do cartão.

    Mercado Pago (virtual Visa): Passou no Civil Online, mas aparece diretamente como cancelado no IRN. Também não é identificado na asseguradora do cartão.

    Itaú (virtual MasterCard): Faz a verificação de confirmação no app com o Itoken, mas aparece como cancelado posteriormente. O pagamento não é identificado na asseguradora do cartão.

    Picpay (virtual MasterCard): Simplesmente aparece como cancelado. Também não é identificado na asseguradora do cartão.

    Iti-Itaú (virtual com função crédito Visa): Simplesmente aparece como cancelado. Também não é identificado na asseguradora do cartão.


    Tentarei hoje com cartões de amigos, porque todos os meus não passaram. Todos possuem limite para a compra. Alguns que exigem aviso de viagem para compras estrangeiras também foram ativados para tal.

  • @FabioMarques , infelizmente, não sei o que dizer.

    Talvez o @gandalf possa esclarecer o mistério. Ele é fera em TI!!

  • editado August 2022

    @FabioMarques

    Não adianta muito você colocar dezenas de cartões. Basta 1 cartão certo. Mastercard está atrasado na implantação. Visa depende do banco. Em geral cartões das Fintecs (Nubank, C6, Way) são mais modernos que o dos bancos, e tem mais chance de sucesso. O app tem que estar aberto no celular para conseguir finalizar o pagamento na última etapa. eles verificam de várias maneiras: Geo, Facial, Fingerprint, pop-up, etc

    Da sua lista, o único que promete mais é o último, Itaú-Visa. Mas talvez não consiga com cartão virtual temporário. Um cartão virtual permanente não deve ter problemas. O Nubank funcionava com MC, mas recentemente parece que estão apertando as regras.

    Tem que estar liberado para pagamentos no exterior, e com limite suficiente para o pagamento da taxa mais o IOF.

    Esse post resumido tem boas dicas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/299210/#Comment_299210

    Também aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288985/#Comment_288985

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281646/#Comment_281646

    Eventualmente pode recorrer a um parente, ou o cartão VISA de algum amigo que more na UE ou nos EUA. Cartões de outros países, muitos funcionam com bandeira Visa ou MC. Só no BR é que o nível de risco é muito alto, e somente a VISA tem um "roadmap" de implantação que ficou atrasado pela pandemia.

    PS: Lembre-se de preencher todos os dados do titular do cartão, e o banco verifica isso. Só os campos Requerente & e-mail são da pessoa que está fazendo a cidadania. O cartão pode ser de qualquer pessoa.

  • @Leticialele , não tem problema. Vocês dois são feras! Fico impressionado com as informações precisas de vocês.

    @gandalf , fico feliz em saber que você também é da área de T.I.

    Como não posso fazer um "debug", resolvi testar esses cartões e os comportamentos de cada um, além de navegadores e janelas anônimas. E realmente me parece com o que você disse, sobre a tecnologia de pagamentos estar obsoleta em relação a de Portugal. Não deveria por conta do Brasil ser forte na área, mas também depende da finalidade. Dos citados, a esperança fica no cartão que ainda vai chegar, pois liberarão as funções que devem servir, mas eu vou tentar buscar informações sobre a tecnologia que é utilizada e buscar aqui no Brasil quais são os compatíveis. Como farei isso? Não sei, mas vou tentar!

    De resto está certinho, com o nome do requerente e o e-mail sendo da minha mãe e os outros campos com os dados do dono do cartão.

    Agradeço demais a disponibilidade e o apoio que vocês oferecem a todos por aqui!

  • @hillarybs eu consegui fazer o pagamento com o meu cartão virtual da visa do BB, tem que estar desbloqueado para compras e com a opção de compra internacional selecionada.

    Você conseguiu efetuar o pagamento com o cartão fisico ou virtual do itau?

  • @Lopes_alvs Boa tarde! Eu consegui apenas com cartão Itaú físico! Já fiz 3 pagamentos de requerimento para meus familiares, e o único cartão q consegui até hoje foi esse!

  • É, pessoal... Consegui! Uma dica que deixo - desculpem se for muito óbvia - é consultar a lista de cartões Visa com a tecnologia "Verified by Visa", pois não são todos os cartões que utilizam isso. O da Porto Seguro não estava listado, mas o do Bradesco estava, que é o cartão que um amigo meu utiliza. Fizemos pelo cartão físico mesmo e deu tudo certo, porém não basta ter somente essa tecnologia, precisa também ficar atento com a particularidade de cada empresa. Já adianto que o Bradesco precisa ser notificado da compra, pois eles costumam cancelar a compra e bloquear o cartão. Pode fazer este aviso antes ou após a compra (melhor antes para garantir).

    Se fizer a compra num domingo, como foi o meu caso tanto no IRN quanto no Civil Online, espere entrarem em contato na segunda-feira. As duas vezes ocorreram na madrugada daqui e por volta de 5h/6h em Portugal.

    Uma curiosidade interessante é sobre o código fonte da página. Em todo código eu só encontrei chamadas e nomenclaturas mencionando "Visa", então isso é uma pista para a gente notar que o foco é realmente nessa bandeira, até no desenvolvimento do site. Não quer dizer que não vá dar certo com Mastercard, mas que isso mostra que ele é a segunda opção.

    Por último, na lista que tem a tecnologia "Verified by Visa", encontrei cartões dos bancos Itaú, Bradesco, BB e Santander, porém não são todos. Um banco digital que olhei rapidamente e vi que tem também é o "Neon".

    Bom, espero que essas observações ajudem e que se sintam livres para discordarem e adicionarem mais informações para que menos pessoas passem por esse estresse, porque isso deixa a gente com medo.

  • @FabioMarques

    Esse é um método de engenharia reversa é bem heterodoxo. É melhor ler a documentação.

    As migrações no BR começaram pelo VISA. Não sei Master tem planos, mas funcionava em Nubank e outras Fintecs.

    No Brasil a VISA tem um roadmap, mas nem todos os bancos ainda estão preparados para ela. "Verified by Visa" pode significar qualquer coisa. Talvez estejam usando como marketing, para identificar aqueles já em "compliance". https://www.visa.com.br/dam/VCOM/regional/lac/brazil/media-kits/documents/VIS53178_Visa%20Security%20Roadmap_BRASIL_v%201proof.pdf

    Outras leituras:

    aqui https://en.wikipedia.org/wiki/3-D_Secure

    3-D Secure 2.0 is compliant with EU "strong customer authentication" mandates

    aqui (com cookies) https://3dsecure2.com/

    e aqui (com cookies) https://usa.visa.com/visa-everywhere/security/future-of-digital-payment-security.html

  • @FabioMarques

    Hoje eu vi a tela com a falha pela primeira vez.

    Na página tem referências a "Verified by Visa", "MasterCard SecureCode", "RedUniq.pt".

    aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/PagVisaMcCancel.aspx

    VISA: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/images/VBV_Eng.html

    Master: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/images/MCSC.html

  • @gandalf , tudo bem? Desculpe a demora.

    Li boa parte do PDF e essa página da Wikipedia. Bom, parece que o "Verified by Visa" é como um marketing, assim como você mencionou, e que foi renomeado para "Visa Secure".

    E realmente me parece que isso não é para todos os produtos e serviços disponíveis, embora mencionem no roadmap que deveria ser.

    Desses três links do dia 17, os dois últimos se referem a essa checagem de segurança, correto? Pelo texto do Visa, parece que é só habilitar, como se todos os aplicativos e bancos oferecessem essa funcionalidade. Creio eu que não sejam todos, mas se forem, a gente vai desvendar essa questão, sugerindo a quem tem problemas com isso.

    A página do Master explica como funciona, e de fato é dessa forma, mas mesmo gerando os tokens e confirmações de segurança, os pedidos foram cancelados. Parece que tem um problema especial com essa bandeira.

    Outra coisa nada a ver com isso, mas que não posso deixar de fazer, é agradecer a você pelas informações nas minhas outras perguntas. Tudo correu bem, e o serviço de postagem da DHL é excelente! Muito obrigado!

  • Olá amigos!

    Para quem está com dificuldade de pagar a taxa, hoje meu filho conseguiu efetuar o pagamento com cartão virtual temporario visa platinum itaucard.

    Foram vários dias de tentativas frustradas com vários cartões de crédito.

  • Bom dia, estava com o mesmo problema com o cartão do Nubank MasterCard Platinum (o mesmo que já usei para o pagamento do processo do meu pai) e com qualquer virtual gerado pelo Nubank. Testei o MasterCard do Itau e dava o mesmo erro "pagamento cancelado".

    Acabei conseguindo com o Itaú Click Visa Platinum. Se alguém estiver com o problema, esse cartão do Itaú que funcionou é sem anuidade... dependendo do caso vale a pena pedir para poder pagar.

  • Outros cartões de fácil acesso que funcionam é o Visa Virtual do mercado pago e o Visa virtual do Wise. Ambos nem precisa ter crédito aprovado, é com saldo em conta.

  • Semana passada estava com o mesmo problema. Dois primos não conseguiram pagar, pois aparecia a mensagem "cancelada". Os dois tentaram tanto com Visa como Mastercard. O processo de um deles eu consegui pagar com o meu visa platinum pão de açúcar. O outro conseguiu pagar com outro cartão Visa, mas acessou site pelo navegador do celular. Antes estava tentando pagar pelo computador.

  • Fiz uma primeira tentativa com meu C6 (Conta Global Euro - Bandeira Mastercard) e deu erro ("Pagamento cancelado"). Fiz uma segunda tentativa, dessa vez com meu Nubank físico (conta normal do Brasil - Bandeira Mastercard - Aviso de viagem ativado) e deu certo! Fiquei com o app aberto e apareceu um poppup pedindo a confirmação em tempo real se era eu mesma tentando fazer o pagamento, confirmei e a página do IRN atualizou com uma mensagem de sucesso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.